Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Catherine Furtado dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24234
Resumo: SANTOS, Catherine Furtado dos. Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza. 2017. 110f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
id UFC-7_01b7ade6414d32643c1aa8fef5839a2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/24234
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de FortalezaPercussive knowledge in Fortaleza city public schoolsMúsica na escola - Fortaleza (CE)Instrumentos de percussão – Estudo e ensino - Fortaleza (CE)Percussão (Música) - Oficina de ArtesEducação musical - Fortaleza (CE)Martial-show bandMaracatusSANTOS, Catherine Furtado dos. Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza. 2017. 110f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.This thesis analyzed the percussive knowledge produced by the Maracatus and Marcial-Show bands in the public schools of the city of Fortaleza. In the school space, from the literatures in the area and the empirical data collected through the field research, it was identified that the percussive practices in collective are developed, mainly, by groups of maracatus and fanfarras, constituting like groups of extracurricular activities Which carry out essays, activities and artistic presentations. This phenomenon led to the problematization of the existence of these groups as generators of knowledge, but without an articulation with the educational activities of the school. Therefore, in view of this set of practices in school reality, the research affirms the existence of percussive knowledge through the educational dimensions of epistemic, identity and social knowledge based on the theory of the relationship with the knowledge of Charlot (2000) and proposes a reflection in the In terms of the epistemologies of the south, Santos (2010), for a constructive educational possibility and valid from percussive practices in collective in public schools. Through the semi-open interviews - with the chosen subjects - the research identified the percussive practices developed and understood the meanings attributed by the subjects in this learning process. Thus, this work brings contributions to the field of musical education from a perspective of the knowledge resonated in the socio-educational context of the school space.Esta tese analisou os saberes percussivos produzidos pelos grupos de Maracatus e Banda Marcial-Show nas escolas públicas da cidade de Fortaleza. No espaço escolar, a partir das literaturas na área e dos dados empíricos coletados através da pesquisa de campo, identificou-se que as práticas percussivas em coletivo são desenvolvidas, principalmente, por grupos de maracatus e fanfarras, constituindo-se como grupos de atividades extracurriculares que realizam ensaios, atividades e apresentações artísticas. Tal fenômeno propiciou a problematização sobre a existência desses grupos como geradores de conhecimento, porém, sem uma articulação com as atividades educativas da escola. Portanto, diante desse conjunto de práticas na realidade escolar, a pesquisa afirma a existência dos saberes percussivos através das dimensões educativas do saber epistêmico, de identidade e social com base na teoria da relação com o saber de Charlot (2000) e propõe uma reflexão nos termos das epistemologias do sul, de Santos (2010), para uma possibilidade educacional construtiva e válida a partir das práticas percussivas em coletivo nas escolas públicas. Através das entrevistas semiabertas - com os sujeitos escolhidos - a pesquisa identificou as práticas percussivas desenvolvidas e compreendeu os sentidos atribuídos pelos sujeitos nesse processo de aprendizagem. Assim, esse trabalho traz contribuições ao campo da educação musical a partir de uma perspectiva dos saberes ressoados no contexto socioeducativo do espaço escolar.Rogério, PedroSantos, Catherine Furtado dos2017-07-25T11:37:01Z2017-07-25T11:37:01Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSantos, C. F.; Rogério, P. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24234porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-25T11:37:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/24234Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:30.994720Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza
Percussive knowledge in Fortaleza city public schools
title Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza
spellingShingle Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza
Santos, Catherine Furtado dos
Música na escola - Fortaleza (CE)
Instrumentos de percussão – Estudo e ensino - Fortaleza (CE)
Percussão (Música) - Oficina de Artes
Educação musical - Fortaleza (CE)
Martial-show band
Maracatus
title_short Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza
title_full Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza
title_fullStr Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza
title_full_unstemmed Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza
title_sort Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza
author Santos, Catherine Furtado dos
author_facet Santos, Catherine Furtado dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rogério, Pedro
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Catherine Furtado dos
dc.subject.por.fl_str_mv Música na escola - Fortaleza (CE)
Instrumentos de percussão – Estudo e ensino - Fortaleza (CE)
Percussão (Música) - Oficina de Artes
Educação musical - Fortaleza (CE)
Martial-show band
Maracatus
topic Música na escola - Fortaleza (CE)
Instrumentos de percussão – Estudo e ensino - Fortaleza (CE)
Percussão (Música) - Oficina de Artes
Educação musical - Fortaleza (CE)
Martial-show band
Maracatus
description SANTOS, Catherine Furtado dos. Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza. 2017. 110f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-25T11:37:01Z
2017-07-25T11:37:01Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Santos, C. F.; Rogério, P. (2017)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24234
identifier_str_mv Santos, C. F.; Rogério, P. (2017)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028973547880448