Avaliação da rotulagem e fracionamento de produtos cárneos comercializados na cidade de Bom Jesus-PI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Paulo Gomes do Nascimento; Universidade Federal do Piauí
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Amorim, Wenderson Rodrigues de; Universidade Federal do Piauí, Melo, Eveny Silva de; Universidade Federal do Piauí, Pinheiro, Raizza Eveline Escórcio; Universidade Federal do Piauí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de higiene e sanidade animal
Texto Completo: http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/494
Resumo: O presente trabalho foi realizado na cidade de Bom Jesus-PI, com o objetivo de avaliar a rotulagem e o fracionamento de produtos cárneos selecionados procedentes de estabelecimentos com SIF. As coletas de dados foram realizadas nas três maiores redes de supermercados da região, que comercializam seus produtos na forma de atacado. As visitas ocorreram no segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017, sempre na primeira semana de cada mês, sendo uma loja por dia, em qualquer dos três períodos, com cronograma e ordem escolhido aleatoriamente através de sorteio. Em cada visita a coleta de dados foi realizada através da aplicação de checklist. Cada produto teve registro fotográfico caracterizando as condições de venda, identificação da rotulagem em geral e a informação nutricional. Os produtos cárneos selecionados foram: linguiça, salame, presunto, salsicha, jerked beef e charque. Foi realizada ainda a avaliação das não conformidades quanto ao fracionamento realizado pelos estabelecimentos que comercializam os produtos citados. Após análise dos resultados, concluiu-se que os supermercados avaliados apresentaram pouca variação na distribuição das marcas dos produtos analisados. O percentual de não conformidades foi maior nos produtos fracionados, em comparação aos produtos originais. Os produtos fracionados não exibem todas as informações necessárias à compreensão dos consumidores, impedindo dessa forma, a rastreabilidade do produto.  
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