Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3197 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi acompanhar e descrever o processo de implantação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, sob a ótica de docentes e discentes. Tratou-se de estudo qualitativo e descritivo, realizado com treze participantes entre docentes e discentes, de abril de 2010 a junho de 2011, em Catalão, GO, Brasil. Utilizou-se o grupo operativo como tecnologia para acompanhamento e coleta de dados. Ao final de cada reunião foi constituída uma crônica, submetida à análise de conteúdo temática, de onde emergiram duas categorias, que revelaram como potencialidade do processo ensino-aprendizagem a interdisciplinaridade da matriz curricular, e como limitadores a imaturidade dos estudantes e a relação interpessoal conflituosa entre acadêmicos e docentes. O trabalho em pequenos grupos demonstrou-se importante ferramenta pedagógica; o grupo operativo mostrou-se assertivo na gestão do ensino e na condução da pesquisa. |
id |
UFC-16_6e987b844c19e0082b965e1f849dc36d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/3197 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em EnfermagemEducação em EnfermagemDocentes de EnfermagemEstudantes de EnfermagemPrática do Docente de EnfermagemPesquisa em Educação de Enfermagem.O objetivo do estudo foi acompanhar e descrever o processo de implantação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, sob a ótica de docentes e discentes. Tratou-se de estudo qualitativo e descritivo, realizado com treze participantes entre docentes e discentes, de abril de 2010 a junho de 2011, em Catalão, GO, Brasil. Utilizou-se o grupo operativo como tecnologia para acompanhamento e coleta de dados. Ao final de cada reunião foi constituída uma crônica, submetida à análise de conteúdo temática, de onde emergiram duas categorias, que revelaram como potencialidade do processo ensino-aprendizagem a interdisciplinaridade da matriz curricular, e como limitadores a imaturidade dos estudantes e a relação interpessoal conflituosa entre acadêmicos e docentes. O trabalho em pequenos grupos demonstrou-se importante ferramenta pedagógica; o grupo operativo mostrou-se assertivo na gestão do ensino e na condução da pesquisa.Universidade Federal do Ceará2014-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3197Rev Rene; Vol 15 No 3 (2014)Rev Rene; v. 15 n. 3 (2014)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3197/2456Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Gabriella Cristine Guerra deLeonel, Luciano César Pereira CamposSouza, Maria Conceição Bernardo de Mello eLucchese, RoselmaFernandes, Carla Natalina da Silva2018-12-10T19:19:06Zoai:periodicos.ufc:article/3197Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2018-12-10T19:19:06Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem |
title |
Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem |
spellingShingle |
Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem Carvalho, Gabriella Cristine Guerra de Educação em Enfermagem Docentes de Enfermagem Estudantes de Enfermagem Prática do Docente de Enfermagem Pesquisa em Educação de Enfermagem. |
title_short |
Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem |
title_full |
Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem |
title_fullStr |
Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem |
title_sort |
Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem |
author |
Carvalho, Gabriella Cristine Guerra de |
author_facet |
Carvalho, Gabriella Cristine Guerra de Leonel, Luciano César Pereira Campos Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e Lucchese, Roselma Fernandes, Carla Natalina da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Leonel, Luciano César Pereira Campos Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e Lucchese, Roselma Fernandes, Carla Natalina da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Gabriella Cristine Guerra de Leonel, Luciano César Pereira Campos Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e Lucchese, Roselma Fernandes, Carla Natalina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Docentes de Enfermagem Estudantes de Enfermagem Prática do Docente de Enfermagem Pesquisa em Educação de Enfermagem. |
topic |
Educação em Enfermagem Docentes de Enfermagem Estudantes de Enfermagem Prática do Docente de Enfermagem Pesquisa em Educação de Enfermagem. |
description |
O objetivo do estudo foi acompanhar e descrever o processo de implantação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, sob a ótica de docentes e discentes. Tratou-se de estudo qualitativo e descritivo, realizado com treze participantes entre docentes e discentes, de abril de 2010 a junho de 2011, em Catalão, GO, Brasil. Utilizou-se o grupo operativo como tecnologia para acompanhamento e coleta de dados. Ao final de cada reunião foi constituída uma crônica, submetida à análise de conteúdo temática, de onde emergiram duas categorias, que revelaram como potencialidade do processo ensino-aprendizagem a interdisciplinaridade da matriz curricular, e como limitadores a imaturidade dos estudantes e a relação interpessoal conflituosa entre acadêmicos e docentes. O trabalho em pequenos grupos demonstrou-se importante ferramenta pedagógica; o grupo operativo mostrou-se assertivo na gestão do ensino e na condução da pesquisa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3197 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3197/2456 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol 15 No 3 (2014) Rev Rene; v. 15 n. 3 (2014) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174726593871872 |