O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonfim, Cristiani Hembecker
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Luciana de Sousa Alves da, Silva, Rita de Cássia Gomes da, Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher, Ribeiro, Francisco Adelton Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Labor
DOI: 10.29148/labor.v1i21.40196
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196
Resumo: O artigo discute a temática do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, tendo como pano de fundo o contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia espalhados pelo país. Trata-se de uma pesquisa de caráter eminentemente bibliográfico, em que foi feito um trabalho de revisão dos artigos produzidos sobre essa temática nos últimos sete anos e disponibilizados nas bases de dados que compõem o Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia utilizada para este levantamento foi a de Mapeamento Sistemático e o objetivo do trabalho foi identificar quais temáticas têm sido pesquisadas sobre o Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os artigos selecionados foram classificados em cinco temas, a saber: currículo integrado, formação docente, experiências de conhecimentos específicos, contribuições ao processo de ensino-aprendizagem, e associação entre trabalho e juventude. Deste modo, será possível indicar os aspectos que mais contribuem com o desenvolvimento real da concepção de formação humana integral e os que ainda carecem de pesquisas na área. 
id UFC-10_f13f045e317a65c19636b053f3e496ca
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/40196
network_acronym_str UFC-10
network_name_str Revista Labor
spelling O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento SistemáticoFormação humana integralRede Federal de Educação ProfissionalCientífica e Tecnológicatécnica de prospecção.Ensino Médio IntegradoO artigo discute a temática do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, tendo como pano de fundo o contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia espalhados pelo país. Trata-se de uma pesquisa de caráter eminentemente bibliográfico, em que foi feito um trabalho de revisão dos artigos produzidos sobre essa temática nos últimos sete anos e disponibilizados nas bases de dados que compõem o Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia utilizada para este levantamento foi a de Mapeamento Sistemático e o objetivo do trabalho foi identificar quais temáticas têm sido pesquisadas sobre o Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os artigos selecionados foram classificados em cinco temas, a saber: currículo integrado, formação docente, experiências de conhecimentos específicos, contribuições ao processo de ensino-aprendizagem, e associação entre trabalho e juventude. Deste modo, será possível indicar os aspectos que mais contribuem com o desenvolvimento real da concepção de formação humana integral e os que ainda carecem de pesquisas na área. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2019-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/4019610.29148/labor.v1i21.40196Revista Labor; v. 1 n. 21 (2019); 31-551983-500010.29148/revista labor.v1i21reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196/pdf10.29148/revista labor.v1i21.40196.g97241Copyright (c) 2019 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessBonfim, Cristiani HembeckerSilva, Luciana de Sousa Alves daSilva, Rita de Cássia Gomes daPereira, Álvaro Itaúna SchalcherRibeiro, Francisco Adelton Alves2020-04-27T15:31:43Zoai:periodicos.ufc:article/40196Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T15:31:43Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático
title O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático
spellingShingle O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático
Bonfim, Cristiani Hembecker
Formação humana integral
Rede Federal de Educação Profissional
Científica e Tecnológica
técnica de prospecção.
Ensino Médio Integrado
Bonfim, Cristiani Hembecker
Formação humana integral
Rede Federal de Educação Profissional
Científica e Tecnológica
técnica de prospecção.
Ensino Médio Integrado
title_short O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático
title_full O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático
title_fullStr O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático
title_full_unstemmed O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático
title_sort O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático
author Bonfim, Cristiani Hembecker
author_facet Bonfim, Cristiani Hembecker
Bonfim, Cristiani Hembecker
Silva, Luciana de Sousa Alves da
Silva, Rita de Cássia Gomes da
Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher
Ribeiro, Francisco Adelton Alves
Silva, Luciana de Sousa Alves da
Silva, Rita de Cássia Gomes da
Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher
Ribeiro, Francisco Adelton Alves
author_role author
author2 Silva, Luciana de Sousa Alves da
Silva, Rita de Cássia Gomes da
Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher
Ribeiro, Francisco Adelton Alves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonfim, Cristiani Hembecker
Silva, Luciana de Sousa Alves da
Silva, Rita de Cássia Gomes da
Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher
Ribeiro, Francisco Adelton Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Formação humana integral
Rede Federal de Educação Profissional
Científica e Tecnológica
técnica de prospecção.
Ensino Médio Integrado
topic Formação humana integral
Rede Federal de Educação Profissional
Científica e Tecnológica
técnica de prospecção.
Ensino Médio Integrado
description O artigo discute a temática do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, tendo como pano de fundo o contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia espalhados pelo país. Trata-se de uma pesquisa de caráter eminentemente bibliográfico, em que foi feito um trabalho de revisão dos artigos produzidos sobre essa temática nos últimos sete anos e disponibilizados nas bases de dados que compõem o Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia utilizada para este levantamento foi a de Mapeamento Sistemático e o objetivo do trabalho foi identificar quais temáticas têm sido pesquisadas sobre o Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os artigos selecionados foram classificados em cinco temas, a saber: currículo integrado, formação docente, experiências de conhecimentos específicos, contribuições ao processo de ensino-aprendizagem, e associação entre trabalho e juventude. Deste modo, será possível indicar os aspectos que mais contribuem com o desenvolvimento real da concepção de formação humana integral e os que ainda carecem de pesquisas na área. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196
10.29148/labor.v1i21.40196
url http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196
identifier_str_mv 10.29148/labor.v1i21.40196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196/pdf
10.29148/revista labor.v1i21.40196.g97241
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Labor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Labor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labor; v. 1 n. 21 (2019); 31-55
1983-5000
10.29148/revista labor.v1i21
reponame:Revista Labor
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Labor
collection Revista Labor
repository.name.fl_str_mv Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br
_version_ 1822180703167578112
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.29148/labor.v1i21.40196