Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4067 |
Resumo: | Objetivou-se relatar a experiência de utilização de um álbum seriado sobre alimentos regionais em uma intervenção educativa com familiares de crianças pré-escolares. Estudo do tipo relato de experiência, com aplicação de um álbum seriado por meio de sessões educativas com 70 familiares de crianças pré-escolares no período de agosto a setembro de 2009. Os resultados mostraram que as sessões educativas despertaram o quanto os alimentos regionais estão sendo subutilizados pelos familiares devido à falta de conhecimento das alternativas alimentares. Além disso, pode-se observar que à medida que as figuras iam sendo retratadas quanto aos hábitos alimentares saudáveis, higienizações dos alimentos e preparo de receitas, os familiares compartilhavam suas experiências, promovendo um ambiente acolhedor e motivador. Sendo assim, o álbum pode ser caracterizado como uma tecnologia de ensino emancipatória, tornando o indivíduo sujeito do seu próprio aprendizado. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120004000026 |
id |
UFC-16_e3e98729936c9a476d0f61f403024756 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/4067 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiênciaMateriais de EnsinoHábitos AlimentaresPré-escolarCuidados de Enfermagem.Objetivou-se relatar a experiência de utilização de um álbum seriado sobre alimentos regionais em uma intervenção educativa com familiares de crianças pré-escolares. Estudo do tipo relato de experiência, com aplicação de um álbum seriado por meio de sessões educativas com 70 familiares de crianças pré-escolares no período de agosto a setembro de 2009. Os resultados mostraram que as sessões educativas despertaram o quanto os alimentos regionais estão sendo subutilizados pelos familiares devido à falta de conhecimento das alternativas alimentares. Além disso, pode-se observar que à medida que as figuras iam sendo retratadas quanto aos hábitos alimentares saudáveis, higienizações dos alimentos e preparo de receitas, os familiares compartilhavam suas experiências, promovendo um ambiente acolhedor e motivador. Sendo assim, o álbum pode ser caracterizado como uma tecnologia de ensino emancipatória, tornando o indivíduo sujeito do seu próprio aprendizado. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120004000026Universidade Federal do Ceará2012-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4067Rev Rene; Vol. 13 No. 4 (2012)Rev Rene; v. 13 n. 4 (2012)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4067/3183Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Mariana CavalcanteAires, Julliana dos SantosSampaio, Antonia Ferreira AlvesFrota, Mirna AlbuquerqueXimenes, Lorena Barbosa2023-02-10T14:33:07Zoai:periodicos.ufc:article/4067Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-10T14:33:07Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência |
title |
Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência |
spellingShingle |
Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência Martins, Mariana Cavalcante Materiais de Ensino Hábitos Alimentares Pré-escolar Cuidados de Enfermagem. |
title_short |
Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência |
title_full |
Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência |
title_fullStr |
Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência |
title_sort |
Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência |
author |
Martins, Mariana Cavalcante |
author_facet |
Martins, Mariana Cavalcante Aires, Julliana dos Santos Sampaio, Antonia Ferreira Alves Frota, Mirna Albuquerque Ximenes, Lorena Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Aires, Julliana dos Santos Sampaio, Antonia Ferreira Alves Frota, Mirna Albuquerque Ximenes, Lorena Barbosa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Mariana Cavalcante Aires, Julliana dos Santos Sampaio, Antonia Ferreira Alves Frota, Mirna Albuquerque Ximenes, Lorena Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais de Ensino Hábitos Alimentares Pré-escolar Cuidados de Enfermagem. |
topic |
Materiais de Ensino Hábitos Alimentares Pré-escolar Cuidados de Enfermagem. |
description |
Objetivou-se relatar a experiência de utilização de um álbum seriado sobre alimentos regionais em uma intervenção educativa com familiares de crianças pré-escolares. Estudo do tipo relato de experiência, com aplicação de um álbum seriado por meio de sessões educativas com 70 familiares de crianças pré-escolares no período de agosto a setembro de 2009. Os resultados mostraram que as sessões educativas despertaram o quanto os alimentos regionais estão sendo subutilizados pelos familiares devido à falta de conhecimento das alternativas alimentares. Além disso, pode-se observar que à medida que as figuras iam sendo retratadas quanto aos hábitos alimentares saudáveis, higienizações dos alimentos e preparo de receitas, os familiares compartilhavam suas experiências, promovendo um ambiente acolhedor e motivador. Sendo assim, o álbum pode ser caracterizado como uma tecnologia de ensino emancipatória, tornando o indivíduo sujeito do seu próprio aprendizado. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120004000026 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4067 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4067/3183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 13 No. 4 (2012) Rev Rene; v. 13 n. 4 (2012) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174720522616832 |