O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42029 |
Resumo: | Este trabalho monográfico tem por objetivo destacar a importância e a pertinência dos aspectos lingüísticos e metalingüísticos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita. Trata-se de considerar a concepção metalingüística das unidades gráficas, compreendidas como convenções sociais e, por conseguinte, suscetíveis de mediação. Elucidou-se que a escrita alfabética não representa os aspectos semânticos das palavras, mas sua seqüência fonológica e que, assim, a aprendizagem da leitura e da escrita depende da superação do realismo nominal. Nesta perspectiva, para que uma criança consiga ler e escrever necessita, primeiramente, descobrir e compreender a natureza da relação entre a linguagem oral e escrita. Aborda também revisão bibliográfica sobre a relação entre consciência fonológica e leitura. O último capítulo dá ênfase às abordagens construtivistas e a lingüística, apresentando-as como complementares e não excludentes. |
id |
UFC-7_06e25ecd1f41d094ebfb9a661bc79bb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42029 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamentalLingüísticaMetalinguisticaProcesso de ensino aprendizagemEste trabalho monográfico tem por objetivo destacar a importância e a pertinência dos aspectos lingüísticos e metalingüísticos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita. Trata-se de considerar a concepção metalingüística das unidades gráficas, compreendidas como convenções sociais e, por conseguinte, suscetíveis de mediação. Elucidou-se que a escrita alfabética não representa os aspectos semânticos das palavras, mas sua seqüência fonológica e que, assim, a aprendizagem da leitura e da escrita depende da superação do realismo nominal. Nesta perspectiva, para que uma criança consiga ler e escrever necessita, primeiramente, descobrir e compreender a natureza da relação entre a linguagem oral e escrita. Aborda também revisão bibliográfica sobre a relação entre consciência fonológica e leitura. O último capítulo dá ênfase às abordagens construtivistas e a lingüística, apresentando-as como complementares e não excludentes.Ferreira, Gláucia Maria de MenezesSantos, Maria Rosiene Sousa dos2019-05-24T17:47:15Z2019-05-24T17:47:15Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Maria Rosiene Sousa dos. O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. 76f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42029porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T17:47:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42029Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:03.108989Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental |
title |
O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental Santos, Maria Rosiene Sousa dos Lingüística Metalinguistica Processo de ensino aprendizagem |
title_short |
O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full |
O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental |
author |
Santos, Maria Rosiene Sousa dos |
author_facet |
Santos, Maria Rosiene Sousa dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Rosiene Sousa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingüística Metalinguistica Processo de ensino aprendizagem |
topic |
Lingüística Metalinguistica Processo de ensino aprendizagem |
description |
Este trabalho monográfico tem por objetivo destacar a importância e a pertinência dos aspectos lingüísticos e metalingüísticos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita. Trata-se de considerar a concepção metalingüística das unidades gráficas, compreendidas como convenções sociais e, por conseguinte, suscetíveis de mediação. Elucidou-se que a escrita alfabética não representa os aspectos semânticos das palavras, mas sua seqüência fonológica e que, assim, a aprendizagem da leitura e da escrita depende da superação do realismo nominal. Nesta perspectiva, para que uma criança consiga ler e escrever necessita, primeiramente, descobrir e compreender a natureza da relação entre a linguagem oral e escrita. Aborda também revisão bibliográfica sobre a relação entre consciência fonológica e leitura. O último capítulo dá ênfase às abordagens construtivistas e a lingüística, apresentando-as como complementares e não excludentes. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2019-05-24T17:47:15Z 2019-05-24T17:47:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Maria Rosiene Sousa dos. O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. 76f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42029 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Maria Rosiene Sousa dos. O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. 76f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028958056218624 |