Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3269 |
Resumo: | Objetivou-se refletir sobre as possibilidades de aplicação de novas estratégias metodológicas no processo de ensino e aprendizagem em enfermagem. Relato de experiência realizado a partir de um projeto de monitoria da atividade curricular de enfermagem em saúde mental e psiquiatria. A proposta metodológica foi desenvolvida por meio da introdução do aluno/monitor nos conteúdos de aprendizagem teórico-práticos desempenhados por meio de Metodologias Ativas em três semestres acadêmicos entre 2010 e 2011, na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, Brasil. O monitor realizou atividades de apoio docente, como o “Ciclo de Estudos Aprender Fazendo”. Revelou-se como fator de fortalecimento para a nova proposta pedagógica do curso e mostrou que a experiência de monitoria se apresenta como nova possibilidade de ensino em saúde mental, a partir da introdução de diferentes maneiras de abordar a temática em aulas. |
id |
UFC-16_bb387c378a3868b1c358712952f6a432 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/3269 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoriaEnfermagemEnsinoSaúde Mental.Objetivou-se refletir sobre as possibilidades de aplicação de novas estratégias metodológicas no processo de ensino e aprendizagem em enfermagem. Relato de experiência realizado a partir de um projeto de monitoria da atividade curricular de enfermagem em saúde mental e psiquiatria. A proposta metodológica foi desenvolvida por meio da introdução do aluno/monitor nos conteúdos de aprendizagem teórico-práticos desempenhados por meio de Metodologias Ativas em três semestres acadêmicos entre 2010 e 2011, na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, Brasil. O monitor realizou atividades de apoio docente, como o “Ciclo de Estudos Aprender Fazendo”. Revelou-se como fator de fortalecimento para a nova proposta pedagógica do curso e mostrou que a experiência de monitoria se apresenta como nova possibilidade de ensino em saúde mental, a partir da introdução de diferentes maneiras de abordar a temática em aulas.Universidade Federal do Ceará2014-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3269Rev Rene; Vol 15 No 5 (2014)Rev Rene; v. 15 n. 5 (2014)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3269/pdfCopyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Karina Faine da SilvaOliveira, Marília de Fátima Vieira deLopes, Márcia Maria BragançaGarcia, Telma ElianeSantos, Milena Silva dosDias, Geyse Aline Rodrigues2018-12-10T19:44:15Zoai:periodicos.ufc:article/3269Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2018-12-10T19:44:15Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria |
title |
Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria |
spellingShingle |
Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria Freitas, Karina Faine da Silva Enfermagem Ensino Saúde Mental. |
title_short |
Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria |
title_full |
Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria |
title_fullStr |
Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria |
title_full_unstemmed |
Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria |
title_sort |
Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria |
author |
Freitas, Karina Faine da Silva |
author_facet |
Freitas, Karina Faine da Silva Oliveira, Marília de Fátima Vieira de Lopes, Márcia Maria Bragança Garcia, Telma Eliane Santos, Milena Silva dos Dias, Geyse Aline Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marília de Fátima Vieira de Lopes, Márcia Maria Bragança Garcia, Telma Eliane Santos, Milena Silva dos Dias, Geyse Aline Rodrigues |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Karina Faine da Silva Oliveira, Marília de Fátima Vieira de Lopes, Márcia Maria Bragança Garcia, Telma Eliane Santos, Milena Silva dos Dias, Geyse Aline Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Ensino Saúde Mental. |
topic |
Enfermagem Ensino Saúde Mental. |
description |
Objetivou-se refletir sobre as possibilidades de aplicação de novas estratégias metodológicas no processo de ensino e aprendizagem em enfermagem. Relato de experiência realizado a partir de um projeto de monitoria da atividade curricular de enfermagem em saúde mental e psiquiatria. A proposta metodológica foi desenvolvida por meio da introdução do aluno/monitor nos conteúdos de aprendizagem teórico-práticos desempenhados por meio de Metodologias Ativas em três semestres acadêmicos entre 2010 e 2011, na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, Brasil. O monitor realizou atividades de apoio docente, como o “Ciclo de Estudos Aprender Fazendo”. Revelou-se como fator de fortalecimento para a nova proposta pedagógica do curso e mostrou que a experiência de monitoria se apresenta como nova possibilidade de ensino em saúde mental, a partir da introdução de diferentes maneiras de abordar a temática em aulas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3269 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3269/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol 15 No 5 (2014) Rev Rene; v. 15 n. 5 (2014) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174726997573632 |