O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14226 |
Resumo: | O texto discute o lugar que a formação e as mediações entre pares, escolares e familiares ocupam nas aprendizagens “digitais” e nas competências midiáticas de crianças e jovens estudantes, a partir de uma pesquisa interinstitucional desenvolvida em 6 universidades brasileiras, no contexto de uma rede internacional de pesquisadores que investiga a temática das competências midiáticas para a cidadania. A pesquisa mais ampla, de abordagem quali-quantitativa, envolveu diferentes dimensões das competências midiáticas entre crianças, jovens, estudantes universitários, professores e comunicadores, e o recorte do artigo enfatiza o papel da formação na construção das competências midiáticas de estudantes de 9 a 12 anos e 14 e 16 anos em diferentes contextos socioculturais. O texto situa alguns fundamentos sobre formação, aprendizagem, mediação e competências midiáticas bem como os aspectos metodológicos da pesquisa. Na discussão sobre a formação recebida ou não pelos estudantes, o artigo destaca o lugar da aprendizagem autodidata, da aprendizagem com amigos, da mediação escolar e familiar e da formação em workshops. Por fim, situa alguns desafios da formação entendida como mediação educativa na promoção de experiências midiáticas e culturais responsáveis do ponto de vista semiótico, expressivo/estético e ético na escola e fora dela. |
id |
UFS-3_f4419deab6e11e705b7cf1aa1e891776 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14226 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudanteseducation, mediation, media competencies, students, digital cultureformación, mediación, competencias mediáticas, estudiantes, cultura digital.formação, mediação, competências midiáticas, estudantes, cultura digitalO texto discute o lugar que a formação e as mediações entre pares, escolares e familiares ocupam nas aprendizagens “digitais” e nas competências midiáticas de crianças e jovens estudantes, a partir de uma pesquisa interinstitucional desenvolvida em 6 universidades brasileiras, no contexto de uma rede internacional de pesquisadores que investiga a temática das competências midiáticas para a cidadania. A pesquisa mais ampla, de abordagem quali-quantitativa, envolveu diferentes dimensões das competências midiáticas entre crianças, jovens, estudantes universitários, professores e comunicadores, e o recorte do artigo enfatiza o papel da formação na construção das competências midiáticas de estudantes de 9 a 12 anos e 14 e 16 anos em diferentes contextos socioculturais. O texto situa alguns fundamentos sobre formação, aprendizagem, mediação e competências midiáticas bem como os aspectos metodológicos da pesquisa. Na discussão sobre a formação recebida ou não pelos estudantes, o artigo destaca o lugar da aprendizagem autodidata, da aprendizagem com amigos, da mediação escolar e familiar e da formação em workshops. Por fim, situa alguns desafios da formação entendida como mediação educativa na promoção de experiências midiáticas e culturais responsáveis do ponto de vista semiótico, expressivo/estético e ético na escola e fora dela.This article discusses the place that education and mediations among peers, schools and families have in “digital” learnings and media competencies of students aged 9 to 12 and 14 to 16 based on an interinstitutional study conducted at 6 Brazilian universities. The work was conducted in association with an international network of researchers who investigate the theme of media competencies for citizenship. The broader study, which had a qualitative and quantitative approach, involved different dimensions of media competencies among children, youth, university students, teachers and communicators, this article emphasizes the role of education in different sociocultural contexts in the construction of media competencies among young students. The article locates some foundations of education including, learning, mediation, media literacies and the methodological aspects. In the discussion about some aspects of education received or not by the students, the article reveals the place of self-learning, of learning with friends, of school and family mediation, and of education in workshops. Finally, it highlights some challenges for education understood as educational mediation for the promotion of mediatic and cultural experiences responsible from a semiotic, expressive/aesthetic and ethical perspective in and outside schools.El texto discute el lugar que ocupan la formación y las mediaciones entre pares, escolares y familiares en los aprendizajes “digitales” y en las competencias mediáticas de niños y jóvenes estudiantes, a partir de una investigación interinstitucional desarrollada en 6 universidades brasileñas, en el contexto de una red internacional de investigadores que pesquisa el tema de las competencias mediáticas para la ciudadanía. La investigación más amplia, con un enfoque cualitativo y cuantitativo, involucró diferentes dimensiones de las competencias mediáticas entre niños, jóvenes, estudiantes universitarios, docentes y comunicadores, y el recorte del artículo enfatiza el papel de la formación en las competencias mediáticas de estudiantes de 9 a 12 años y de 14 y 16 años en diferentes contextos socioculturales. El texto establece algunos fundamentos sobre la formación, el aprendizaje, la mediación y las competencias mediáticas, así como los aspectos metodológicos de la investigación. En la discusión sobre la formación recibida (o no) por los estudiantes, el artículo destaca el lugar del aprendizaje autodidacta, del aprendizaje con amigos, de la mediación escolar y familiar y de la formación en talleres. Finalmente, sitúa algunos retos de la formación entendida como mediación educativa en la promoción de experiencias mediáticas y culturales responsables desde un punto de vista semiótico, expresivo/estético y ético, en la escuela y fuera de ella.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1422610.20952/revtee.v13i32.14226Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14226/11120Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFantin, Monica2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14226Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes |
title |
O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes |
spellingShingle |
O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes Fantin, Monica education, mediation, media competencies, students, digital culture formación, mediación, competencias mediáticas, estudiantes, cultura digital. formação, mediação, competências midiáticas, estudantes, cultura digital |
title_short |
O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes |
title_full |
O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes |
title_fullStr |
O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes |
title_full_unstemmed |
O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes |
title_sort |
O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes |
author |
Fantin, Monica |
author_facet |
Fantin, Monica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fantin, Monica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
education, mediation, media competencies, students, digital culture formación, mediación, competencias mediáticas, estudiantes, cultura digital. formação, mediação, competências midiáticas, estudantes, cultura digital |
topic |
education, mediation, media competencies, students, digital culture formación, mediación, competencias mediáticas, estudiantes, cultura digital. formação, mediação, competências midiáticas, estudantes, cultura digital |
description |
O texto discute o lugar que a formação e as mediações entre pares, escolares e familiares ocupam nas aprendizagens “digitais” e nas competências midiáticas de crianças e jovens estudantes, a partir de uma pesquisa interinstitucional desenvolvida em 6 universidades brasileiras, no contexto de uma rede internacional de pesquisadores que investiga a temática das competências midiáticas para a cidadania. A pesquisa mais ampla, de abordagem quali-quantitativa, envolveu diferentes dimensões das competências midiáticas entre crianças, jovens, estudantes universitários, professores e comunicadores, e o recorte do artigo enfatiza o papel da formação na construção das competências midiáticas de estudantes de 9 a 12 anos e 14 e 16 anos em diferentes contextos socioculturais. O texto situa alguns fundamentos sobre formação, aprendizagem, mediação e competências midiáticas bem como os aspectos metodológicos da pesquisa. Na discussão sobre a formação recebida ou não pelos estudantes, o artigo destaca o lugar da aprendizagem autodidata, da aprendizagem com amigos, da mediação escolar e familiar e da formação em workshops. Por fim, situa alguns desafios da formação entendida como mediação educativa na promoção de experiências midiáticas e culturais responsáveis do ponto de vista semiótico, expressivo/estético e ético na escola e fora dela. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14226 10.20952/revtee.v13i32.14226 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14226 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v13i32.14226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14226/11120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875183300837376 |