ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayres, Natália
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Raquel Dias, Chagas, Eduardo Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43644
Resumo: O planejamento, atividade especificamente humana, constitui uma ação intencional para alcançar determinadosfins. O ato de planejar está presente na vida individual e social, a partir do qual se projetam escolhas efinalidades. No âmbito do Estado, o planejamento consiste em uma forma de intervenção e controle. Nessesentido, o planejamento educacional remete a uma forma de intervenção do Estado em educação, para ocumprimento de determinadas funções, considerando aspectos econômicos, políticos e sociais. Em relação àsfunções atribuídas à escola, podemos destacar a formação voltada para a aquisição mínima de competências evalores, que visam à adequação dos indivíduos à sociedade capitalista. O planejamento da educação, situadoem um contexto histórico, corresponde a determinadas concepções de sociedade, ser humano e educação. Oplanejamento, como parte da política educacional, não pode ser entendido como uma ação neutra, pois não setrata meramente de aspectos técnicos, mas, sobretudo, de uma ação política articulada com os interessesdominantes. Intentamos, com este trabalho, situar o papel do Estado na elaboração do planejamentoeducacional no Brasil, abordando as diferentes concepções e os tipos de planejamento educacional, bem comoo Plano Nacional de Educação, no sentido de buscar identificar quais as contradições e as implicações em tornoda construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade.
id UFC-11_f95e160e653858247ebf1331060eb79b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/43644
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOSPlanejamento EducacionalEducaçãoEstadoO planejamento, atividade especificamente humana, constitui uma ação intencional para alcançar determinadosfins. O ato de planejar está presente na vida individual e social, a partir do qual se projetam escolhas efinalidades. No âmbito do Estado, o planejamento consiste em uma forma de intervenção e controle. Nessesentido, o planejamento educacional remete a uma forma de intervenção do Estado em educação, para ocumprimento de determinadas funções, considerando aspectos econômicos, políticos e sociais. Em relação àsfunções atribuídas à escola, podemos destacar a formação voltada para a aquisição mínima de competências evalores, que visam à adequação dos indivíduos à sociedade capitalista. O planejamento da educação, situadoem um contexto histórico, corresponde a determinadas concepções de sociedade, ser humano e educação. Oplanejamento, como parte da política educacional, não pode ser entendido como uma ação neutra, pois não setrata meramente de aspectos técnicos, mas, sobretudo, de uma ação política articulada com os interessesdominantes. Intentamos, com este trabalho, situar o papel do Estado na elaboração do planejamentoeducacional no Brasil, abordando as diferentes concepções e os tipos de planejamento educacional, bem comoo Plano Nacional de Educação, no sentido de buscar identificar quais as contradições e as implicações em tornoda construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade.Universidade Federal do Ceará (UFC)2020-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/4364410.30611/2020n16id43644Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 16 (2020): Fluxo Contínuo; 100-1122317-201010.30611/2020n16reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43644/100237Ayres, NatáliaAraújo, Raquel DiasChagas, Eduardo Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-18T15:53:16Zoai:periodicos.ufc:article/43644Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-04-18T15:53:16Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS
title ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS
spellingShingle ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS
Ayres, Natália
Planejamento Educacional
Educação
Estado
title_short ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS
title_full ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS
title_fullStr ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS
title_full_unstemmed ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS
title_sort ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS
author Ayres, Natália
author_facet Ayres, Natália
Araújo, Raquel Dias
Chagas, Eduardo Ferreira
author_role author
author2 Araújo, Raquel Dias
Chagas, Eduardo Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ayres, Natália
Araújo, Raquel Dias
Chagas, Eduardo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento Educacional
Educação
Estado
topic Planejamento Educacional
Educação
Estado
description O planejamento, atividade especificamente humana, constitui uma ação intencional para alcançar determinadosfins. O ato de planejar está presente na vida individual e social, a partir do qual se projetam escolhas efinalidades. No âmbito do Estado, o planejamento consiste em uma forma de intervenção e controle. Nessesentido, o planejamento educacional remete a uma forma de intervenção do Estado em educação, para ocumprimento de determinadas funções, considerando aspectos econômicos, políticos e sociais. Em relação àsfunções atribuídas à escola, podemos destacar a formação voltada para a aquisição mínima de competências evalores, que visam à adequação dos indivíduos à sociedade capitalista. O planejamento da educação, situadoem um contexto histórico, corresponde a determinadas concepções de sociedade, ser humano e educação. Oplanejamento, como parte da política educacional, não pode ser entendido como uma ação neutra, pois não setrata meramente de aspectos técnicos, mas, sobretudo, de uma ação política articulada com os interessesdominantes. Intentamos, com este trabalho, situar o papel do Estado na elaboração do planejamentoeducacional no Brasil, abordando as diferentes concepções e os tipos de planejamento educacional, bem comoo Plano Nacional de Educação, no sentido de buscar identificar quais as contradições e as implicações em tornoda construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43644
10.30611/2020n16id43644
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43644
identifier_str_mv 10.30611/2020n16id43644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43644/100237
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 16 (2020): Fluxo Contínuo; 100-112
2317-2010
10.30611/2020n16
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1814253408419315712