A influência das propagandas na decisão de compra da cerveja pelos jovens: estudo dos apelos a seus valores morais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Tércio Murilo de Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30292
Resumo: Esta monografia tem como problemática a seguinte indagação: Visando criar uma campanha publicitária eficaz de cervejas, quais valores morais que preponderam no comportamento de jovens universitários de modo a sensibilizar estas pessoas e permitir o incremento das vendas? Dessa forma, tem-se como objetivo identificar os principais valores que influenciam esse público na decisão de compra de cerveja e, consequentemente, como estes valores podem influenciar positiva ou negativamente na construção da imagem da marca de cerveja na mente deste mesmo público. Quanto ao perfil do público, constata-se que 69% são homens e 31% são mulheres com faixa etária majoritária de 18 a 27 anos. Verificou-se na pesquisa que 66% deste público consome entre 2 e 4 garrafas de 600 ml com frequência média de consumo de 1 a 4 vez mensais; dentre os locais de consumo, observou-se que 73% preferem beber cerveja em bares e restaurantes na companhia de amigos mais próximos (71%). Também constatou-se que o sabor (58%) e a marca (23%) são os principais fatores decisivos de compra do jovem universitário; quanto à análise das propagandas expostas em vídeo, constatou-se que o principal valor identificado foi festas/amizade, e que a propaganda exerce forte influência no comportamento dos consumidores alvo da pesquisa, apesar de os entrevistados não confirmarem serem influenciados por esta. Conclui-se assim que uma campanha publicitária de cerveja, com a intenção de atrair o público jovem, deve ser criada ilustrando situações relacionadas a festas com amigos para aumentar o consumo da cerveja entre os jovens.
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