LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DAS DISFUNÇÕES POSTURAIS EM ALUNOS QUE FREQÜENTAM O ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GIGLIOTI, Bruna Pizzolito
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: BUOGO, Tatiana, MORANDI, Flávia, MARCÃO, Suelen, TELLES, Edmara Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7002
Resumo: A boa postura é a atitude adquirida utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra trauma, os aspectos envolvidos a uma atitude postural incorreta iniciam na infância e trazem com o decorrer dos anos alterações no aparelho locomotor muitas vezes imutáveis e progressivas, levando a um decréscimo da qualidade de vida e a movimentos desarmoniosos. Na adolescência acontece a fase do estirão do crescimento que pode coincidir com o desenvolvimento e a acentuação dos desvios posturais. Sendo assim, é necessário ser cuidadoso perante estas alterações, pois o que é apenas um processo fisiológico pode tornar-se patológico. Seria de grande valia, realizar avaliações posturais periodicamente nas escolas para se ter o controle do desenvolvimento normal dos indivíduos. Estudos comprovam que a progressão dos desalinhamentos posturais tem maior incidência no período da adolescência. Os desarranjos posturais comprometem as estruturas musculoesqueléticas, que podem limitar a habilidade funcional do individuo para realizar atividades repetitivas ou manter posturas sustentadas sem causar lesões nem dor. O estudo se propõe a uma análise dos aspectos mais evidentes de alterações posturais encontradas nas crianças que freqüentam a escola que possam levar a alterações progressivas até a idade adulta. Portanto foram avaliadas quanto a sua postura estática, 570 alunos com idade entre 6 a 16 anos que freqüentam a Escola Municipal Thomas Edson do bairro Borba Gato do município de Maringá nas séries de 1a a 8a, nos anos de 2004-2005. Utilizando simetrógrafo posicionado atrás do avaliado e o avaliador a uma distância de 2 metros. Avaliação postural foi baseada em propostas observacionais e palpatória de segmentos corporais onde comumente apresenta-se em desalinhamento, detectando somente se há ou não desníveis posturais sem medir grau ou intensidade dos mesmos. As dúvidas encontradas eram solucionadas pela opinião de dois ou mais avaliadores e/ou professores. A análise estatística realizada através do teste exato Fisher, média e freqüências divididas por faixa etária.Observou que 99% dos alunos apresentam um desalinhamento ou dores em alguma parte dos segmentos corporais, 70% dos alunos apresentam mais de uma alteração na postura, no que se refere a análise de ombro 91% apresentaram alterações, sendo que as mais comuns foram a de rotação interna e desnível. Já as disfunções de tronco são de 89%, incluindo análise de todos os segmentos da coluna vertebral onde constata a maior alteração em coluna lombar, conseqüentemente uma antiversão de quadril de 42,98% aparece com uma maior alteração de pelve (81,23%). Outros segmentos também figuram com proporções de alterações elevadas, sendo o joelho 78,6% ; tornozelo e pé 71,4% e cabeça 64,76%. Entre os sujeitos avaliados a média de idade foi de 9,64  2,5 anos tendo predominância do sexo masculino (50,35%). Dentre eles 37,02% praticam atividade física e 27,37% queixam-se de dor. Através destes resultados concluiu-se que a maioria dos alunos apresentaram alterações de ombro, supondo ser causadas pela má postura adquirida decorrente dos maus hábitos e pelo uso inadequado de mobiliários e bolsas, no ambiente escolar e familiar, capazes de durante o crescimento e desenvolvimento interferir na construção das curvaturas da coluna, pois é mais fácil corrigir as deformidades quando o indivíduo encontra-se em formação e crescimento e hábitos incorretos adquiridos.
id UNICESU -1_6b673f7aae2de2bb7b98b3f5e60dc0da
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7002
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DAS DISFUNÇÕES POSTURAIS EM ALUNOS QUE FREQÜENTAM O ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE MARINGÁAvaliaçãoPosturaIdade escolarA boa postura é a atitude adquirida utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra trauma, os aspectos envolvidos a uma atitude postural incorreta iniciam na infância e trazem com o decorrer dos anos alterações no aparelho locomotor muitas vezes imutáveis e progressivas, levando a um decréscimo da qualidade de vida e a movimentos desarmoniosos. Na adolescência acontece a fase do estirão do crescimento que pode coincidir com o desenvolvimento e a acentuação dos desvios posturais. Sendo assim, é necessário ser cuidadoso perante estas alterações, pois o que é apenas um processo fisiológico pode tornar-se patológico. Seria de grande valia, realizar avaliações posturais periodicamente nas escolas para se ter o controle do desenvolvimento normal dos indivíduos. Estudos comprovam que a progressão dos desalinhamentos posturais tem maior incidência no período da adolescência. Os desarranjos posturais comprometem as estruturas musculoesqueléticas, que podem limitar a habilidade funcional do individuo para realizar atividades repetitivas ou manter posturas sustentadas sem causar lesões nem dor. O estudo se propõe a uma análise dos aspectos mais evidentes de alterações posturais encontradas nas crianças que freqüentam a escola que possam levar a alterações progressivas até a idade adulta. Portanto foram avaliadas quanto a sua postura estática, 570 alunos com idade entre 6 a 16 anos que freqüentam a Escola Municipal Thomas Edson do bairro Borba Gato do município de Maringá nas séries de 1a a 8a, nos anos de 2004-2005. Utilizando simetrógrafo posicionado atrás do avaliado e o avaliador a uma distância de 2 metros. Avaliação postural foi baseada em propostas observacionais e palpatória de segmentos corporais onde comumente apresenta-se em desalinhamento, detectando somente se há ou não desníveis posturais sem medir grau ou intensidade dos mesmos. As dúvidas encontradas eram solucionadas pela opinião de dois ou mais avaliadores e/ou professores. A análise estatística realizada através do teste exato Fisher, média e freqüências divididas por faixa etária.Observou que 99% dos alunos apresentam um desalinhamento ou dores em alguma parte dos segmentos corporais, 70% dos alunos apresentam mais de uma alteração na postura, no que se refere a análise de ombro 91% apresentaram alterações, sendo que as mais comuns foram a de rotação interna e desnível. Já as disfunções de tronco são de 89%, incluindo análise de todos os segmentos da coluna vertebral onde constata a maior alteração em coluna lombar, conseqüentemente uma antiversão de quadril de 42,98% aparece com uma maior alteração de pelve (81,23%). Outros segmentos também figuram com proporções de alterações elevadas, sendo o joelho 78,6% ; tornozelo e pé 71,4% e cabeça 64,76%. Entre os sujeitos avaliados a média de idade foi de 9,64  2,5 anos tendo predominância do sexo masculino (50,35%). Dentre eles 37,02% praticam atividade física e 27,37% queixam-se de dor. Através destes resultados concluiu-se que a maioria dos alunos apresentaram alterações de ombro, supondo ser causadas pela má postura adquirida decorrente dos maus hábitos e pelo uso inadequado de mobiliários e bolsas, no ambiente escolar e familiar, capazes de durante o crescimento e desenvolvimento interferir na construção das curvaturas da coluna, pois é mais fácil corrigir as deformidades quando o indivíduo encontra-se em formação e crescimento e hábitos incorretos adquiridos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-01T16:22:14Z2005-10-192021-02-01T16:22:14Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7002porGIGLIOTI, Bruna PizzolitoBUOGO, TatianaMORANDI, FláviaMARCÃO, SuelenTELLES, Edmara Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-02T06:01:36ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DAS DISFUNÇÕES POSTURAIS EM ALUNOS QUE FREQÜENTAM O ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ
title LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DAS DISFUNÇÕES POSTURAIS EM ALUNOS QUE FREQÜENTAM O ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ
spellingShingle LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DAS DISFUNÇÕES POSTURAIS EM ALUNOS QUE FREQÜENTAM O ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ
GIGLIOTI, Bruna Pizzolito
Avaliação
Postura
Idade escolar
title_short LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DAS DISFUNÇÕES POSTURAIS EM ALUNOS QUE FREQÜENTAM O ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ
title_full LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DAS DISFUNÇÕES POSTURAIS EM ALUNOS QUE FREQÜENTAM O ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ
title_fullStr LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DAS DISFUNÇÕES POSTURAIS EM ALUNOS QUE FREQÜENTAM O ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ
title_full_unstemmed LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DAS DISFUNÇÕES POSTURAIS EM ALUNOS QUE FREQÜENTAM O ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ
title_sort LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DAS DISFUNÇÕES POSTURAIS EM ALUNOS QUE FREQÜENTAM O ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ
author GIGLIOTI, Bruna Pizzolito
author_facet GIGLIOTI, Bruna Pizzolito
BUOGO, Tatiana
MORANDI, Flávia
MARCÃO, Suelen
TELLES, Edmara Rita
author_role author
author2 BUOGO, Tatiana
MORANDI, Flávia
MARCÃO, Suelen
TELLES, Edmara Rita
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GIGLIOTI, Bruna Pizzolito
BUOGO, Tatiana
MORANDI, Flávia
MARCÃO, Suelen
TELLES, Edmara Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Postura
Idade escolar
topic Avaliação
Postura
Idade escolar
description A boa postura é a atitude adquirida utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra trauma, os aspectos envolvidos a uma atitude postural incorreta iniciam na infância e trazem com o decorrer dos anos alterações no aparelho locomotor muitas vezes imutáveis e progressivas, levando a um decréscimo da qualidade de vida e a movimentos desarmoniosos. Na adolescência acontece a fase do estirão do crescimento que pode coincidir com o desenvolvimento e a acentuação dos desvios posturais. Sendo assim, é necessário ser cuidadoso perante estas alterações, pois o que é apenas um processo fisiológico pode tornar-se patológico. Seria de grande valia, realizar avaliações posturais periodicamente nas escolas para se ter o controle do desenvolvimento normal dos indivíduos. Estudos comprovam que a progressão dos desalinhamentos posturais tem maior incidência no período da adolescência. Os desarranjos posturais comprometem as estruturas musculoesqueléticas, que podem limitar a habilidade funcional do individuo para realizar atividades repetitivas ou manter posturas sustentadas sem causar lesões nem dor. O estudo se propõe a uma análise dos aspectos mais evidentes de alterações posturais encontradas nas crianças que freqüentam a escola que possam levar a alterações progressivas até a idade adulta. Portanto foram avaliadas quanto a sua postura estática, 570 alunos com idade entre 6 a 16 anos que freqüentam a Escola Municipal Thomas Edson do bairro Borba Gato do município de Maringá nas séries de 1a a 8a, nos anos de 2004-2005. Utilizando simetrógrafo posicionado atrás do avaliado e o avaliador a uma distância de 2 metros. Avaliação postural foi baseada em propostas observacionais e palpatória de segmentos corporais onde comumente apresenta-se em desalinhamento, detectando somente se há ou não desníveis posturais sem medir grau ou intensidade dos mesmos. As dúvidas encontradas eram solucionadas pela opinião de dois ou mais avaliadores e/ou professores. A análise estatística realizada através do teste exato Fisher, média e freqüências divididas por faixa etária.Observou que 99% dos alunos apresentam um desalinhamento ou dores em alguma parte dos segmentos corporais, 70% dos alunos apresentam mais de uma alteração na postura, no que se refere a análise de ombro 91% apresentaram alterações, sendo que as mais comuns foram a de rotação interna e desnível. Já as disfunções de tronco são de 89%, incluindo análise de todos os segmentos da coluna vertebral onde constata a maior alteração em coluna lombar, conseqüentemente uma antiversão de quadril de 42,98% aparece com uma maior alteração de pelve (81,23%). Outros segmentos também figuram com proporções de alterações elevadas, sendo o joelho 78,6% ; tornozelo e pé 71,4% e cabeça 64,76%. Entre os sujeitos avaliados a média de idade foi de 9,64  2,5 anos tendo predominância do sexo masculino (50,35%). Dentre eles 37,02% praticam atividade física e 27,37% queixam-se de dor. Através destes resultados concluiu-se que a maioria dos alunos apresentaram alterações de ombro, supondo ser causadas pela má postura adquirida decorrente dos maus hábitos e pelo uso inadequado de mobiliários e bolsas, no ambiente escolar e familiar, capazes de durante o crescimento e desenvolvimento interferir na construção das curvaturas da coluna, pois é mais fácil corrigir as deformidades quando o indivíduo encontra-se em formação e crescimento e hábitos incorretos adquiridos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-01T16:22:14Z
2021-02-01T16:22:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771965506060288