IMPACTOS DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EMPREGANDO-SE O DATA ENVELOPMENT ANALYSYS (DEA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Sheila Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bandeira Andriola, Wagner, Muniz, Rita de Fátima, Ahmad Edalatpanah, Seyyed
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Acta Sapientia
Texto Completo: https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/48
Resumo: Pesquisa longitudinal de natureza ex-ante e ex-post-facto, objetivou identificar os impactos da Pandemia da Covid-19 nos cursos de Mestrado Acadêmico e Profissional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para tanto, adotou-se a metodologia quantitativa denominada Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA), na modelagem BCC orientada aos otputs (BCC-O), proposta por Banker, Charnes e Cooper (1984). Constatou-se que a pandemia da Covid-19 impactou o desempenho dos cursos de mestrado dessa instituição.Todavia, evidenciou-se que não houve uma queda expressiva quanto à eficiência relativa desses, levando-se em consideração tratar-se de um período de Pandemia em que foram ressignificadas as metodologias de ensino e de aprendizagem impostas pela mesma. A análise geral comprovou que o declínio na eficiência não foi tão brusco, posto variou de um escore de eficiência 0,808 em 2018 e 0,8009 em 2019, para 0,7685 em 2020 e 0,7401 em 2021. Outrossim, destacaram-se os mestrados de Avaliação de Políticas Públicas – Profissional, e o Mestrado Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior – Profissional (POLEDUC), por catapultarem seus índices de eficiência no ano em que a Pandemia é decretada como tal. Feitos assim expressam um gerenciamento louvável, pois consoante a metodologia DEA, são eficientes as unidades que alcançarem o melhor resultado possível dados os insumos a que dispunham. Empregou-se uma metodologia para apoio às tomadas de decisão que além de identificar as melhores práticas, sinalizou as unidades ineficientes que requerem uma atenção maior dos gestores, de modo que possam melhorar seus índices. Abstract Longitudinal research of an ex-ante and ex-post-facto nature, aimed to identify the impacts of the Covid-19 Pandemic on Academic and Professional Master's courses at the Federal University of Ceará (UFC). For that, the quantitative methodology called Data Envelopment Analysis (DEA) was adopted, in the otput-oriented BCC modeling (BCC-O), proposed by Banker, Charnes and Cooper (1984). It was found that the Covid-19 pandemic had an impact on the performance of the master's courses at that institution. in which the teaching and learning methodologies imposed by it were re-signified. The general analysis proved that the decline in efficiency was not so abrupt, since it ranged from an efficiency score of 0.808 in 2018 and 0.8009 in 2019, to 0.7685 in 2020 and 0.7401 in 2021. Masters in Public Policy Assessment – Professional, and the Master in Public Policy and Higher Education Management – Professional (POLEDUC), for catapulting their efficiency indices in the year in which the Pandemic is declared as such. Such actions express commendable management, as according to the DEA methodology, the units that achieve the best possible result are efficient given the inputs available to them. A methodology was used to support decision-making that, in addition to identifying the best practices, signaled the inefficient units that require greater attention from managers, so that they can improve their indexes. Resumen Investigación longitudinal de carácter ex-ante y ex-post-facto, con el objetivo de identificar los impactos de la Pandemia de Covid-19 en los cursos de Maestría Académica y Profesional de la Universidad Federal de Ceará (UFC). Para ello, se adoptó la metodología cuantitativa denominada Análisis Envolvente de Datos (DEA), en el modelado BCC orientado a resultados (BCC-O), propuesto por Banker, Charnes y Cooper (1984). Se constató que la pandemia de la Covid-19 tuvo un impacto en el desempeño de los cursos de maestría en esa institución, en los que se resignificaron las metodologías de enseñanza y aprendizaje impuestas por la misma. El análisis general demostró que la caída de la eficiencia no fue tan abrupta, pues osciló entre un puntaje de eficiencia de 0,808 en 2018 y 0,8009 en 2019, a 0,7685 en 2020 y 0,7401 en 2021. Maestría en Evaluación de Políticas Públicas – Profesional, y la Maestría en Políticas Públicas y Gestión de la Educación Superior – Profesional (POLEDUC), por catapultar sus índices de eficiencia en el año en que se declara la Pandemia como tal. Tales acciones expresan una gestión encomiable, ya que según la metodología DEA, las unidades que logran el mejor resultado posible son eficientes con los insumos que tienen a su disposición. Se utilizó una metodología de apoyo a la toma de decisiones que, además de identificar las mejores prácticas, señaló las unidades ineficientes que requieren mayor atención por parte de los gestores, para que puedan mejorar sus índices.
id UFC-19_c6c07949bc3fc128aafd7d66a075292c
oai_identifier_str oai:actasapientia.com.br:article/48
network_acronym_str UFC-19
network_name_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository_id_str
spelling IMPACTOS DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EMPREGANDO-SE O DATA ENVELOPMENT ANALYSYS (DEA)Pesquisa longitudinalAnálise Envoltória de DadosMestrado Acadêmico e Profissional da Universidade Federal do CearáPesquisa longitudinal de natureza ex-ante e ex-post-facto, objetivou identificar os impactos da Pandemia da Covid-19 nos cursos de Mestrado Acadêmico e Profissional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para tanto, adotou-se a metodologia quantitativa denominada Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA), na modelagem BCC orientada aos otputs (BCC-O), proposta por Banker, Charnes e Cooper (1984). Constatou-se que a pandemia da Covid-19 impactou o desempenho dos cursos de mestrado dessa instituição.Todavia, evidenciou-se que não houve uma queda expressiva quanto à eficiência relativa desses, levando-se em consideração tratar-se de um período de Pandemia em que foram ressignificadas as metodologias de ensino e de aprendizagem impostas pela mesma. A análise geral comprovou que o declínio na eficiência não foi tão brusco, posto variou de um escore de eficiência 0,808 em 2018 e 0,8009 em 2019, para 0,7685 em 2020 e 0,7401 em 2021. Outrossim, destacaram-se os mestrados de Avaliação de Políticas Públicas – Profissional, e o Mestrado Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior – Profissional (POLEDUC), por catapultarem seus índices de eficiência no ano em que a Pandemia é decretada como tal. Feitos assim expressam um gerenciamento louvável, pois consoante a metodologia DEA, são eficientes as unidades que alcançarem o melhor resultado possível dados os insumos a que dispunham. Empregou-se uma metodologia para apoio às tomadas de decisão que além de identificar as melhores práticas, sinalizou as unidades ineficientes que requerem uma atenção maior dos gestores, de modo que possam melhorar seus índices. Abstract Longitudinal research of an ex-ante and ex-post-facto nature, aimed to identify the impacts of the Covid-19 Pandemic on Academic and Professional Master's courses at the Federal University of Ceará (UFC). For that, the quantitative methodology called Data Envelopment Analysis (DEA) was adopted, in the otput-oriented BCC modeling (BCC-O), proposed by Banker, Charnes and Cooper (1984). It was found that the Covid-19 pandemic had an impact on the performance of the master's courses at that institution. in which the teaching and learning methodologies imposed by it were re-signified. The general analysis proved that the decline in efficiency was not so abrupt, since it ranged from an efficiency score of 0.808 in 2018 and 0.8009 in 2019, to 0.7685 in 2020 and 0.7401 in 2021. Masters in Public Policy Assessment – Professional, and the Master in Public Policy and Higher Education Management – Professional (POLEDUC), for catapulting their efficiency indices in the year in which the Pandemic is declared as such. Such actions express commendable management, as according to the DEA methodology, the units that achieve the best possible result are efficient given the inputs available to them. A methodology was used to support decision-making that, in addition to identifying the best practices, signaled the inefficient units that require greater attention from managers, so that they can improve their indexes. Resumen Investigación longitudinal de carácter ex-ante y ex-post-facto, con el objetivo de identificar los impactos de la Pandemia de Covid-19 en los cursos de Maestría Académica y Profesional de la Universidad Federal de Ceará (UFC). Para ello, se adoptó la metodología cuantitativa denominada Análisis Envolvente de Datos (DEA), en el modelado BCC orientado a resultados (BCC-O), propuesto por Banker, Charnes y Cooper (1984). Se constató que la pandemia de la Covid-19 tuvo un impacto en el desempeño de los cursos de maestría en esa institución, en los que se resignificaron las metodologías de enseñanza y aprendizaje impuestas por la misma. El análisis general demostró que la caída de la eficiencia no fue tan abrupta, pues osciló entre un puntaje de eficiencia de 0,808 en 2018 y 0,8009 en 2019, a 0,7685 en 2020 y 0,7401 en 2021. Maestría en Evaluación de Políticas Públicas – Profesional, y la Maestría en Políticas Públicas y Gestión de la Educación Superior – Profesional (POLEDUC), por catapultar sus índices de eficiencia en el año en que se declara la Pandemia como tal. Tales acciones expresan una gestión encomiable, ya que según la metodología DEA, las unidades que logran el mejor resultado posible son eficientes con los insumos que tienen a su disposición. Se utilizó una metodología de apoyo a la toma de decisiones que, además de identificar las mejores prácticas, señaló las unidades ineficientes que requieren mayor atención por parte de los gestores, para que puedan mejorar sus índices.UFCE2022-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/48Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 9 n. 1 (2022): Edição 2022reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/48/47Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz, Sheila MariaBandeira Andriola, WagnerMuniz, Rita de FátimaAhmad Edalatpanah, Seyyed2023-05-09T02:23:58Zoai:actasapientia.com.br:article/48Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2023-05-09T02:23:58Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTOS DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EMPREGANDO-SE O DATA ENVELOPMENT ANALYSYS (DEA)
title IMPACTOS DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EMPREGANDO-SE O DATA ENVELOPMENT ANALYSYS (DEA)
spellingShingle IMPACTOS DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EMPREGANDO-SE O DATA ENVELOPMENT ANALYSYS (DEA)
Muniz, Sheila Maria
Pesquisa longitudinal
Análise Envoltória de Dados
Mestrado Acadêmico e Profissional da Universidade Federal do Ceará
title_short IMPACTOS DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EMPREGANDO-SE O DATA ENVELOPMENT ANALYSYS (DEA)
title_full IMPACTOS DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EMPREGANDO-SE O DATA ENVELOPMENT ANALYSYS (DEA)
title_fullStr IMPACTOS DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EMPREGANDO-SE O DATA ENVELOPMENT ANALYSYS (DEA)
title_full_unstemmed IMPACTOS DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EMPREGANDO-SE O DATA ENVELOPMENT ANALYSYS (DEA)
title_sort IMPACTOS DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EMPREGANDO-SE O DATA ENVELOPMENT ANALYSYS (DEA)
author Muniz, Sheila Maria
author_facet Muniz, Sheila Maria
Bandeira Andriola, Wagner
Muniz, Rita de Fátima
Ahmad Edalatpanah, Seyyed
author_role author
author2 Bandeira Andriola, Wagner
Muniz, Rita de Fátima
Ahmad Edalatpanah, Seyyed
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Sheila Maria
Bandeira Andriola, Wagner
Muniz, Rita de Fátima
Ahmad Edalatpanah, Seyyed
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa longitudinal
Análise Envoltória de Dados
Mestrado Acadêmico e Profissional da Universidade Federal do Ceará
topic Pesquisa longitudinal
Análise Envoltória de Dados
Mestrado Acadêmico e Profissional da Universidade Federal do Ceará
description Pesquisa longitudinal de natureza ex-ante e ex-post-facto, objetivou identificar os impactos da Pandemia da Covid-19 nos cursos de Mestrado Acadêmico e Profissional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para tanto, adotou-se a metodologia quantitativa denominada Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA), na modelagem BCC orientada aos otputs (BCC-O), proposta por Banker, Charnes e Cooper (1984). Constatou-se que a pandemia da Covid-19 impactou o desempenho dos cursos de mestrado dessa instituição.Todavia, evidenciou-se que não houve uma queda expressiva quanto à eficiência relativa desses, levando-se em consideração tratar-se de um período de Pandemia em que foram ressignificadas as metodologias de ensino e de aprendizagem impostas pela mesma. A análise geral comprovou que o declínio na eficiência não foi tão brusco, posto variou de um escore de eficiência 0,808 em 2018 e 0,8009 em 2019, para 0,7685 em 2020 e 0,7401 em 2021. Outrossim, destacaram-se os mestrados de Avaliação de Políticas Públicas – Profissional, e o Mestrado Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior – Profissional (POLEDUC), por catapultarem seus índices de eficiência no ano em que a Pandemia é decretada como tal. Feitos assim expressam um gerenciamento louvável, pois consoante a metodologia DEA, são eficientes as unidades que alcançarem o melhor resultado possível dados os insumos a que dispunham. Empregou-se uma metodologia para apoio às tomadas de decisão que além de identificar as melhores práticas, sinalizou as unidades ineficientes que requerem uma atenção maior dos gestores, de modo que possam melhorar seus índices. Abstract Longitudinal research of an ex-ante and ex-post-facto nature, aimed to identify the impacts of the Covid-19 Pandemic on Academic and Professional Master's courses at the Federal University of Ceará (UFC). For that, the quantitative methodology called Data Envelopment Analysis (DEA) was adopted, in the otput-oriented BCC modeling (BCC-O), proposed by Banker, Charnes and Cooper (1984). It was found that the Covid-19 pandemic had an impact on the performance of the master's courses at that institution. in which the teaching and learning methodologies imposed by it were re-signified. The general analysis proved that the decline in efficiency was not so abrupt, since it ranged from an efficiency score of 0.808 in 2018 and 0.8009 in 2019, to 0.7685 in 2020 and 0.7401 in 2021. Masters in Public Policy Assessment – Professional, and the Master in Public Policy and Higher Education Management – Professional (POLEDUC), for catapulting their efficiency indices in the year in which the Pandemic is declared as such. Such actions express commendable management, as according to the DEA methodology, the units that achieve the best possible result are efficient given the inputs available to them. A methodology was used to support decision-making that, in addition to identifying the best practices, signaled the inefficient units that require greater attention from managers, so that they can improve their indexes. Resumen Investigación longitudinal de carácter ex-ante y ex-post-facto, con el objetivo de identificar los impactos de la Pandemia de Covid-19 en los cursos de Maestría Académica y Profesional de la Universidad Federal de Ceará (UFC). Para ello, se adoptó la metodología cuantitativa denominada Análisis Envolvente de Datos (DEA), en el modelado BCC orientado a resultados (BCC-O), propuesto por Banker, Charnes y Cooper (1984). Se constató que la pandemia de la Covid-19 tuvo un impacto en el desempeño de los cursos de maestría en esa institución, en los que se resignificaron las metodologías de enseñanza y aprendizaje impuestas por la misma. El análisis general demostró que la caída de la eficiencia no fue tan abrupta, pues osciló entre un puntaje de eficiencia de 0,808 en 2018 y 0,8009 en 2019, a 0,7685 en 2020 y 0,7401 en 2021. Maestría en Evaluación de Políticas Públicas – Profesional, y la Maestría en Políticas Públicas y Gestión de la Educación Superior – Profesional (POLEDUC), por catapultar sus índices de eficiencia en el año en que se declara la Pandemia como tal. Tales acciones expresan una gestión encomiable, ya que según la metodología DEA, las unidades que logran el mejor resultado posible son eficientes con los insumos que tienen a su disposición. Se utilizó una metodología de apoyo a la toma de decisiones que, además de identificar las mejores prácticas, señaló las unidades ineficientes que requieren mayor atención por parte de los gestores, para que puedan mejorar sus índices.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/48
url https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/48
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/48/47
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE
publisher.none.fl_str_mv UFCE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 9 n. 1 (2022): Edição 2022
reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
collection Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv acsa.revista@gmail.com
_version_ 1796798155191222272