PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Dialectus |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/71238 |
Resumo: | A finalidade deste artigo é analisar criticamente o impacto da pós-modernidade no cotidiano escolar, atentando para o principal conceito que se produziu decorrente da busca por alternativas à racionalidade moderna: a diferença. A partir de uma pesquisa bibliográfica em obras de autores como Peters (2000), Heller e Ferrer (2002), Rouanet (1987 e 1993) dentre outros, tomou-se como ponto de partida uma diferenciação entre pós-modernidade e pós-estrutralismo, uma vez que vários autores os utilizam como sinônimos, mas não são, embora tenham em comum a crítica e busca pela ruptura com a modernidade e seus elementos epistêmicos fundantes, principalmente a essencialidade racional e o universalismo. Em seguida analisamos a diferença como principal conceito forjados pelo Pós-estruturalismo e que se tornou a base epistemológica e ética da elaboração desta ruptura no campo social, de forma geral, e de forma específica na educação via currículo escolar. No último segmento do texto, analisamos o que chamamos de “cenas do cotidiano”, no sentido de estabelecer uma relação crítica entre o conceito de diferença e seu impacto no currículo escolar em movimento. Tomando o currículo enquanto um processo de sistematização da formação escolar que possui uma dimensão teórica e outra empírica e imanente. Consideramos que apesar de anos de discussão sobre o conceito de diferença e sua relação com o currículo escolar, o campo da educação ainda tem uma compreensão bastante superficial deste conceito. |
id |
UFC-11_dd095319606f4709f733e4a560b8b770 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/71238 |
network_acronym_str |
UFC-11 |
network_name_str |
Revista Dialectus |
repository_id_str |
|
spelling |
PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLARpós modernidadepós-estruturalismodiferença, currículo escolar e cotidianoA finalidade deste artigo é analisar criticamente o impacto da pós-modernidade no cotidiano escolar, atentando para o principal conceito que se produziu decorrente da busca por alternativas à racionalidade moderna: a diferença. A partir de uma pesquisa bibliográfica em obras de autores como Peters (2000), Heller e Ferrer (2002), Rouanet (1987 e 1993) dentre outros, tomou-se como ponto de partida uma diferenciação entre pós-modernidade e pós-estrutralismo, uma vez que vários autores os utilizam como sinônimos, mas não são, embora tenham em comum a crítica e busca pela ruptura com a modernidade e seus elementos epistêmicos fundantes, principalmente a essencialidade racional e o universalismo. Em seguida analisamos a diferença como principal conceito forjados pelo Pós-estruturalismo e que se tornou a base epistemológica e ética da elaboração desta ruptura no campo social, de forma geral, e de forma específica na educação via currículo escolar. No último segmento do texto, analisamos o que chamamos de “cenas do cotidiano”, no sentido de estabelecer uma relação crítica entre o conceito de diferença e seu impacto no currículo escolar em movimento. Tomando o currículo enquanto um processo de sistematização da formação escolar que possui uma dimensão teórica e outra empírica e imanente. Consideramos que apesar de anos de discussão sobre o conceito de diferença e sua relação com o currículo escolar, o campo da educação ainda tem uma compreensão bastante superficial deste conceito.Universidade Federal do Ceará (UFC)2021-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/7123810.30611/2021n22id71238Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 22 (2021): Dossiê Pós-Modernidade e seus impactos na educação; 159-1742317-201010.30611/2021n22reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/71238/196953Copyright (c) 2021 Zuleika Aparecida Claro Piassa, Renata Miranda de Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPiassa, Zuleika Aparecida ClaroAraújo, Renata Miranda de2021-06-19T16:13:13Zoai:periodicos.ufc:article/71238Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2021-06-19T16:13:13Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR |
title |
PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR |
spellingShingle |
PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR Piassa, Zuleika Aparecida Claro pós modernidade pós-estruturalismo diferença, currículo escolar e cotidiano |
title_short |
PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR |
title_full |
PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR |
title_fullStr |
PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR |
title_sort |
PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR |
author |
Piassa, Zuleika Aparecida Claro |
author_facet |
Piassa, Zuleika Aparecida Claro Araújo, Renata Miranda de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Renata Miranda de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piassa, Zuleika Aparecida Claro Araújo, Renata Miranda de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pós modernidade pós-estruturalismo diferença, currículo escolar e cotidiano |
topic |
pós modernidade pós-estruturalismo diferença, currículo escolar e cotidiano |
description |
A finalidade deste artigo é analisar criticamente o impacto da pós-modernidade no cotidiano escolar, atentando para o principal conceito que se produziu decorrente da busca por alternativas à racionalidade moderna: a diferença. A partir de uma pesquisa bibliográfica em obras de autores como Peters (2000), Heller e Ferrer (2002), Rouanet (1987 e 1993) dentre outros, tomou-se como ponto de partida uma diferenciação entre pós-modernidade e pós-estrutralismo, uma vez que vários autores os utilizam como sinônimos, mas não são, embora tenham em comum a crítica e busca pela ruptura com a modernidade e seus elementos epistêmicos fundantes, principalmente a essencialidade racional e o universalismo. Em seguida analisamos a diferença como principal conceito forjados pelo Pós-estruturalismo e que se tornou a base epistemológica e ética da elaboração desta ruptura no campo social, de forma geral, e de forma específica na educação via currículo escolar. No último segmento do texto, analisamos o que chamamos de “cenas do cotidiano”, no sentido de estabelecer uma relação crítica entre o conceito de diferença e seu impacto no currículo escolar em movimento. Tomando o currículo enquanto um processo de sistematização da formação escolar que possui uma dimensão teórica e outra empírica e imanente. Consideramos que apesar de anos de discussão sobre o conceito de diferença e sua relação com o currículo escolar, o campo da educação ainda tem uma compreensão bastante superficial deste conceito. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/71238 10.30611/2021n22id71238 |
url |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/71238 |
identifier_str_mv |
10.30611/2021n22id71238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/71238/196953 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Zuleika Aparecida Claro Piassa, Renata Miranda de Araújo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Zuleika Aparecida Claro Piassa, Renata Miranda de Araújo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 22 (2021): Dossiê Pós-Modernidade e seus impactos na educação; 159-174 2317-2010 10.30611/2021n22 reponame:Revista Dialectus instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Dialectus |
collection |
Revista Dialectus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com |
_version_ |
1814253409433288704 |