Análise de fadiga em chassi de caminhão comercial leve utilizando o método dos elementos finitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Edinilson Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77480
Resumo: Orientador: Prof. Dr. João Batista de Aguiar
id UFBC_e12c81da59972c331517bcb6c9c15093
oai_identifier_str oai:BDTD:77480
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Análise de fadiga em chassi de caminhão comercial leve utilizando o método dos elementos finitosCHASSISFADIGA DE CONTATOMÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOSTENSÃO DOS MATERIAISFINITE ELEMENT METHODSTRESS LIFEPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. João Batista de AguiarDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, 2014.O objetivo desta dissertação consiste em desenvolver uma metodologia para o cálculo da vida em fadiga de um chassi de caminhão comercial leve usando o Método dos Elementos Finitos (MEF). Um estudo de caso foi desenvolvido utilizando um modelo simplificado da geometria real de um chassi de caminhão comercial leve de um fabricante nacional. A geometria foi discretizada por meio de elementos de vigas. O conteúdo de frequências do sinal de excitação foi comparado às frequências naturais da estrutura, revelando a possibilidade de modos naturais serem ativados. Baseado neste fato, uma análise linear dinâmica de tensões foi conduzida. Numa etapa inicial, vários coeficientes de amortecimento, numa faixa recomendada pela literatura, foram avaliados, e um coeficiente foi adotado para todas as análises subsequentes. O impacto do número de modos naturais de vibrar na reposta da análise de tensões por superposição modal também foi avaliado, e os coeficientes de influência modal foram calculados. O elemento mais crítico da estrutura foi identificado com base na Máxima Tensão Principal Absoluta e nos diagramas de esforços internos. Os efeitos de concentrações de tensões na seção crítica também foram contabilizados. O método de contagem de ciclos "contagem de ciclos de chuva" (Rainflow) foi aplicado ao histórico de tensões da seção crítica para reduzir o sinal á um conjunto de ciclos de amplitude constante. A vida útil da seção crítica foi então estimada por meio dos métodos Stress-Life e Strain-Life associados à teoria de acúmulo de dano de Palmgreen-Miner. Rotinas em MatLab® foram escritas para automatizar os cálculos das equações não-lineares desta etapa.The aim of this dissertation is to develop a methodology to evaluate the fatigue life of a comercial truck chassis utilizing the Finite Element Method (FEM). A case study has been conducted utilizing a simplified model of an actual light truck chassis used by a local trucks manufacturer. The geometry has been discretized using beam elements. The frequency content of the excitation signal has been compared to the natural vibration modes frequencies of the structure, uncovering the possibility of activating natural modes. Based on this fact, a time domain dynamic stress analysis has been performed. Several Rayleigh damping coefficients have been selected from the literature recommended range, and its effect on the response of the structure have been evaluated. The impact of the number of extracted normal modes on the modal superposition stress analysis has also been assessed and the corresponding modal participation factors have been calculated. The most critical section has been identified with the aid of internal forces free body diagrams and based on the maximum absolute principal stresses. The effect of stress concentration on the critical section has also been accounted for. The Rainflow cycle counting method has been used to reduce the complex stress history to a set of cycles of constant amplitude. The life at the critical section has been calculated using the Stress Life and Strain Life methods with mean stress correction coupled to the Palmgreen-Miner damage summation technique. The stress calculation has been accomplished through the use of the commercial code Abaqus Student®, and all subsequent calculations have been carried-out utilizing routines written in MatLab®.Aguiar, João Batista deGóis, WesleyBatalha, Gilmar FerreiraCosta, Edinilson Alves2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf116 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77480http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77480&midiaext=70936http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77480&midiaext=70935Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=77480porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T14:09:31Zoai:BDTD:77480Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T14:09:31Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de fadiga em chassi de caminhão comercial leve utilizando o método dos elementos finitos
title Análise de fadiga em chassi de caminhão comercial leve utilizando o método dos elementos finitos
spellingShingle Análise de fadiga em chassi de caminhão comercial leve utilizando o método dos elementos finitos
Costa, Edinilson Alves
CHASSIS
FADIGA DE CONTATO
MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS
TENSÃO DOS MATERIAIS
FINITE ELEMENT METHOD
STRESS LIFE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - UFABC
title_short Análise de fadiga em chassi de caminhão comercial leve utilizando o método dos elementos finitos
title_full Análise de fadiga em chassi de caminhão comercial leve utilizando o método dos elementos finitos
title_fullStr Análise de fadiga em chassi de caminhão comercial leve utilizando o método dos elementos finitos
title_full_unstemmed Análise de fadiga em chassi de caminhão comercial leve utilizando o método dos elementos finitos
title_sort Análise de fadiga em chassi de caminhão comercial leve utilizando o método dos elementos finitos
author Costa, Edinilson Alves
author_facet Costa, Edinilson Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, João Batista de
Góis, Wesley
Batalha, Gilmar Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Edinilson Alves
dc.subject.por.fl_str_mv CHASSIS
FADIGA DE CONTATO
MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS
TENSÃO DOS MATERIAIS
FINITE ELEMENT METHOD
STRESS LIFE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - UFABC
topic CHASSIS
FADIGA DE CONTATO
MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS
TENSÃO DOS MATERIAIS
FINITE ELEMENT METHOD
STRESS LIFE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. João Batista de Aguiar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77480
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77480&midiaext=70936
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77480&midiaext=70935
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=77480
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
116 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502096114057216