UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Jorge Expedito de Gusmão
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ribeiro Filho, José Francisco, Mulatinho, Caio Eduardo Silva, Pederneiras, Marcleide Maria Macedo, Lagioia, Umbelina Cravo Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextus (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32094
Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar a percepção dos estudantesquanto aos impactos das diretrizes curriculares propostas pelaResolução CNE/CES no 10/2004 em Cursos de Graduaçãoem Contabilidade, em uma universidade pública e uma privada.Este estudo teve por característica uma abordagem empírico-teórica como meio para obter os dados necessários ao seudesenvolvimento, através da aplicação de um questionárioestruturado com 23 questões, caracterizando o método indutivo.Para que fosse possível verificar a existência de diferençade percepções utilizou-se além da análise descritiva o testeestatístico U de Mann-Whitney. Concluiu-se que a percepçãodos estu-dantes da IES pública no que diz respeito às providênciasexistentes na Resolução citada reflete, em sua maioria,impactos negativos no Curso da instituição à qual eles encontram-se vinculados, enquanto a percepção daqueles vinculadosà IES privada sobre esses mesmos aspectos reflete, em suamaioria, impactos positivos no curso da instituição à qualestão vinculados.
id UFC-12_1435d1816121df912d3db224efa7b7d5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/32094
network_acronym_str UFC-12
network_name_str Contextus (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004Resolução CNE/CES 10/2004Diretrizes curricularesIES públicaIES privadaEstudantes.O objetivo deste artigo foi analisar a percepção dos estudantesquanto aos impactos das diretrizes curriculares propostas pelaResolução CNE/CES no 10/2004 em Cursos de Graduaçãoem Contabilidade, em uma universidade pública e uma privada.Este estudo teve por característica uma abordagem empírico-teórica como meio para obter os dados necessários ao seudesenvolvimento, através da aplicação de um questionárioestruturado com 23 questões, caracterizando o método indutivo.Para que fosse possível verificar a existência de diferençade percepções utilizou-se além da análise descritiva o testeestatístico U de Mann-Whitney. Concluiu-se que a percepçãodos estu-dantes da IES pública no que diz respeito às providênciasexistentes na Resolução citada reflete, em sua maioria,impactos negativos no Curso da instituição à qual eles encontram-se vinculados, enquanto a percepção daqueles vinculadosà IES privada sobre esses mesmos aspectos reflete, em suamaioria, impactos positivos no curso da instituição à qualestão vinculados.FEAAC/UFC2008-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/3209410.19094/contextus.v6i1.32094Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 6 No 1: jan/jun 2008; 59-70Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 6 Núm. 1: jan/jun 2008; 59-70Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 6 n. 1: jan/jun 2008; 59-702178-92581678-2089reponame:Contextus (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32094/72394Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Jorge Expedito de GusmãoRibeiro Filho, José FranciscoMulatinho, Caio Eduardo SilvaPederneiras, Marcleide Maria MacedoLagioia, Umbelina Cravo Teixeira2021-11-22T12:21:00Zoai:periodicos.ufc:article/32094Revistahttp://periodicos.ufc.br/contextusPUBhttp://periodicos.ufc.br/contextus/oairevistacontextus@ufc.br2178-92581678-2089opendoar:2021-11-22T12:21Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004
title UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004
spellingShingle UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004
Lopes, Jorge Expedito de Gusmão
Resolução CNE/CES 10/2004
Diretrizes curriculares
IES pública
IES privada
Estudantes.
title_short UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004
title_full UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004
title_fullStr UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004
title_full_unstemmed UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004
title_sort UMA INVESTIGAÇÃOCRÍTICO-AVALIATIVADOS IMPACTOS DASDIRETRIZESCURRICULARES DA RESOLUÇÃO NO 10/ 2004
author Lopes, Jorge Expedito de Gusmão
author_facet Lopes, Jorge Expedito de Gusmão
Ribeiro Filho, José Francisco
Mulatinho, Caio Eduardo Silva
Pederneiras, Marcleide Maria Macedo
Lagioia, Umbelina Cravo Teixeira
author_role author
author2 Ribeiro Filho, José Francisco
Mulatinho, Caio Eduardo Silva
Pederneiras, Marcleide Maria Macedo
Lagioia, Umbelina Cravo Teixeira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Jorge Expedito de Gusmão
Ribeiro Filho, José Francisco
Mulatinho, Caio Eduardo Silva
Pederneiras, Marcleide Maria Macedo
Lagioia, Umbelina Cravo Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução CNE/CES 10/2004
Diretrizes curriculares
IES pública
IES privada
Estudantes.
topic Resolução CNE/CES 10/2004
Diretrizes curriculares
IES pública
IES privada
Estudantes.
description O objetivo deste artigo foi analisar a percepção dos estudantesquanto aos impactos das diretrizes curriculares propostas pelaResolução CNE/CES no 10/2004 em Cursos de Graduaçãoem Contabilidade, em uma universidade pública e uma privada.Este estudo teve por característica uma abordagem empírico-teórica como meio para obter os dados necessários ao seudesenvolvimento, através da aplicação de um questionárioestruturado com 23 questões, caracterizando o método indutivo.Para que fosse possível verificar a existência de diferençade percepções utilizou-se além da análise descritiva o testeestatístico U de Mann-Whitney. Concluiu-se que a percepçãodos estu-dantes da IES pública no que diz respeito às providênciasexistentes na Resolução citada reflete, em sua maioria,impactos negativos no Curso da instituição à qual eles encontram-se vinculados, enquanto a percepção daqueles vinculadosà IES privada sobre esses mesmos aspectos reflete, em suamaioria, impactos positivos no curso da instituição à qualestão vinculados.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32094
10.19094/contextus.v6i1.32094
url http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32094
identifier_str_mv 10.19094/contextus.v6i1.32094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32094/72394
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FEAAC/UFC
publisher.none.fl_str_mv FEAAC/UFC
dc.source.none.fl_str_mv Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 6 No 1: jan/jun 2008; 59-70
Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 6 Núm. 1: jan/jun 2008; 59-70
Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 6 n. 1: jan/jun 2008; 59-70
2178-9258
1678-2089
reponame:Contextus (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Contextus (Fortaleza. Online)
collection Contextus (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv revistacontextus@ufc.br
_version_ 1798045751074357248