Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Mariana Cavalcante
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Aires, Julliana dos Santos, Sampaio, Antonia Ferreira Alves, Frota, Mirna Albuquerque, Ximenes, Lorena Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4067
Resumo: Objetivou-se relatar a experiência de utilização de um álbum seriado sobre alimentos regionais em uma intervenção educativa com familiares de crianças pré-escolares. Estudo do tipo relato de experiência, com aplicação de um álbum seriado por meio de sessões educativas com 70 familiares de crianças pré-escolares no período de agosto a setembro de 2009. Os resultados mostraram que as sessões educativas despertaram o quanto os alimentos regionais estão sendo subutilizados pelos familiares devido à falta de conhecimento das alternativas alimentares. Além disso, pode-se observar que à medida que as figuras iam sendo retratadas quanto aos hábitos alimentares saudáveis, higienizações dos alimentos e preparo de receitas, os familiares compartilhavam suas experiências, promovendo um ambiente acolhedor e motivador. Sendo assim, o álbum pode ser caracterizado como uma tecnologia de ensino emancipatória, tornando o indivíduo sujeito do seu próprio aprendizado. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120004000026
id UFC-16_e3e98729936c9a476d0f61f403024756
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/4067
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiênciaMateriais de EnsinoHábitos AlimentaresPré-escolarCuidados de Enfermagem.Objetivou-se relatar a experiência de utilização de um álbum seriado sobre alimentos regionais em uma intervenção educativa com familiares de crianças pré-escolares. Estudo do tipo relato de experiência, com aplicação de um álbum seriado por meio de sessões educativas com 70 familiares de crianças pré-escolares no período de agosto a setembro de 2009. Os resultados mostraram que as sessões educativas despertaram o quanto os alimentos regionais estão sendo subutilizados pelos familiares devido à falta de conhecimento das alternativas alimentares. Além disso, pode-se observar que à medida que as figuras iam sendo retratadas quanto aos hábitos alimentares saudáveis, higienizações dos alimentos e preparo de receitas, os familiares compartilhavam suas experiências, promovendo um ambiente acolhedor e motivador. Sendo assim, o álbum pode ser caracterizado como uma tecnologia de ensino emancipatória, tornando o indivíduo sujeito do seu próprio aprendizado. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120004000026Universidade Federal do Ceará2012-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4067Rev Rene; Vol. 13 No. 4 (2012)Rev Rene; v. 13 n. 4 (2012)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4067/3183Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Mariana CavalcanteAires, Julliana dos SantosSampaio, Antonia Ferreira AlvesFrota, Mirna AlbuquerqueXimenes, Lorena Barbosa2023-02-10T14:33:07Zoai:periodicos.ufc:article/4067Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-10T14:33:07Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência
title Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência
spellingShingle Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência
Martins, Mariana Cavalcante
Materiais de Ensino
Hábitos Alimentares
Pré-escolar
Cuidados de Enfermagem.
title_short Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência
title_full Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência
title_fullStr Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência
title_full_unstemmed Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência
title_sort Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência
author Martins, Mariana Cavalcante
author_facet Martins, Mariana Cavalcante
Aires, Julliana dos Santos
Sampaio, Antonia Ferreira Alves
Frota, Mirna Albuquerque
Ximenes, Lorena Barbosa
author_role author
author2 Aires, Julliana dos Santos
Sampaio, Antonia Ferreira Alves
Frota, Mirna Albuquerque
Ximenes, Lorena Barbosa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Mariana Cavalcante
Aires, Julliana dos Santos
Sampaio, Antonia Ferreira Alves
Frota, Mirna Albuquerque
Ximenes, Lorena Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais de Ensino
Hábitos Alimentares
Pré-escolar
Cuidados de Enfermagem.
topic Materiais de Ensino
Hábitos Alimentares
Pré-escolar
Cuidados de Enfermagem.
description Objetivou-se relatar a experiência de utilização de um álbum seriado sobre alimentos regionais em uma intervenção educativa com familiares de crianças pré-escolares. Estudo do tipo relato de experiência, com aplicação de um álbum seriado por meio de sessões educativas com 70 familiares de crianças pré-escolares no período de agosto a setembro de 2009. Os resultados mostraram que as sessões educativas despertaram o quanto os alimentos regionais estão sendo subutilizados pelos familiares devido à falta de conhecimento das alternativas alimentares. Além disso, pode-se observar que à medida que as figuras iam sendo retratadas quanto aos hábitos alimentares saudáveis, higienizações dos alimentos e preparo de receitas, os familiares compartilhavam suas experiências, promovendo um ambiente acolhedor e motivador. Sendo assim, o álbum pode ser caracterizado como uma tecnologia de ensino emancipatória, tornando o indivíduo sujeito do seu próprio aprendizado. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120004000026
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4067
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4067/3183
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 13 No. 4 (2012)
Rev Rene; v. 13 n. 4 (2012)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174720522616832