“Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Passagens |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/3652 |
Resumo: | As mudanças nos lugares que as crianças ocupam na sociedade contemporanea, suas formas de socialização e suas práticas lúdicas e culturais contribuem para a construção de novos modos de aprendizagem, cada vez mais mediados pelo uso de dispositivos móveis que desencadeiam a emergência de novas metodologias e espaços de formação. A relação da criança com a cultura digital revela múltiplas faces da infância contemporânea e para tentar captar algumas nuances da relação de crianças e jovens com tecnologias móveis na escola e fora dela realizamos diversas pesquisas qualitativas sobre o tema, com metodologias participativas, entrevistas, grupos focais com estudantes e professores. O texto pretende discutir alguns aspectos das competências midiáticas das crianças a partir do recorte sobre o uso das redes, das tecnologias móveis e das mediações educativas na escola. |
id |
UFC-20_3e5a4a0881ea783273ef8531a2bc6f01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/3652 |
network_acronym_str |
UFC-20 |
network_name_str |
Revista Passagens |
repository_id_str |
|
spelling |
“Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escolacriançaspráticas midiáticasescolacultura digitalAs mudanças nos lugares que as crianças ocupam na sociedade contemporanea, suas formas de socialização e suas práticas lúdicas e culturais contribuem para a construção de novos modos de aprendizagem, cada vez mais mediados pelo uso de dispositivos móveis que desencadeiam a emergência de novas metodologias e espaços de formação. A relação da criança com a cultura digital revela múltiplas faces da infância contemporânea e para tentar captar algumas nuances da relação de crianças e jovens com tecnologias móveis na escola e fora dela realizamos diversas pesquisas qualitativas sobre o tema, com metodologias participativas, entrevistas, grupos focais com estudantes e professores. O texto pretende discutir alguns aspectos das competências midiáticas das crianças a partir do recorte sobre o uso das redes, das tecnologias móveis e das mediações educativas na escola.Universidade Federal do Ceará2016-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão crítica a partir de pesquisas desenvolvidasapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/3652Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 7 No. 1 (2016); 5-26Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 7 Núm. 1 (2016); 5-26Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 7 n. 1 (2016); 5-262179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/3652/3279Fantin, Monicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-07T03:09:52Zoai:periodicos.ufc:article/3652Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2016-09-07T03:09:52Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola |
title |
“Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola |
spellingShingle |
“Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola Fantin, Monica crianças práticas midiáticas escola cultura digital |
title_short |
“Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola |
title_full |
“Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola |
title_fullStr |
“Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola |
title_full_unstemmed |
“Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola |
title_sort |
“Nativos e imigrantes digitais” em questão: crianças e competências midiáticas na escola |
author |
Fantin, Monica |
author_facet |
Fantin, Monica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fantin, Monica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crianças práticas midiáticas escola cultura digital |
topic |
crianças práticas midiáticas escola cultura digital |
description |
As mudanças nos lugares que as crianças ocupam na sociedade contemporanea, suas formas de socialização e suas práticas lúdicas e culturais contribuem para a construção de novos modos de aprendizagem, cada vez mais mediados pelo uso de dispositivos móveis que desencadeiam a emergência de novas metodologias e espaços de formação. A relação da criança com a cultura digital revela múltiplas faces da infância contemporânea e para tentar captar algumas nuances da relação de crianças e jovens com tecnologias móveis na escola e fora dela realizamos diversas pesquisas qualitativas sobre o tema, com metodologias participativas, entrevistas, grupos focais com estudantes e professores. O texto pretende discutir alguns aspectos das competências midiáticas das crianças a partir do recorte sobre o uso das redes, das tecnologias móveis e das mediações educativas na escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão crítica a partir de pesquisas desenvolvidas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/3652 |
url |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/3652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/3652/3279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 7 No. 1 (2016); 5-26 Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 7 Núm. 1 (2016); 5-26 Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 7 n. 1 (2016); 5-26 2179-9938 reponame:Revista Passagens instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Passagens |
collection |
Revista Passagens |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
passagensufc@gmail.com |
_version_ |
1803388383914885120 |