UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contextus (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32094 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi analisar a percepção dos estudantesquanto aos impactos das diretrizes curriculares propostas pelaResolução CNE/CES no 10/2004 em Cursos de Graduaçãoem Contabilidade, em uma universidade pública e uma privada.Este estudo teve por característica uma abordagem empírico-teórica como meio para obter os dados necessários ao seudesenvolvimento, através da aplicação de um questionárioestruturado com 23 questões, caracterizando o método indutivo.Para que fosse possível verificar a existência de diferençade percepções utilizou-se além da análise descritiva o testeestatístico U de Mann-Whitney. Concluiu-se que a percepçãodos estu-dantes da IES pública no que diz respeito às providênciasexistentes na Resolução citada reflete, em sua maioria,impactos negativos no Curso da instituição à qual eles encontram-se vinculados, enquanto a percepção daqueles vinculadosà IES privada sobre esses mesmos aspectos reflete, em suamaioria, impactos positivos no curso da instituição à qualestão vinculados. |
id |
UFC-12_1435d1816121df912d3db224efa7b7d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/32094 |
network_acronym_str |
UFC-12 |
network_name_str |
Contextus (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004Resolução CNE/CES 10/2004Diretrizes curricularesIES públicaIES privadaEstudantes.O objetivo deste artigo foi analisar a percepção dos estudantesquanto aos impactos das diretrizes curriculares propostas pelaResolução CNE/CES no 10/2004 em Cursos de Graduaçãoem Contabilidade, em uma universidade pública e uma privada.Este estudo teve por característica uma abordagem empírico-teórica como meio para obter os dados necessários ao seudesenvolvimento, através da aplicação de um questionárioestruturado com 23 questões, caracterizando o método indutivo.Para que fosse possível verificar a existência de diferençade percepções utilizou-se além da análise descritiva o testeestatístico U de Mann-Whitney. Concluiu-se que a percepçãodos estu-dantes da IES pública no que diz respeito às providênciasexistentes na Resolução citada reflete, em sua maioria,impactos negativos no Curso da instituição à qual eles encontram-se vinculados, enquanto a percepção daqueles vinculadosà IES privada sobre esses mesmos aspectos reflete, em suamaioria, impactos positivos no curso da instituição à qualestão vinculados.FEAAC/UFC2008-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/3209410.19094/contextus.v6i1.32094Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 6 No 1: jan/jun 2008; 59-70Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 6 Núm. 1: jan/jun 2008; 59-70Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 6 n. 1: jan/jun 2008; 59-702178-92581678-2089reponame:Contextus (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32094/72394Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Jorge Expedito de GusmãoRibeiro Filho, José FranciscoMulatinho, Caio Eduardo SilvaPederneiras, Marcleide Maria MacedoLagioia, Umbelina Cravo Teixeira2021-11-22T12:21:00Zoai:periodicos.ufc:article/32094Revistahttp://periodicos.ufc.br/contextusPUBhttp://periodicos.ufc.br/contextus/oairevistacontextus@ufc.br2178-92581678-2089opendoar:2021-11-22T12:21Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004 |
title |
UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004 |
spellingShingle |
UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004 Lopes, Jorge Expedito de Gusmão Resolução CNE/CES 10/2004 Diretrizes curriculares IES pública IES privada Estudantes. |
title_short |
UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004 |
title_full |
UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004 |
title_fullStr |
UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004 |
title_full_unstemmed |
UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004 |
title_sort |
UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004 |
author |
Lopes, Jorge Expedito de Gusmão |
author_facet |
Lopes, Jorge Expedito de Gusmão Ribeiro Filho, José Francisco Mulatinho, Caio Eduardo Silva Pederneiras, Marcleide Maria Macedo Lagioia, Umbelina Cravo Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro Filho, José Francisco Mulatinho, Caio Eduardo Silva Pederneiras, Marcleide Maria Macedo Lagioia, Umbelina Cravo Teixeira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Jorge Expedito de Gusmão Ribeiro Filho, José Francisco Mulatinho, Caio Eduardo Silva Pederneiras, Marcleide Maria Macedo Lagioia, Umbelina Cravo Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução CNE/CES 10/2004 Diretrizes curriculares IES pública IES privada Estudantes. |
topic |
Resolução CNE/CES 10/2004 Diretrizes curriculares IES pública IES privada Estudantes. |
description |
O objetivo deste artigo foi analisar a percepção dos estudantesquanto aos impactos das diretrizes curriculares propostas pelaResolução CNE/CES no 10/2004 em Cursos de Graduaçãoem Contabilidade, em uma universidade pública e uma privada.Este estudo teve por característica uma abordagem empírico-teórica como meio para obter os dados necessários ao seudesenvolvimento, através da aplicação de um questionárioestruturado com 23 questões, caracterizando o método indutivo.Para que fosse possível verificar a existência de diferençade percepções utilizou-se além da análise descritiva o testeestatístico U de Mann-Whitney. Concluiu-se que a percepçãodos estu-dantes da IES pública no que diz respeito às providênciasexistentes na Resolução citada reflete, em sua maioria,impactos negativos no Curso da instituição à qual eles encontram-se vinculados, enquanto a percepção daqueles vinculadosà IES privada sobre esses mesmos aspectos reflete, em suamaioria, impactos positivos no curso da instituição à qualestão vinculados. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32094 10.19094/contextus.v6i1.32094 |
url |
http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32094 |
identifier_str_mv |
10.19094/contextus.v6i1.32094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32094/72394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FEAAC/UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
FEAAC/UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 6 No 1: jan/jun 2008; 59-70 Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 6 Núm. 1: jan/jun 2008; 59-70 Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 6 n. 1: jan/jun 2008; 59-70 2178-9258 1678-2089 reponame:Contextus (Fortaleza. Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Contextus (Fortaleza. Online) |
collection |
Contextus (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontextus@ufc.br |
_version_ |
1798045751074357248 |