INFLUÊNCIA DAS CARTEIRAS ESCOLARES NA POSTURA DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fisioterapia & Saúde Funcional |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/fisioterapiaesaudefuncional/article/view/20556 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a influência das carteiras escolares na postura de alunos da rede pública do município de Cajazeiras. A metodologia adotada foi um estudo exploratório de caráter quantitativo realizado de forma transversal, desenvolvido junto a duas escolas da rede estadual de ensino da cidade de Cajazeiras-PB, com sede na zona urbana, uma situada na zona norte e a outra na zona leste. Contou com um grupo de 60 alunos (metade para cada escola), que utilizam dois modelos de assentos distintos, a mesinha e a cadeira. Na coleta de dados utilizou-se o método de avaliação da simetria postural/corporal através do simetrógrafo e câmera que serviu como instrumento medidor das alterações posturais e também o método de RULA. Notou-se diante do estudo, que os alunos que utilizam os dois modelos de assento apresentaram problemas posturais. Confrontando ambos os grupos, observou-se que o grupo mesinha, apresentou 90% dos alunos com desvios posturais, enquanto que o grupo cadeira apresentou 93,3%. Pode-se perceber que os modelos de assentos utilizados pelos alunos e adotados pelas instituições de ensino tem sido comprometedores à saúde do estudante. Isso significa dizer que estes também tem contribuído significativamente para os problemas de postura do alunado. |
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