INFLUÊNCIA DAS CARTEIRAS ESCOLARES NA POSTURA DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, José Humberto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Meireles, Héber Rolim, Gonçalves Lopes Junior, José Evaldo, Jácome de Figueiredo, Alinne Danielle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fisioterapia & Saúde Funcional
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/fisioterapiaesaudefuncional/article/view/20556
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a influência das carteiras escolares na postura de alunos da rede pública do município de Cajazeiras. A metodologia adotada foi um estudo exploratório de caráter quantitativo realizado de forma transversal, desenvolvido junto a duas escolas da rede estadual de ensino da cidade de Cajazeiras-PB, com sede na zona urbana, uma situada na zona norte e a outra na zona leste. Contou com um grupo de 60 alunos (metade para cada escola), que utilizam dois modelos de assentos distintos, a mesinha e a cadeira. Na coleta de dados utilizou-se o método de avaliação da simetria postural/corporal através do simetrógrafo e câmera que serviu como instrumento medidor das alterações posturais e também o método de RULA. Notou-se diante do estudo, que os alunos que utilizam os dois modelos de assento apresentaram problemas posturais. Confrontando ambos os grupos, observou-se que o grupo mesinha, apresentou 90% dos alunos com desvios posturais, enquanto que o grupo cadeira apresentou 93,3%. Pode-se perceber que os modelos de assentos utilizados pelos alunos e adotados pelas instituições de ensino tem sido comprometedores à saúde do estudante. Isso significa dizer que estes também tem contribuído significativamente para os problemas de postura do alunado.
id UFC-3_2a20b3c07fb5f88bdc7f652ca2745800
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/20556
network_acronym_str UFC-3
network_name_str Fisioterapia & Saúde Funcional
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DAS CARTEIRAS ESCOLARES NA POSTURA DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINOCadeirasEscolaresMesinhasPosturas Este trabalho tem como objetivo analisar a influência das carteiras escolares na postura de alunos da rede pública do município de Cajazeiras. A metodologia adotada foi um estudo exploratório de caráter quantitativo realizado de forma transversal, desenvolvido junto a duas escolas da rede estadual de ensino da cidade de Cajazeiras-PB, com sede na zona urbana, uma situada na zona norte e a outra na zona leste. Contou com um grupo de 60 alunos (metade para cada escola), que utilizam dois modelos de assentos distintos, a mesinha e a cadeira. Na coleta de dados utilizou-se o método de avaliação da simetria postural/corporal através do simetrógrafo e câmera que serviu como instrumento medidor das alterações posturais e também o método de RULA. Notou-se diante do estudo, que os alunos que utilizam os dois modelos de assento apresentaram problemas posturais. Confrontando ambos os grupos, observou-se que o grupo mesinha, apresentou 90% dos alunos com desvios posturais, enquanto que o grupo cadeira apresentou 93,3%. Pode-se perceber que os modelos de assentos utilizados pelos alunos e adotados pelas instituições de ensino tem sido comprometedores à saúde do estudante. Isso significa dizer que estes também tem contribuído significativamente para os problemas de postura do alunado. Fisioterapia & Saúde Funcional2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa exploratória; quantitativo; experimentalapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/fisioterapiaesaudefuncional/article/view/20556Fisioterapia & Saúde Funcional; v. 2 n. 1 (2013): Classificação Internacional de Funcionalidade e os Avanços da Fisioterapia Generalista; 35-412238-80280000-0000reponame:Fisioterapia & Saúde Funcionalinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/fisioterapiaesaudefuncional/article/view/20556/30989Copyright (c) 2013 José Humberto Azevedo, Héber Rolim Meireles, José Evaldo Gonçalves Lopes Junior, Alinne Danielle Jácome de Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, José HumbertoMeireles, Héber RolimGonçalves Lopes Junior, José EvaldoJácome de Figueiredo, Alinne Danielle2017-10-30T16:41:28Zoai:periodicos.ufc:article/20556Revistahttp://periodicos.ufc.br/fisioterapiaesaudefuncional/indexPUBhttp://periodicos.ufc.br/fisioterapiaesaudefuncional/oairenatabessa@ufc.br || fisioterapiaesaudefuncional@gmail.com2238-80282238-8028opendoar:2017-10-30T16:41:28Fisioterapia & Saúde Funcional - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DAS CARTEIRAS ESCOLARES NA POSTURA DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
title INFLUÊNCIA DAS CARTEIRAS ESCOLARES NA POSTURA DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
spellingShingle INFLUÊNCIA DAS CARTEIRAS ESCOLARES NA POSTURA DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Azevedo, José Humberto
Cadeiras
Escolares
Mesinhas
Posturas
title_short INFLUÊNCIA DAS CARTEIRAS ESCOLARES NA POSTURA DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
title_full INFLUÊNCIA DAS CARTEIRAS ESCOLARES NA POSTURA DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
title_fullStr INFLUÊNCIA DAS CARTEIRAS ESCOLARES NA POSTURA DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DAS CARTEIRAS ESCOLARES NA POSTURA DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
title_sort INFLUÊNCIA DAS CARTEIRAS ESCOLARES NA POSTURA DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
author Azevedo, José Humberto
author_facet Azevedo, José Humberto
Meireles, Héber Rolim
Gonçalves Lopes Junior, José Evaldo
Jácome de Figueiredo, Alinne Danielle
author_role author
author2 Meireles, Héber Rolim
Gonçalves Lopes Junior, José Evaldo
Jácome de Figueiredo, Alinne Danielle
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, José Humberto
Meireles, Héber Rolim
Gonçalves Lopes Junior, José Evaldo
Jácome de Figueiredo, Alinne Danielle
dc.subject.por.fl_str_mv Cadeiras
Escolares
Mesinhas
Posturas
topic Cadeiras
Escolares
Mesinhas
Posturas
description Este trabalho tem como objetivo analisar a influência das carteiras escolares na postura de alunos da rede pública do município de Cajazeiras. A metodologia adotada foi um estudo exploratório de caráter quantitativo realizado de forma transversal, desenvolvido junto a duas escolas da rede estadual de ensino da cidade de Cajazeiras-PB, com sede na zona urbana, uma situada na zona norte e a outra na zona leste. Contou com um grupo de 60 alunos (metade para cada escola), que utilizam dois modelos de assentos distintos, a mesinha e a cadeira. Na coleta de dados utilizou-se o método de avaliação da simetria postural/corporal através do simetrógrafo e câmera que serviu como instrumento medidor das alterações posturais e também o método de RULA. Notou-se diante do estudo, que os alunos que utilizam os dois modelos de assento apresentaram problemas posturais. Confrontando ambos os grupos, observou-se que o grupo mesinha, apresentou 90% dos alunos com desvios posturais, enquanto que o grupo cadeira apresentou 93,3%. Pode-se perceber que os modelos de assentos utilizados pelos alunos e adotados pelas instituições de ensino tem sido comprometedores à saúde do estudante. Isso significa dizer que estes também tem contribuído significativamente para os problemas de postura do alunado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa exploratória; quantitativo; experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/fisioterapiaesaudefuncional/article/view/20556
url http://periodicos.ufc.br/fisioterapiaesaudefuncional/article/view/20556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/fisioterapiaesaudefuncional/article/view/20556/30989
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fisioterapia & Saúde Funcional
publisher.none.fl_str_mv Fisioterapia & Saúde Funcional
dc.source.none.fl_str_mv Fisioterapia & Saúde Funcional; v. 2 n. 1 (2013): Classificação Internacional de Funcionalidade e os Avanços da Fisioterapia Generalista; 35-41
2238-8028
0000-0000
reponame:Fisioterapia & Saúde Funcional
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Fisioterapia & Saúde Funcional
collection Fisioterapia & Saúde Funcional
repository.name.fl_str_mv Fisioterapia & Saúde Funcional - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv renatabessa@ufc.br || fisioterapiaesaudefuncional@gmail.com
_version_ 1799695360087556096