O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Labor |
DOI: | 10.29148/labor.v1i21.40196 |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196 |
Resumo: | O artigo discute a temática do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, tendo como pano de fundo o contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia espalhados pelo país. Trata-se de uma pesquisa de caráter eminentemente bibliográfico, em que foi feito um trabalho de revisão dos artigos produzidos sobre essa temática nos últimos sete anos e disponibilizados nas bases de dados que compõem o Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia utilizada para este levantamento foi a de Mapeamento Sistemático e o objetivo do trabalho foi identificar quais temáticas têm sido pesquisadas sobre o Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os artigos selecionados foram classificados em cinco temas, a saber: currículo integrado, formação docente, experiências de conhecimentos específicos, contribuições ao processo de ensino-aprendizagem, e associação entre trabalho e juventude. Deste modo, será possível indicar os aspectos que mais contribuem com o desenvolvimento real da concepção de formação humana integral e os que ainda carecem de pesquisas na área. |
id |
UFC-10_f13f045e317a65c19636b053f3e496ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/40196 |
network_acronym_str |
UFC-10 |
network_name_str |
Revista Labor |
spelling |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento SistemáticoFormação humana integralRede Federal de Educação ProfissionalCientífica e Tecnológicatécnica de prospecção.Ensino Médio IntegradoO artigo discute a temática do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, tendo como pano de fundo o contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia espalhados pelo país. Trata-se de uma pesquisa de caráter eminentemente bibliográfico, em que foi feito um trabalho de revisão dos artigos produzidos sobre essa temática nos últimos sete anos e disponibilizados nas bases de dados que compõem o Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia utilizada para este levantamento foi a de Mapeamento Sistemático e o objetivo do trabalho foi identificar quais temáticas têm sido pesquisadas sobre o Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os artigos selecionados foram classificados em cinco temas, a saber: currículo integrado, formação docente, experiências de conhecimentos específicos, contribuições ao processo de ensino-aprendizagem, e associação entre trabalho e juventude. Deste modo, será possível indicar os aspectos que mais contribuem com o desenvolvimento real da concepção de formação humana integral e os que ainda carecem de pesquisas na área. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2019-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/4019610.29148/labor.v1i21.40196Revista Labor; v. 1 n. 21 (2019); 31-551983-500010.29148/revista labor.v1i21reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196/pdf10.29148/revista labor.v1i21.40196.g97241Copyright (c) 2019 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessBonfim, Cristiani HembeckerSilva, Luciana de Sousa Alves daSilva, Rita de Cássia Gomes daPereira, Álvaro Itaúna SchalcherRibeiro, Francisco Adelton Alves2020-04-27T15:31:43Zoai:periodicos.ufc:article/40196Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T15:31:43Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático |
title |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático |
spellingShingle |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático Bonfim, Cristiani Hembecker Formação humana integral Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica técnica de prospecção. Ensino Médio Integrado Bonfim, Cristiani Hembecker Formação humana integral Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica técnica de prospecção. Ensino Médio Integrado |
title_short |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático |
title_full |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático |
title_fullStr |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático |
title_full_unstemmed |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático |
title_sort |
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático |
author |
Bonfim, Cristiani Hembecker |
author_facet |
Bonfim, Cristiani Hembecker Bonfim, Cristiani Hembecker Silva, Luciana de Sousa Alves da Silva, Rita de Cássia Gomes da Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher Ribeiro, Francisco Adelton Alves Silva, Luciana de Sousa Alves da Silva, Rita de Cássia Gomes da Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher Ribeiro, Francisco Adelton Alves |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luciana de Sousa Alves da Silva, Rita de Cássia Gomes da Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher Ribeiro, Francisco Adelton Alves |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonfim, Cristiani Hembecker Silva, Luciana de Sousa Alves da Silva, Rita de Cássia Gomes da Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher Ribeiro, Francisco Adelton Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação humana integral Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica técnica de prospecção. Ensino Médio Integrado |
topic |
Formação humana integral Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica técnica de prospecção. Ensino Médio Integrado |
description |
O artigo discute a temática do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, tendo como pano de fundo o contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia espalhados pelo país. Trata-se de uma pesquisa de caráter eminentemente bibliográfico, em que foi feito um trabalho de revisão dos artigos produzidos sobre essa temática nos últimos sete anos e disponibilizados nas bases de dados que compõem o Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia utilizada para este levantamento foi a de Mapeamento Sistemático e o objetivo do trabalho foi identificar quais temáticas têm sido pesquisadas sobre o Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os artigos selecionados foram classificados em cinco temas, a saber: currículo integrado, formação docente, experiências de conhecimentos específicos, contribuições ao processo de ensino-aprendizagem, e associação entre trabalho e juventude. Deste modo, será possível indicar os aspectos que mais contribuem com o desenvolvimento real da concepção de formação humana integral e os que ainda carecem de pesquisas na área. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196 10.29148/labor.v1i21.40196 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196 |
identifier_str_mv |
10.29148/labor.v1i21.40196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196/pdf 10.29148/revista labor.v1i21.40196.g97241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Labor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Labor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labor; v. 1 n. 21 (2019); 31-55 1983-5000 10.29148/revista labor.v1i21 reponame:Revista Labor instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Labor |
collection |
Revista Labor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br |
_version_ |
1822180703167578112 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.29148/labor.v1i21.40196 |