The Reform of High School:: Changing in order to remain as it is

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Vera de Fátima Maciel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, Elias Enrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Labor
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/62798
Resumo: O Objetivo do presente artigo é, “analisar as possíveis conexões entre a Reforma do Ensino Médio, mais especificamente, o ordenamento proposto pela Lei 13.415/17, as demandas do Capital e as expectativas da burguesia”. Partimos da problematização de que o Estado, procura orientar as alterações no Ensino Médio, no sentido de construir o consenso para as posições da classe dominante, para que, os estudantes das classes subalternas associem a realização de seus sonhos de um futuro melhor, a uma educação atrelada aos interesses do capital, a continuidade dos processos de valorização do valor. Ou seja, que o processo capitalista de produção que os explora, permaneça como horizonte possível no futuro imediato, sem maiores resistências. Por meio de uma revisão bibliográfica, pesquisa de campo e de relatos de experiência, traçamos nossa análise destacando os efeitos Reforma do Ensino Médio, a influência da Estratégia Democrática Popular na Educação, Estado e classes sociais.
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spelling The Reform of High School:: Changing in order to remain as it isLa Reforma de la Ensenãnza Media: : Cambiar para que quede como estáA Reforma do Ensino Médio:: Mudar Para Deixar Como EstáReform, High school, State, Education, CapitalReforma, Enseñanza, Media, Estado, Educación, CapitalReforma, Ensino Médio, Estado, Educação, Capital.Reforma do Ensino MédioO Objetivo do presente artigo é, “analisar as possíveis conexões entre a Reforma do Ensino Médio, mais especificamente, o ordenamento proposto pela Lei 13.415/17, as demandas do Capital e as expectativas da burguesia”. Partimos da problematização de que o Estado, procura orientar as alterações no Ensino Médio, no sentido de construir o consenso para as posições da classe dominante, para que, os estudantes das classes subalternas associem a realização de seus sonhos de um futuro melhor, a uma educação atrelada aos interesses do capital, a continuidade dos processos de valorização do valor. Ou seja, que o processo capitalista de produção que os explora, permaneça como horizonte possível no futuro imediato, sem maiores resistências. Por meio de uma revisão bibliográfica, pesquisa de campo e de relatos de experiência, traçamos nossa análise destacando os efeitos Reforma do Ensino Médio, a influência da Estratégia Democrática Popular na Educação, Estado e classes sociais.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2021-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6279810.29148/labor.v1i25.62798Revista Labor; v. 1 n. 25 (2021): Revista Labor; 90-1041983-5000reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/62798/196712Copyright (c) 2021 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Vera de Fátima MacielMoreira, Elias Enrique2021-05-03T17:49:00Zoai:periodicos.ufc:article/62798Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2021-05-03T17:49Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
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