PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piassa, Zuleika Aparecida Claro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araújo, Renata Miranda de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/71238
Resumo: A finalidade deste artigo é analisar criticamente o impacto da pós-modernidade no cotidiano escolar, atentando para o principal conceito que se produziu decorrente da busca por alternativas à racionalidade moderna: a diferença. A partir de uma pesquisa bibliográfica em obras de autores como Peters (2000), Heller e Ferrer (2002), Rouanet (1987 e 1993) dentre outros, tomou-se como ponto de partida uma diferenciação entre pós-modernidade e pós-estrutralismo, uma vez que vários autores os utilizam como sinônimos, mas não são, embora tenham em comum a crítica e busca pela ruptura com a modernidade e seus elementos epistêmicos fundantes, principalmente a essencialidade racional e o universalismo. Em seguida analisamos a diferença como principal conceito forjados pelo Pós-estruturalismo e que se tornou a base epistemológica e ética da elaboração desta ruptura no campo social, de forma geral, e de forma específica na educação via currículo escolar. No último segmento do texto, analisamos o que chamamos de “cenas do cotidiano”, no sentido de estabelecer uma relação crítica entre o conceito de diferença e seu impacto no currículo escolar em movimento. Tomando o currículo enquanto um processo de sistematização da formação escolar que possui uma dimensão teórica e outra empírica e imanente. Consideramos que apesar de anos de discussão sobre o conceito de diferença e sua relação com o currículo escolar, o campo da educação ainda tem uma compreensão bastante superficial deste conceito.
id UFC-11_dd095319606f4709f733e4a560b8b770
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/71238
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLARpós modernidadepós-estruturalismodiferença, currículo escolar e cotidianoA finalidade deste artigo é analisar criticamente o impacto da pós-modernidade no cotidiano escolar, atentando para o principal conceito que se produziu decorrente da busca por alternativas à racionalidade moderna: a diferença. A partir de uma pesquisa bibliográfica em obras de autores como Peters (2000), Heller e Ferrer (2002), Rouanet (1987 e 1993) dentre outros, tomou-se como ponto de partida uma diferenciação entre pós-modernidade e pós-estrutralismo, uma vez que vários autores os utilizam como sinônimos, mas não são, embora tenham em comum a crítica e busca pela ruptura com a modernidade e seus elementos epistêmicos fundantes, principalmente a essencialidade racional e o universalismo. Em seguida analisamos a diferença como principal conceito forjados pelo Pós-estruturalismo e que se tornou a base epistemológica e ética da elaboração desta ruptura no campo social, de forma geral, e de forma específica na educação via currículo escolar. No último segmento do texto, analisamos o que chamamos de “cenas do cotidiano”, no sentido de estabelecer uma relação crítica entre o conceito de diferença e seu impacto no currículo escolar em movimento. Tomando o currículo enquanto um processo de sistematização da formação escolar que possui uma dimensão teórica e outra empírica e imanente. Consideramos que apesar de anos de discussão sobre o conceito de diferença e sua relação com o currículo escolar, o campo da educação ainda tem uma compreensão bastante superficial deste conceito.Universidade Federal do Ceará (UFC)2021-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/7123810.30611/2021n22id71238Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 22 (2021): Dossiê Pós-Modernidade e seus impactos na educação; 159-1742317-201010.30611/2021n22reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/71238/196953Copyright (c) 2021 Zuleika Aparecida Claro Piassa, Renata Miranda de Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPiassa, Zuleika Aparecida ClaroAraújo, Renata Miranda de2021-06-19T16:13:13Zoai:periodicos.ufc:article/71238Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2021-06-19T16:13:13Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR
title PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR
spellingShingle PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR
Piassa, Zuleika Aparecida Claro
pós modernidade
pós-estruturalismo
diferença, currículo escolar e cotidiano
title_short PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR
title_full PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR
title_fullStr PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR
title_full_unstemmed PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR
title_sort PÓS-MODERNIDADE, PÓS-ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE ESTA RELAÇÃO NO CURRÍCULO E NO COTIDIANO ESCOLAR
author Piassa, Zuleika Aparecida Claro
author_facet Piassa, Zuleika Aparecida Claro
Araújo, Renata Miranda de
author_role author
author2 Araújo, Renata Miranda de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piassa, Zuleika Aparecida Claro
Araújo, Renata Miranda de
dc.subject.por.fl_str_mv pós modernidade
pós-estruturalismo
diferença, currículo escolar e cotidiano
topic pós modernidade
pós-estruturalismo
diferença, currículo escolar e cotidiano
description A finalidade deste artigo é analisar criticamente o impacto da pós-modernidade no cotidiano escolar, atentando para o principal conceito que se produziu decorrente da busca por alternativas à racionalidade moderna: a diferença. A partir de uma pesquisa bibliográfica em obras de autores como Peters (2000), Heller e Ferrer (2002), Rouanet (1987 e 1993) dentre outros, tomou-se como ponto de partida uma diferenciação entre pós-modernidade e pós-estrutralismo, uma vez que vários autores os utilizam como sinônimos, mas não são, embora tenham em comum a crítica e busca pela ruptura com a modernidade e seus elementos epistêmicos fundantes, principalmente a essencialidade racional e o universalismo. Em seguida analisamos a diferença como principal conceito forjados pelo Pós-estruturalismo e que se tornou a base epistemológica e ética da elaboração desta ruptura no campo social, de forma geral, e de forma específica na educação via currículo escolar. No último segmento do texto, analisamos o que chamamos de “cenas do cotidiano”, no sentido de estabelecer uma relação crítica entre o conceito de diferença e seu impacto no currículo escolar em movimento. Tomando o currículo enquanto um processo de sistematização da formação escolar que possui uma dimensão teórica e outra empírica e imanente. Consideramos que apesar de anos de discussão sobre o conceito de diferença e sua relação com o currículo escolar, o campo da educação ainda tem uma compreensão bastante superficial deste conceito.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/71238
10.30611/2021n22id71238
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/71238
identifier_str_mv 10.30611/2021n22id71238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/71238/196953
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Zuleika Aparecida Claro Piassa, Renata Miranda de Araújo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Zuleika Aparecida Claro Piassa, Renata Miranda de Araújo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 22 (2021): Dossiê Pós-Modernidade e seus impactos na educação; 159-174
2317-2010
10.30611/2021n22
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1814253409433288704