O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantin, Monica
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14226
Resumo: O texto discute o lugar que a formação e as mediações entre pares, escolares e familiares ocupam nas aprendizagens “digitais” e nas competências midiáticas de crianças e jovens estudantes, a partir de uma pesquisa interinstitucional desenvolvida em 6 universidades brasileiras, no contexto de uma rede internacional de pesquisadores que investiga a temática das competências midiáticas para a cidadania. A pesquisa mais ampla, de abordagem quali-quantitativa, envolveu diferentes dimensões das competências midiáticas entre crianças, jovens, estudantes universitários, professores e comunicadores, e o recorte do artigo enfatiza o papel da formação na construção das competências midiáticas de estudantes de 9 a 12 anos e 14 e 16 anos em diferentes contextos socioculturais. O texto situa alguns fundamentos sobre formação, aprendizagem, mediação e competências midiáticas bem como os aspectos metodológicos da pesquisa. Na discussão sobre a formação recebida ou não pelos estudantes, o artigo destaca o lugar da aprendizagem autodidata, da aprendizagem com amigos, da mediação escolar e familiar e da formação em workshops. Por fim, situa alguns desafios da formação entendida como mediação educativa na promoção de experiências midiáticas e culturais responsáveis do ponto de vista semiótico, expressivo/estético e ético na escola e fora dela.
id UFS-3_f4419deab6e11e705b7cf1aa1e891776
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14226
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudanteseducation, mediation, media competencies, students, digital cultureformación, mediación, competencias mediáticas, estudiantes, cultura digital.formação, mediação, competências midiáticas, estudantes, cultura digitalO texto discute o lugar que a formação e as mediações entre pares, escolares e familiares ocupam nas aprendizagens “digitais” e nas competências midiáticas de crianças e jovens estudantes, a partir de uma pesquisa interinstitucional desenvolvida em 6 universidades brasileiras, no contexto de uma rede internacional de pesquisadores que investiga a temática das competências midiáticas para a cidadania. A pesquisa mais ampla, de abordagem quali-quantitativa, envolveu diferentes dimensões das competências midiáticas entre crianças, jovens, estudantes universitários, professores e comunicadores, e o recorte do artigo enfatiza o papel da formação na construção das competências midiáticas de estudantes de 9 a 12 anos e 14 e 16 anos em diferentes contextos socioculturais. O texto situa alguns fundamentos sobre formação, aprendizagem, mediação e competências midiáticas bem como os aspectos metodológicos da pesquisa. Na discussão sobre a formação recebida ou não pelos estudantes, o artigo destaca o lugar da aprendizagem autodidata, da aprendizagem com amigos, da mediação escolar e familiar e da formação em workshops. Por fim, situa alguns desafios da formação entendida como mediação educativa na promoção de experiências midiáticas e culturais responsáveis do ponto de vista semiótico, expressivo/estético e ético na escola e fora dela.This article discusses the place that education and mediations among peers, schools and families have in “digital” learnings and media competencies of students aged 9 to 12 and 14 to 16 based on an interinstitutional study conducted at 6 Brazilian universities. The work was conducted in association with an international network of researchers who investigate the theme of media competencies for citizenship. The broader study, which had a qualitative and quantitative approach, involved different dimensions of media competencies among children, youth, university students, teachers and communicators, this article emphasizes the role of education in different sociocultural contexts in the construction of media competencies among young students. The article locates some foundations of education including, learning, mediation, media literacies and the methodological aspects. In the discussion about some aspects of education received or not by the students, the article reveals the place of self-learning, of learning with friends, of school and family mediation, and of education in workshops. Finally, it highlights some challenges for education understood as educational mediation for the promotion of mediatic and cultural experiences responsible from a semiotic, expressive/aesthetic and ethical perspective in and outside schools.El texto discute el lugar que ocupan la formación y las mediaciones entre pares, escolares y familiares en los aprendizajes “digitales” y en las competencias mediáticas de niños y jóvenes estudiantes, a partir de una investigación interinstitucional desarrollada en 6 universidades brasileñas, en el contexto de una red internacional de investigadores que pesquisa el tema de las competencias mediáticas para la ciudadanía. La investigación más amplia, con un enfoque cualitativo y cuantitativo, involucró diferentes dimensiones de las competencias mediáticas entre niños, jóvenes, estudiantes universitarios, docentes y comunicadores, y el recorte del artículo enfatiza el papel de la formación en las competencias mediáticas de estudiantes de 9 a 12 años y de 14 y 16 años en diferentes contextos socioculturales. El texto establece algunos fundamentos sobre la formación, el aprendizaje, la mediación y las competencias mediáticas, así como los aspectos metodológicos de la investigación. En la discusión sobre la formación recibida (o no) por los estudiantes, el artículo destaca el lugar del aprendizaje autodidacta, del aprendizaje con amigos, de la mediación escolar y familiar y de la formación en talleres. Finalmente, sitúa algunos retos de la formación entendida como mediación educativa en la promoción de experiencias mediáticas y culturales responsables desde un punto de vista semiótico, expresivo/estético y ético, en la escuela y fuera de ella.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1422610.20952/revtee.v13i32.14226Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14226/11120Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFantin, Monica2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14226Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes
title O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes
spellingShingle O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes
Fantin, Monica
education, mediation, media competencies, students, digital culture
formación, mediación, competencias mediáticas, estudiantes, cultura digital.
formação, mediação, competências midiáticas, estudantes, cultura digital
title_short O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes
title_full O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes
title_fullStr O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes
title_full_unstemmed O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes
title_sort O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes
author Fantin, Monica
author_facet Fantin, Monica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fantin, Monica
dc.subject.por.fl_str_mv education, mediation, media competencies, students, digital culture
formación, mediación, competencias mediáticas, estudiantes, cultura digital.
formação, mediação, competências midiáticas, estudantes, cultura digital
topic education, mediation, media competencies, students, digital culture
formación, mediación, competencias mediáticas, estudiantes, cultura digital.
formação, mediação, competências midiáticas, estudantes, cultura digital
description O texto discute o lugar que a formação e as mediações entre pares, escolares e familiares ocupam nas aprendizagens “digitais” e nas competências midiáticas de crianças e jovens estudantes, a partir de uma pesquisa interinstitucional desenvolvida em 6 universidades brasileiras, no contexto de uma rede internacional de pesquisadores que investiga a temática das competências midiáticas para a cidadania. A pesquisa mais ampla, de abordagem quali-quantitativa, envolveu diferentes dimensões das competências midiáticas entre crianças, jovens, estudantes universitários, professores e comunicadores, e o recorte do artigo enfatiza o papel da formação na construção das competências midiáticas de estudantes de 9 a 12 anos e 14 e 16 anos em diferentes contextos socioculturais. O texto situa alguns fundamentos sobre formação, aprendizagem, mediação e competências midiáticas bem como os aspectos metodológicos da pesquisa. Na discussão sobre a formação recebida ou não pelos estudantes, o artigo destaca o lugar da aprendizagem autodidata, da aprendizagem com amigos, da mediação escolar e familiar e da formação em workshops. Por fim, situa alguns desafios da formação entendida como mediação educativa na promoção de experiências midiáticas e culturais responsáveis do ponto de vista semiótico, expressivo/estético e ético na escola e fora dela.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14226
10.20952/revtee.v13i32.14226
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14226
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.14226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14226/11120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875183300837376