“Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantin, Monica
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Passagens
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/3652
Resumo: As mudanças nos lugares que as crianças ocupam na sociedade contemporanea, suas formas de socialização e suas práticas lúdicas e culturais contribuem para a construção de novos modos de aprendizagem, cada vez mais mediados pelo uso de dispositivos móveis que desencadeiam a emergência de novas metodologias e espaços de formação. A relação da criança com a cultura digital revela múltiplas faces da infância contemporânea e para tentar captar algumas nuances da relação de crianças e jovens com tecnologias móveis na escola e fora dela realizamos diversas pesquisas qualitativas sobre o tema, com metodologias participativas, entrevistas, grupos focais com estudantes e professores. O texto pretende discutir alguns aspectos das competências midiáticas das crianças a partir do recorte sobre o uso das redes, das tecnologias móveis e das mediações educativas na escola.
id UFC-20_3e5a4a0881ea783273ef8531a2bc6f01
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/3652
network_acronym_str UFC-20
network_name_str Revista Passagens
repository_id_str
spelling “Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escolacriançaspráticas midiáticasescolacultura digitalAs mudanças nos lugares que as crianças ocupam na sociedade contemporanea, suas formas de socialização e suas práticas lúdicas e culturais contribuem para a construção de novos modos de aprendizagem, cada vez mais mediados pelo uso de dispositivos móveis que desencadeiam a emergência de novas metodologias e espaços de formação. A relação da criança com a cultura digital revela múltiplas faces da infância contemporânea e para tentar captar algumas nuances da relação de crianças e jovens com tecnologias móveis na escola e fora dela realizamos diversas pesquisas qualitativas sobre o tema, com metodologias participativas, entrevistas, grupos focais com estudantes e professores. O texto pretende discutir alguns aspectos das competências midiáticas das crianças a partir do recorte sobre o uso das redes, das tecnologias móveis e das mediações educativas na escola.Universidade Federal do Ceará2016-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão crítica a partir de pesquisas desenvolvidasapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/3652Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 7 No. 1 (2016); 5-26Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 7 Núm. 1 (2016); 5-26Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 7 n. 1 (2016); 5-262179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/3652/3279Fantin, Monicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-07T03:09:52Zoai:periodicos.ufc:article/3652Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2016-09-07T03:09:52Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv “Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola
title “Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola
spellingShingle “Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola
Fantin, Monica
crianças
práticas midiáticas
escola
cultura digital
title_short “Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola
title_full “Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola
title_fullStr “Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola
title_full_unstemmed “Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola
title_sort “Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola
author Fantin, Monica
author_facet Fantin, Monica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fantin, Monica
dc.subject.por.fl_str_mv crianças
práticas midiáticas
escola
cultura digital
topic crianças
práticas midiáticas
escola
cultura digital
description As mudanças nos lugares que as crianças ocupam na sociedade contemporanea, suas formas de socialização e suas práticas lúdicas e culturais contribuem para a construção de novos modos de aprendizagem, cada vez mais mediados pelo uso de dispositivos móveis que desencadeiam a emergência de novas metodologias e espaços de formação. A relação da criança com a cultura digital revela múltiplas faces da infância contemporânea e para tentar captar algumas nuances da relação de crianças e jovens com tecnologias móveis na escola e fora dela realizamos diversas pesquisas qualitativas sobre o tema, com metodologias participativas, entrevistas, grupos focais com estudantes e professores. O texto pretende discutir alguns aspectos das competências midiáticas das crianças a partir do recorte sobre o uso das redes, das tecnologias móveis e das mediações educativas na escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão crítica a partir de pesquisas desenvolvidas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/3652
url http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/3652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/3652/3279
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 7 No. 1 (2016); 5-26
Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 7 Núm. 1 (2016); 5-26
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 7 n. 1 (2016); 5-26
2179-9938
reponame:Revista Passagens
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Passagens
collection Revista Passagens
repository.name.fl_str_mv Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv passagensufc@gmail.com
_version_ 1803388383914885120