ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Dialectus |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43644 |
Resumo: | O planejamento, atividade especificamente humana, constitui uma ação intencional para alcançar determinadosfins. O ato de planejar está presente na vida individual e social, a partir do qual se projetam escolhas efinalidades. No âmbito do Estado, o planejamento consiste em uma forma de intervenção e controle. Nessesentido, o planejamento educacional remete a uma forma de intervenção do Estado em educação, para ocumprimento de determinadas funções, considerando aspectos econômicos, políticos e sociais. Em relação àsfunções atribuídas à escola, podemos destacar a formação voltada para a aquisição mínima de competências evalores, que visam à adequação dos indivíduos à sociedade capitalista. O planejamento da educação, situadoem um contexto histórico, corresponde a determinadas concepções de sociedade, ser humano e educação. Oplanejamento, como parte da política educacional, não pode ser entendido como uma ação neutra, pois não setrata meramente de aspectos técnicos, mas, sobretudo, de uma ação política articulada com os interessesdominantes. Intentamos, com este trabalho, situar o papel do Estado na elaboração do planejamentoeducacional no Brasil, abordando as diferentes concepções e os tipos de planejamento educacional, bem comoo Plano Nacional de Educação, no sentido de buscar identificar quais as contradições e as implicações em tornoda construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade. |
id |
UFC-11_f95e160e653858247ebf1331060eb79b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/43644 |
network_acronym_str |
UFC-11 |
network_name_str |
Revista Dialectus |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOSPlanejamento EducacionalEducaçãoEstadoO planejamento, atividade especificamente humana, constitui uma ação intencional para alcançar determinadosfins. O ato de planejar está presente na vida individual e social, a partir do qual se projetam escolhas efinalidades. No âmbito do Estado, o planejamento consiste em uma forma de intervenção e controle. Nessesentido, o planejamento educacional remete a uma forma de intervenção do Estado em educação, para ocumprimento de determinadas funções, considerando aspectos econômicos, políticos e sociais. Em relação àsfunções atribuídas à escola, podemos destacar a formação voltada para a aquisição mínima de competências evalores, que visam à adequação dos indivíduos à sociedade capitalista. O planejamento da educação, situadoem um contexto histórico, corresponde a determinadas concepções de sociedade, ser humano e educação. Oplanejamento, como parte da política educacional, não pode ser entendido como uma ação neutra, pois não setrata meramente de aspectos técnicos, mas, sobretudo, de uma ação política articulada com os interessesdominantes. Intentamos, com este trabalho, situar o papel do Estado na elaboração do planejamentoeducacional no Brasil, abordando as diferentes concepções e os tipos de planejamento educacional, bem comoo Plano Nacional de Educação, no sentido de buscar identificar quais as contradições e as implicações em tornoda construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade.Universidade Federal do Ceará (UFC)2020-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/4364410.30611/2020n16id43644Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 16 (2020): Fluxo Contínuo; 100-1122317-201010.30611/2020n16reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43644/100237Ayres, NatáliaAraújo, Raquel DiasChagas, Eduardo Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-18T15:53:16Zoai:periodicos.ufc:article/43644Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-04-18T15:53:16Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS |
title |
ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS |
spellingShingle |
ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS Ayres, Natália Planejamento Educacional Educação Estado |
title_short |
ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS |
title_full |
ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS |
title_fullStr |
ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS |
title_full_unstemmed |
ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS |
title_sort |
ESTADO, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS |
author |
Ayres, Natália |
author_facet |
Ayres, Natália Araújo, Raquel Dias Chagas, Eduardo Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Raquel Dias Chagas, Eduardo Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ayres, Natália Araújo, Raquel Dias Chagas, Eduardo Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento Educacional Educação Estado |
topic |
Planejamento Educacional Educação Estado |
description |
O planejamento, atividade especificamente humana, constitui uma ação intencional para alcançar determinadosfins. O ato de planejar está presente na vida individual e social, a partir do qual se projetam escolhas efinalidades. No âmbito do Estado, o planejamento consiste em uma forma de intervenção e controle. Nessesentido, o planejamento educacional remete a uma forma de intervenção do Estado em educação, para ocumprimento de determinadas funções, considerando aspectos econômicos, políticos e sociais. Em relação àsfunções atribuídas à escola, podemos destacar a formação voltada para a aquisição mínima de competências evalores, que visam à adequação dos indivíduos à sociedade capitalista. O planejamento da educação, situadoem um contexto histórico, corresponde a determinadas concepções de sociedade, ser humano e educação. Oplanejamento, como parte da política educacional, não pode ser entendido como uma ação neutra, pois não setrata meramente de aspectos técnicos, mas, sobretudo, de uma ação política articulada com os interessesdominantes. Intentamos, com este trabalho, situar o papel do Estado na elaboração do planejamentoeducacional no Brasil, abordando as diferentes concepções e os tipos de planejamento educacional, bem comoo Plano Nacional de Educação, no sentido de buscar identificar quais as contradições e as implicações em tornoda construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43644 10.30611/2020n16id43644 |
url |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43644 |
identifier_str_mv |
10.30611/2020n16id43644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43644/100237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 16 (2020): Fluxo Contínuo; 100-112 2317-2010 10.30611/2020n16 reponame:Revista Dialectus instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Dialectus |
collection |
Revista Dialectus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com |
_version_ |
1814253408419315712 |