Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Lilianne Moreira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pinto, Elismária Catarina Barros
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39066
Resumo: O presente trabalho é resultado de pesquisa realizada na disciplina de Psicomotricidade ofertada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, no curso de Pedagogia. Na busca de desenvolver de forma plena os indivíduos é que a psicomotricidade vem tomando espaço na educação, proporcionando a interação das crianças com o meio, possibilitando suas expressões corporais e colaborando no processo de aprendizagem. Com o objetivo de compreender como aplicar este conceito num cotidiano escolar inclusivo foram propostas atividades de campo que se dividiram em quatro etapas: (i) visita a uma escola da rede municipal de Fortaleza em turma de 1º ano do Ensino Fundamental I, na qual houvesse aluno com deficiência matriculado, para realização de diagnóstico; (ii) planejamento das aulas a partir da realidade encontrada e dos aportes teóricos; (iii) aplicação das atividades; (iv) discussão dos resultados obtidos com o grupo. Para a elaboração das atividades foram realizados estudos apoiados na perspectiva da pessoa de Henry Wallon e em conceitos sobre psicomotricidade e educação inclusiva, além da observação em sala, norteando práticas significativas, contextualizadas e que possibilitassem a participação de todos. Durante a prática percebeu-se que as crianças ficam mais atentas e se relacionam melhor com o conteúdo quando fazem parte de sua construção. As diversas atividades de movimento relacionadas com o tema desenvolvido podem ser favoráveis para seu desenvolvimento cognitivo e motor. Os resultados indicaram que é necessário que os professores elaborem e pratiquem atividades psicomotoras dentro dos conteúdos desenvolvidos em sala para promover a atuação do movimento sobre o intelecto, relacionando-se com a afetividade, o pensamento e o nível de inteligência. Desta forma, as crianças podem reconhecer seu corpo, interagir com o meio e construir conceitos e técnicas.
id UFC-7_0a7f41b63a9be3a4801ba11c63db4f3c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39066
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aulaPsicomotricidadeEducação InclusivaAprendizagemO presente trabalho é resultado de pesquisa realizada na disciplina de Psicomotricidade ofertada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, no curso de Pedagogia. Na busca de desenvolver de forma plena os indivíduos é que a psicomotricidade vem tomando espaço na educação, proporcionando a interação das crianças com o meio, possibilitando suas expressões corporais e colaborando no processo de aprendizagem. Com o objetivo de compreender como aplicar este conceito num cotidiano escolar inclusivo foram propostas atividades de campo que se dividiram em quatro etapas: (i) visita a uma escola da rede municipal de Fortaleza em turma de 1º ano do Ensino Fundamental I, na qual houvesse aluno com deficiência matriculado, para realização de diagnóstico; (ii) planejamento das aulas a partir da realidade encontrada e dos aportes teóricos; (iii) aplicação das atividades; (iv) discussão dos resultados obtidos com o grupo. Para a elaboração das atividades foram realizados estudos apoiados na perspectiva da pessoa de Henry Wallon e em conceitos sobre psicomotricidade e educação inclusiva, além da observação em sala, norteando práticas significativas, contextualizadas e que possibilitassem a participação de todos. Durante a prática percebeu-se que as crianças ficam mais atentas e se relacionam melhor com o conteúdo quando fazem parte de sua construção. As diversas atividades de movimento relacionadas com o tema desenvolvido podem ser favoráveis para seu desenvolvimento cognitivo e motor. Os resultados indicaram que é necessário que os professores elaborem e pratiquem atividades psicomotoras dentro dos conteúdos desenvolvidos em sala para promover a atuação do movimento sobre o intelecto, relacionando-se com a afetividade, o pensamento e o nível de inteligência. Desta forma, as crianças podem reconhecer seu corpo, interagir com o meio e construir conceitos e técnicas.2019-01-23T15:32:44Z2019-01-23T15:32:44Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfDANTAS, Lilianne Moreira; PINTO, Elismária Catarina Barros. Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 20578-20587.2176 1396http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39066Dantas, Lilianne MoreiraPinto, Elismária Catarina Barrosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39066Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:57.044492Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula
title Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula
spellingShingle Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula
Dantas, Lilianne Moreira
Psicomotricidade
Educação Inclusiva
Aprendizagem
title_short Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula
title_full Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula
title_fullStr Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula
title_full_unstemmed Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula
title_sort Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula
author Dantas, Lilianne Moreira
author_facet Dantas, Lilianne Moreira
Pinto, Elismária Catarina Barros
author_role author
author2 Pinto, Elismária Catarina Barros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Lilianne Moreira
Pinto, Elismária Catarina Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Educação Inclusiva
Aprendizagem
topic Psicomotricidade
Educação Inclusiva
Aprendizagem
description O presente trabalho é resultado de pesquisa realizada na disciplina de Psicomotricidade ofertada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, no curso de Pedagogia. Na busca de desenvolver de forma plena os indivíduos é que a psicomotricidade vem tomando espaço na educação, proporcionando a interação das crianças com o meio, possibilitando suas expressões corporais e colaborando no processo de aprendizagem. Com o objetivo de compreender como aplicar este conceito num cotidiano escolar inclusivo foram propostas atividades de campo que se dividiram em quatro etapas: (i) visita a uma escola da rede municipal de Fortaleza em turma de 1º ano do Ensino Fundamental I, na qual houvesse aluno com deficiência matriculado, para realização de diagnóstico; (ii) planejamento das aulas a partir da realidade encontrada e dos aportes teóricos; (iii) aplicação das atividades; (iv) discussão dos resultados obtidos com o grupo. Para a elaboração das atividades foram realizados estudos apoiados na perspectiva da pessoa de Henry Wallon e em conceitos sobre psicomotricidade e educação inclusiva, além da observação em sala, norteando práticas significativas, contextualizadas e que possibilitassem a participação de todos. Durante a prática percebeu-se que as crianças ficam mais atentas e se relacionam melhor com o conteúdo quando fazem parte de sua construção. As diversas atividades de movimento relacionadas com o tema desenvolvido podem ser favoráveis para seu desenvolvimento cognitivo e motor. Os resultados indicaram que é necessário que os professores elaborem e pratiquem atividades psicomotoras dentro dos conteúdos desenvolvidos em sala para promover a atuação do movimento sobre o intelecto, relacionando-se com a afetividade, o pensamento e o nível de inteligência. Desta forma, as crianças podem reconhecer seu corpo, interagir com o meio e construir conceitos e técnicas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-23T15:32:44Z
2019-01-23T15:32:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DANTAS, Lilianne Moreira; PINTO, Elismária Catarina Barros. Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 20578-20587.
2176 1396
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39066
identifier_str_mv DANTAS, Lilianne Moreira; PINTO, Elismária Catarina Barros. Psicomotricidade e educação inclusiva: vivências em sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 20578-20587.
2176 1396
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028963590602752