O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Rosiene Sousa dos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42029
Resumo: Este trabalho monográfico tem por objetivo destacar a importância e a pertinência dos aspectos lingüísticos e metalingüísticos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita. Trata-se de considerar a concepção metalingüística das unidades gráficas, compreendidas como convenções sociais e, por conseguinte, suscetíveis de mediação. Elucidou-se que a escrita alfabética não representa os aspectos semânticos das palavras, mas sua seqüência fonológica e que, assim, a aprendizagem da leitura e da escrita depende da superação do realismo nominal. Nesta perspectiva, para que uma criança consiga ler e escrever necessita, primeiramente, descobrir e compreender a natureza da relação entre a linguagem oral e escrita. Aborda também revisão bibliográfica sobre a relação entre consciência fonológica e leitura. O último capítulo dá ênfase às abordagens construtivistas e a lingüística, apresentando-as como complementares e não excludentes.
id UFC-7_06e25ecd1f41d094ebfb9a661bc79bb2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42029
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamentalLingüísticaMetalinguisticaProcesso de ensino aprendizagemEste trabalho monográfico tem por objetivo destacar a importância e a pertinência dos aspectos lingüísticos e metalingüísticos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita. Trata-se de considerar a concepção metalingüística das unidades gráficas, compreendidas como convenções sociais e, por conseguinte, suscetíveis de mediação. Elucidou-se que a escrita alfabética não representa os aspectos semânticos das palavras, mas sua seqüência fonológica e que, assim, a aprendizagem da leitura e da escrita depende da superação do realismo nominal. Nesta perspectiva, para que uma criança consiga ler e escrever necessita, primeiramente, descobrir e compreender a natureza da relação entre a linguagem oral e escrita. Aborda também revisão bibliográfica sobre a relação entre consciência fonológica e leitura. O último capítulo dá ênfase às abordagens construtivistas e a lingüística, apresentando-as como complementares e não excludentes.Ferreira, Gláucia Maria de MenezesSantos, Maria Rosiene Sousa dos2019-05-24T17:47:15Z2019-05-24T17:47:15Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Maria Rosiene Sousa dos. O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. 76f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42029porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T17:47:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42029Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:03.108989Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
title O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
Santos, Maria Rosiene Sousa dos
Lingüística
Metalinguistica
Processo de ensino aprendizagem
title_short O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
title_sort O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
author Santos, Maria Rosiene Sousa dos
author_facet Santos, Maria Rosiene Sousa dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Rosiene Sousa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Lingüística
Metalinguistica
Processo de ensino aprendizagem
topic Lingüística
Metalinguistica
Processo de ensino aprendizagem
description Este trabalho monográfico tem por objetivo destacar a importância e a pertinência dos aspectos lingüísticos e metalingüísticos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita. Trata-se de considerar a concepção metalingüística das unidades gráficas, compreendidas como convenções sociais e, por conseguinte, suscetíveis de mediação. Elucidou-se que a escrita alfabética não representa os aspectos semânticos das palavras, mas sua seqüência fonológica e que, assim, a aprendizagem da leitura e da escrita depende da superação do realismo nominal. Nesta perspectiva, para que uma criança consiga ler e escrever necessita, primeiramente, descobrir e compreender a natureza da relação entre a linguagem oral e escrita. Aborda também revisão bibliográfica sobre a relação entre consciência fonológica e leitura. O último capítulo dá ênfase às abordagens construtivistas e a lingüística, apresentando-as como complementares e não excludentes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2019-05-24T17:47:15Z
2019-05-24T17:47:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Maria Rosiene Sousa dos. O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. 76f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42029
identifier_str_mv SANTOS, Maria Rosiene Sousa dos. O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. 76f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028958056218624