Portfólio digital desenvolvido a partir da percepção do preceptor cirurgião-dentista: um estudo fenomenológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Mônica Moura da Silveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25251
Resumo: A preceptoria é uma modalidade de ensino em serviço que forma profissionais em cenários de prática, inserindo estudantes nas vivências do cotidiano profissional. A atuação do cirurgião-dentista dentro de um hospital de emergência requer deste profissional grande precisão e destreza, e ao atuar como preceptor, essa atividade exige uma habilidade a mais na execução de suas funções. Ao receber um acadêmico de Odontologia em um serviço onde as ações são de pouca previsibilidade, o diálogo com a Universidade tem se mostrado questão necessária para a formação de profissionais mais preparados para o atendimento da população dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo geral: Desenvolver um portfólio digital como instrumento de práticas assistenciais e ensino, a partir da análise dos dados obtidos na compreensão fenomenológica, mostrando a realidade do serviço sem sair do contexto apresentado em sala de aula. Objetivos específicos: Desvelar a percepção do cirurgião-dentista preceptor através do seu processo de trabalho em um hospital público do município de São Gonçalo – RJ, através das percepções explícitas em Maurice Merleau-Ponty; analisar o fenômeno a partir de suas vivências e expertises. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem metodológica qualitativa, utilizando técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observação sistemática, tendo como cenário de estudo um pronto-socorro no município de São Gonçalo/RJ. Os participantes foram cirurgiões-dentistas preceptores que atuam ou atuaram em algum momento no serviço de emergência do referido pronto-socorro. O produto dessa dissertação foi um sistema web em formato de portfólio digital, contendo as seguintes funcionalidades: inclusão, exclusão, alteração e consulta de CASO CLÍNICO, que permite descrição e discussão de casos clínicos vivenciados na prática pelos alunos. OCORRÊNCIA, que tem a função de relatar os fatos atípicos durante o plantão. PRESENÇA que controla a assiduidade dos alunos no campo de estágio e VIDEOAULAS que possibilita a atualização da equipe de preceptores quanto ao conteúdo aplicado em sala de aula aos alunos. Conclusão: Depreende-se que a melhora no planejamento do ensino acadêmico de Odontologia deve envolver não somente os conhecimentos teóricos no interior de uma Universidade, como também vivências através da prática assistencial. O portfólio digital ao proporcionar o diálogo Preceptor-Universidade pode gerar impacto na formação de profissionais de Odontologia com pensamento crítico reflexivo aptos a atuar no SUS no atendimento da população.
id UFF-2_1f7070dade8ade0e1c3f5dab4ad1e9e5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25251
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Portfólio digital desenvolvido a partir da percepção do preceptor cirurgião-dentista: um estudo fenomenológicoPreceptorOdontólogosServiços Médicos de EmergênciaIntegração Docente AssistencialPreceptoriaOdontólogosServiços Médicos de EmergênciaServiços de Integração Docente-AssistencialPreceptorDentistsEmergency Medical ServicesTeaching Assistance IntegrationDentistas Servicios Médicos de EmergenciaIntegración Asistencial DocenteA preceptoria é uma modalidade de ensino em serviço que forma profissionais em cenários de prática, inserindo estudantes nas vivências do cotidiano profissional. A atuação do cirurgião-dentista dentro de um hospital de emergência requer deste profissional grande precisão e destreza, e ao atuar como preceptor, essa atividade exige uma habilidade a mais na execução de suas funções. Ao receber um acadêmico de Odontologia em um serviço onde as ações são de pouca previsibilidade, o diálogo com a Universidade tem se mostrado questão necessária para a formação de profissionais mais preparados para o atendimento da população dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo geral: Desenvolver um portfólio digital como instrumento de práticas assistenciais e ensino, a partir da análise dos dados obtidos na compreensão fenomenológica, mostrando a realidade do serviço sem sair do contexto apresentado em sala de aula. Objetivos específicos: Desvelar a percepção do cirurgião-dentista preceptor através do seu processo de trabalho em um hospital público do município de São Gonçalo – RJ, através das percepções explícitas em Maurice Merleau-Ponty; analisar o fenômeno a partir de suas vivências e expertises. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem metodológica qualitativa, utilizando técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observação sistemática, tendo como cenário de estudo um pronto-socorro no município de São Gonçalo/RJ. Os participantes foram cirurgiões-dentistas preceptores que atuam ou atuaram em algum momento no serviço de emergência do referido pronto-socorro. O produto dessa dissertação foi um sistema web em formato de portfólio digital, contendo as seguintes funcionalidades: inclusão, exclusão, alteração e consulta de CASO CLÍNICO, que permite descrição e discussão de casos clínicos vivenciados na prática pelos alunos. OCORRÊNCIA, que tem a função de relatar os fatos atípicos durante o plantão. PRESENÇA que controla a assiduidade dos alunos no campo de estágio e VIDEOAULAS que possibilita a atualização da equipe de preceptores quanto ao conteúdo aplicado em sala de aula aos alunos. Conclusão: Depreende-se que a melhora no planejamento do ensino acadêmico de Odontologia deve envolver não somente os conhecimentos teóricos no interior de uma Universidade, como também vivências através da prática assistencial. O portfólio digital ao proporcionar o diálogo Preceptor-Universidade pode gerar impacto na formação de profissionais de Odontologia com pensamento crítico reflexivo aptos a atuar no SUS no atendimento da população.Preceptorship is an in-service teaching modality that trains professionals in practical settings, inserting students in the daily professional experiences. The performance of the dentist within an emergency hospital requires from this professional great precision and dexterity, and when acting as a preceptor, this activity requires one more skill in the performance of his duties. When receiving a dentistry student in a service where the actions are of little predictability, the dialogue with the University has proved to be a necessary issue for the training of professionals better prepared to serve the population within the Unified Health System (SUS). General objective: To develop a digital portfolio as an instrument of care and teaching practices, based on the analysis of data obtained in the phenomenological understanding, showing the reality of the service without leaving the context presented in the classroom. Specific objectives: Unveil the perception of the preceptor dentist through his work process in a public hospital in the municipality of São Gonçalo - RJ, through the explicit perceptions in Maurice Merleau-Ponty; analyze the phenomenon from their experiences and expertise. It is a descriptive research, with a qualitative methodological approach, using standardized data collection techniques, such as questionnaires and systematic observation, with the study scenario being an emergency room in the city of São Gonçalo / RJ. The participants were preceptor dentists who work or worked at any time in the emergency department of the referred emergency room. The product of this dissertation was a web system in a digital portfolio format, containing the following functionalities: inclusion, exclusion, alteration and consultation of CLINICAL CASE, which allows description and discussion of clinical cases experienced in practice by students. OCCURRENCE, which has the function of reporting the atypical facts during the shift. PRESENCE that controls the attendance of students in the internship field and VIDEOAULAS that allows updating the team of tutors regarding the content applied in the classroom to students. Conclusion: It appears that the improvement in the planning of academic teaching in Dentistry must involve not only theoretical knowledge within a University, but also experiences through care practice. By providing the Preceptor-University dialogue, the digital portfolio can have an impact on the training of dental professionals with reflective critical thinking able to work in the SUS in serving the population.La preceptación es una modalidad de enseñanza en servicio que capacita a profesionales en entornos prácticos, insertando a los estudiantes en las experiencias profesionales diarias. El desempeño del dentista dentro de un hospital de emergencia requiere de este profesional gran precisión y destreza, y cuando actúa como un preceptor, esta actividad requiere una habilidad más en el desempeño de sus funciones. Al recibir a un estudiante de odontología en un servicio donde las acciones son poco previsibles, el diálogo con la Universidad ha demostrado ser un tema necesario para la capacitación de profesionales mejor preparados para servir a la población dentro del Sistema Único de Salud (SUS). Objetivo general: Desarrollar un portafolio digital como instrumento de atención y prácticas docentes, basado en el análisis de los datos obtenidos en la comprensión fenomenológica, mostrando la realidad del servicio sin abandonar el contexto presentado en el aula. Objetivos específicos: Revelar la percepción del dentista preceptor a través de su proceso de trabajo en un hospital público en la ciudad de São Gonçalo - RJ, a través de las percepciones explícitas en Maurice Merleau-Ponty; analizar el fenómeno a partir de sus experiencias y conocimientos. Este es un estudio descriptivo, con un enfoque metodológico cualitativo, que utiliza técnicas estandarizadas de recolección de datos, como cuestionarios y observación sistemática, con el entorno del estudio como una sala de emergencias en la ciudad de São Gonçalo / RJ. Los participantes eran dentistas preceptores que trabajaban o trabajaban en cualquier momento en el departamento de emergencias de la sala de emergencias referida. El producto de esta disertación fue un sistema web en un formato de portafolio digital, que contiene las siguientes funcionalidades: inclusión, exclusión, alteración y consulta de CASO CLÍNICO, que permite la descripción y discusión de casos clínicos experimentados en la práctica por los estudiantes. OCURRENCIA, que tiene la función de informar los hechos atípicos durante el turno. PRESENCIA que controla la asistencia de estudiantes en el campo de pasantías y VIDEOAULAS que permite actualizar el equipo de tutores sobre el contenido aplicado en el aula a los estudiantes. Conclusión: Parece que la mejora en la planificación de la enseñanza académica en Odontología debe involucrar no solo el conocimiento teórico dentro de una Universidad, sino también las experiencias a través de la práctica asistencial. Al proporcionar el diálogo Preceptor-Universidad, la cartera digital puede tener un impacto en la capacitación de profesionales dentales con pensamiento crítico reflexivo capaz de trabajar en el SUS para servir a la población.96 f.Silva, Rose Mary Rosa Costa Rosa Andradehttp://lattes.cnpq.br/1669330469408012Pereira, Eliane Ramoshttp://lattes.cnpq.br/5088894307129020Araújo, Sílvia Teresa Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/5195161047657328Pereira, Eliane Ramoshttp://lattes.cnpq.br/5088894307129020http://lattes.cnpq.br/8555527947935253Lima, Mônica Moura da Silveira2022-06-15T18:12:28Z2022-06-15T18:12:28Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Mônica Moura da Silveira. Portfólio digital desenvolvido a partir da percepção do preceptor cirurgião-dentista: um estudo fenomenológico. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25251CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-15T18:12:32Zoai:app.uff.br:1/25251Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:29.753863Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio digital desenvolvido a partir da percepção do preceptor cirurgião-dentista: um estudo fenomenológico
title Portfólio digital desenvolvido a partir da percepção do preceptor cirurgião-dentista: um estudo fenomenológico
spellingShingle Portfólio digital desenvolvido a partir da percepção do preceptor cirurgião-dentista: um estudo fenomenológico
Lima, Mônica Moura da Silveira
Preceptor
Odontólogos
Serviços Médicos de Emergência
Integração Docente Assistencial
Preceptoria
Odontólogos
Serviços Médicos de Emergência
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Preceptor
Dentists
Emergency Medical Services
Teaching Assistance Integration
Dentistas Servicios Médicos de Emergencia
Integración Asistencial Docente
title_short Portfólio digital desenvolvido a partir da percepção do preceptor cirurgião-dentista: um estudo fenomenológico
title_full Portfólio digital desenvolvido a partir da percepção do preceptor cirurgião-dentista: um estudo fenomenológico
title_fullStr Portfólio digital desenvolvido a partir da percepção do preceptor cirurgião-dentista: um estudo fenomenológico
title_full_unstemmed Portfólio digital desenvolvido a partir da percepção do preceptor cirurgião-dentista: um estudo fenomenológico
title_sort Portfólio digital desenvolvido a partir da percepção do preceptor cirurgião-dentista: um estudo fenomenológico
author Lima, Mônica Moura da Silveira
author_facet Lima, Mônica Moura da Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rose Mary Rosa Costa Rosa Andrade
http://lattes.cnpq.br/1669330469408012
Pereira, Eliane Ramos
http://lattes.cnpq.br/5088894307129020
Araújo, Sílvia Teresa Carvalho de
http://lattes.cnpq.br/5195161047657328
Pereira, Eliane Ramos
http://lattes.cnpq.br/5088894307129020
http://lattes.cnpq.br/8555527947935253
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Mônica Moura da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Preceptor
Odontólogos
Serviços Médicos de Emergência
Integração Docente Assistencial
Preceptoria
Odontólogos
Serviços Médicos de Emergência
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Preceptor
Dentists
Emergency Medical Services
Teaching Assistance Integration
Dentistas Servicios Médicos de Emergencia
Integración Asistencial Docente
topic Preceptor
Odontólogos
Serviços Médicos de Emergência
Integração Docente Assistencial
Preceptoria
Odontólogos
Serviços Médicos de Emergência
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Preceptor
Dentists
Emergency Medical Services
Teaching Assistance Integration
Dentistas Servicios Médicos de Emergencia
Integración Asistencial Docente
description A preceptoria é uma modalidade de ensino em serviço que forma profissionais em cenários de prática, inserindo estudantes nas vivências do cotidiano profissional. A atuação do cirurgião-dentista dentro de um hospital de emergência requer deste profissional grande precisão e destreza, e ao atuar como preceptor, essa atividade exige uma habilidade a mais na execução de suas funções. Ao receber um acadêmico de Odontologia em um serviço onde as ações são de pouca previsibilidade, o diálogo com a Universidade tem se mostrado questão necessária para a formação de profissionais mais preparados para o atendimento da população dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo geral: Desenvolver um portfólio digital como instrumento de práticas assistenciais e ensino, a partir da análise dos dados obtidos na compreensão fenomenológica, mostrando a realidade do serviço sem sair do contexto apresentado em sala de aula. Objetivos específicos: Desvelar a percepção do cirurgião-dentista preceptor através do seu processo de trabalho em um hospital público do município de São Gonçalo – RJ, através das percepções explícitas em Maurice Merleau-Ponty; analisar o fenômeno a partir de suas vivências e expertises. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem metodológica qualitativa, utilizando técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observação sistemática, tendo como cenário de estudo um pronto-socorro no município de São Gonçalo/RJ. Os participantes foram cirurgiões-dentistas preceptores que atuam ou atuaram em algum momento no serviço de emergência do referido pronto-socorro. O produto dessa dissertação foi um sistema web em formato de portfólio digital, contendo as seguintes funcionalidades: inclusão, exclusão, alteração e consulta de CASO CLÍNICO, que permite descrição e discussão de casos clínicos vivenciados na prática pelos alunos. OCORRÊNCIA, que tem a função de relatar os fatos atípicos durante o plantão. PRESENÇA que controla a assiduidade dos alunos no campo de estágio e VIDEOAULAS que possibilita a atualização da equipe de preceptores quanto ao conteúdo aplicado em sala de aula aos alunos. Conclusão: Depreende-se que a melhora no planejamento do ensino acadêmico de Odontologia deve envolver não somente os conhecimentos teóricos no interior de uma Universidade, como também vivências através da prática assistencial. O portfólio digital ao proporcionar o diálogo Preceptor-Universidade pode gerar impacto na formação de profissionais de Odontologia com pensamento crítico reflexivo aptos a atuar no SUS no atendimento da população.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-06-15T18:12:28Z
2022-06-15T18:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Mônica Moura da Silveira. Portfólio digital desenvolvido a partir da percepção do preceptor cirurgião-dentista: um estudo fenomenológico. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25251
identifier_str_mv LIMA, Mônica Moura da Silveira. Portfólio digital desenvolvido a partir da percepção do preceptor cirurgião-dentista: um estudo fenomenológico. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823556599742464