Anúncios Publicitários: reflexos de épocas e estéticas femininas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schemes, Claudia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Denise Castilhos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências Sociais
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/31595
Resumo: O corpo feminino tem sido utilizado pela publicidade como ilustrativo para várias mercadorias. Tal uso não é algo restrito ao tempo atual; pelo contrário, é possível observar que, muitas vezes, esse corpo já se fez presente em jornais, revistas, cartazes, televisão, enfim na mídia, desde a década de 1960. O objetivo deste artigo é analisar os modos como esses corpos foram anunciados em alguns textos publicitários durante as décadas de 1960 e 1990, em um periódico regional, estabelecendo-se um contraponto com as imagens e as construções femininas percebidas pelos leitores. Para a elaboração dessa análise, optamos pelo uso da Semiótica e da Análise de Discurso.Palavras-chave: corpo feminino, anúncios publicitários, alavras-chave: jornal.--ABSTRACTThe feminine body has been used by the publicity like illustrative image of several goods. His use is not something limited at the current time, on the contrary, is possible to notice that very often this body was already made a present in newspapers, magazines, posters, television, finally in the media of a constant way. The objective of this article is to analyse the ways like these bodies they were announced during the decades of 60 and 90, in the Newspaper NH, when a counterpoint is established with the images and the feminine perceived constructions. For the analysis there were selected publicity announcements of the mentioned newspaper, when there have been like tools of analysis the Semiotics and the Analysis of Speech.Keywords: feminine body, publicity announcements, newspaper.
id UFC-6_bc2f67d863c8e71f4ca7ca43b0022213
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/31595
network_acronym_str UFC-6
network_name_str Revista de Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Anúncios Publicitários: reflexos de épocas e estéticas femininasEstudos de GêneroComunicaçãoO corpo feminino tem sido utilizado pela publicidade como ilustrativo para várias mercadorias. Tal uso não é algo restrito ao tempo atual; pelo contrário, é possível observar que, muitas vezes, esse corpo já se fez presente em jornais, revistas, cartazes, televisão, enfim na mídia, desde a década de 1960. O objetivo deste artigo é analisar os modos como esses corpos foram anunciados em alguns textos publicitários durante as décadas de 1960 e 1990, em um periódico regional, estabelecendo-se um contraponto com as imagens e as construções femininas percebidas pelos leitores. Para a elaboração dessa análise, optamos pelo uso da Semiótica e da Análise de Discurso.Palavras-chave: corpo feminino, anúncios publicitários, alavras-chave: jornal.--ABSTRACTThe feminine body has been used by the publicity like illustrative image of several goods. His use is not something limited at the current time, on the contrary, is possible to notice that very often this body was already made a present in newspapers, magazines, posters, television, finally in the media of a constant way. The objective of this article is to analyse the ways like these bodies they were announced during the decades of 60 and 90, in the Newspaper NH, when a counterpoint is established with the images and the feminine perceived constructions. For the analysis there were selected publicity announcements of the mentioned newspaper, when there have been like tools of analysis the Semiotics and the Analysis of Speech.Keywords: feminine body, publicity announcements, newspaper.Universidade Federal do Ceará2018-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/31595Revista de Ciências Sociais (Social Sciences' Journal); Vol. 42 No. 2 (2011): Dossiê: Gestão, Centralização e Dinâmicas Produtivas; 141-153Revista de Ciências Sociais (Revista de Ciencias Sociales); Vol. 42 Núm. 2 (2011): Dossiê: Gestão, Centralização e Dinâmicas Produtivas; 141-153Revista de Ciências Sociais; v. 42 n. 2 (2011): Dossiê: Gestão, Centralização e Dinâmicas Produtivas; 141-1532318-46200041-8862reponame:Revista de Ciências Sociaisinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/31595/73309Copyright (c) 2018 Revista de Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchemes, ClaudiaAraújo, Denise Castilhos de2018-11-09T15:02:42Zoai:periodicos.ufc:article/31595Revistahttp://periodicos.ufc.br/revciensoPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/revcienso/oai||rcs.ufc@gmail.com|| cunhafilho@ufc.br2318-46200041-8862opendoar:2018-11-09T15:02:42Revista de Ciências Sociais - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Anúncios Publicitários: reflexos de épocas e estéticas femininas
title Anúncios Publicitários: reflexos de épocas e estéticas femininas
spellingShingle Anúncios Publicitários: reflexos de épocas e estéticas femininas
Schemes, Claudia
Estudos de Gênero
Comunicação
title_short Anúncios Publicitários: reflexos de épocas e estéticas femininas
title_full Anúncios Publicitários: reflexos de épocas e estéticas femininas
title_fullStr Anúncios Publicitários: reflexos de épocas e estéticas femininas
title_full_unstemmed Anúncios Publicitários: reflexos de épocas e estéticas femininas
title_sort Anúncios Publicitários: reflexos de épocas e estéticas femininas
author Schemes, Claudia
author_facet Schemes, Claudia
Araújo, Denise Castilhos de
author_role author
author2 Araújo, Denise Castilhos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schemes, Claudia
Araújo, Denise Castilhos de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de Gênero
Comunicação
topic Estudos de Gênero
Comunicação
description O corpo feminino tem sido utilizado pela publicidade como ilustrativo para várias mercadorias. Tal uso não é algo restrito ao tempo atual; pelo contrário, é possível observar que, muitas vezes, esse corpo já se fez presente em jornais, revistas, cartazes, televisão, enfim na mídia, desde a década de 1960. O objetivo deste artigo é analisar os modos como esses corpos foram anunciados em alguns textos publicitários durante as décadas de 1960 e 1990, em um periódico regional, estabelecendo-se um contraponto com as imagens e as construções femininas percebidas pelos leitores. Para a elaboração dessa análise, optamos pelo uso da Semiótica e da Análise de Discurso.Palavras-chave: corpo feminino, anúncios publicitários, alavras-chave: jornal.--ABSTRACTThe feminine body has been used by the publicity like illustrative image of several goods. His use is not something limited at the current time, on the contrary, is possible to notice that very often this body was already made a present in newspapers, magazines, posters, television, finally in the media of a constant way. The objective of this article is to analyse the ways like these bodies they were announced during the decades of 60 and 90, in the Newspaper NH, when a counterpoint is established with the images and the feminine perceived constructions. For the analysis there were selected publicity announcements of the mentioned newspaper, when there have been like tools of analysis the Semiotics and the Analysis of Speech.Keywords: feminine body, publicity announcements, newspaper.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/31595
url http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/31595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/31595/73309
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Ciências Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Ciências Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciências Sociais (Social Sciences' Journal); Vol. 42 No. 2 (2011): Dossiê: Gestão, Centralização e Dinâmicas Produtivas; 141-153
Revista de Ciências Sociais (Revista de Ciencias Sociales); Vol. 42 Núm. 2 (2011): Dossiê: Gestão, Centralização e Dinâmicas Produtivas; 141-153
Revista de Ciências Sociais; v. 42 n. 2 (2011): Dossiê: Gestão, Centralização e Dinâmicas Produtivas; 141-153
2318-4620
0041-8862
reponame:Revista de Ciências Sociais
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista de Ciências Sociais
collection Revista de Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências Sociais - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||rcs.ufc@gmail.com|| cunhafilho@ufc.br
_version_ 1799698947473670144