Avaliação dos resultados do 3º ano do ensino médio em matemática no Ceará e sua repercussão na prática pedagógica dos professores: um estudo descritivo a partir dos testes do SPAECE nos anos 2008,2009 e 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hippolyto, Luzia de Queiroz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4744
Resumo: This paper analyzes the results of testing the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE), regarding the average participation and proficiency of students in the 3rd grade of high school, in Mathematics, in the years 2008, 2009 and 2010 and the impact on teaching practice teacher. Seven schools participated in this survey of state schools in the state of Ceará, located in Fortaleza, with higher and lower average results of proficiency. The method used was deductive in those described and analyzed data. Made use of bibliographic and documentary research, as well as the application of a questionnaire to understand what are the main differences between these schools, especially with regard to the teaching practice regarding the use of the test results, noting, for example such as schools behave by the high error rates in some of the descriptors reference matrix math. It was found that schools with better proficiency averages know those results and make use of them at various times of the teaching process, while schools with lower average proficiency partially know the results and do not use them properly.
id UFC-7_0a7fe4e954b618b274370de55319739e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/4744
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação dos resultados do 3º ano do ensino médio em matemática no Ceará e sua repercussão na prática pedagógica dos professores: um estudo descritivo a partir dos testes do SPAECE nos anos 2008,2009 e 2010Evaluation of the results of the 3rd year of high school math in Ceará and its impact on teachers' pedagogical practice: a descriptive study from the tests in the years 2008, 2009 and 2010 SPAECEEnsino médio - AvaliaçãoAvaliação educacionalMatemáticaThis paper analyzes the results of testing the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE), regarding the average participation and proficiency of students in the 3rd grade of high school, in Mathematics, in the years 2008, 2009 and 2010 and the impact on teaching practice teacher. Seven schools participated in this survey of state schools in the state of Ceará, located in Fortaleza, with higher and lower average results of proficiency. The method used was deductive in those described and analyzed data. Made use of bibliographic and documentary research, as well as the application of a questionnaire to understand what are the main differences between these schools, especially with regard to the teaching practice regarding the use of the test results, noting, for example such as schools behave by the high error rates in some of the descriptors reference matrix math. It was found that schools with better proficiency averages know those results and make use of them at various times of the teaching process, while schools with lower average proficiency partially know the results and do not use them properly.O presente trabalho analisa os resultados dos testes do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), no que concerne à média de participação e proficiência dos alunos da 3ª série do ensino médio, na disciplina de Matemática, nos anos de 2008, 2009 e 2010 e à repercussão na prática pedagógica do professor. Participaram desta pesquisa sete escolas da rede estadual de ensino do estado do Ceará, localizadas em Fortaleza, com maiores e menores resultados de média de proficiência. O método utilizado foi o dedutivo, em que se descreveram e se analisaram esses dados. Fez-se uso de pesquisa bibliográfica e documental, como também da aplicação de um questionário para entender quais são as principais diferenças entre essas escolas, especialmente, no que diz respeito à prática docente em relação ao uso dos resultados do teste, observando, por exemplo, como as escolas se comportam mediante os elevados percentuais de erros em alguns descritores da matriz de referência de Matemática. Verificou-se que as escolas com melhores médias de proficiência conhecem esses resultados e fazem uso deles em vários momentos do processo de ensino, ao passo que as escolas com menores médias de proficiência conhecem parcialmente os resultados e não os utilizam devidamente.Lima, Isaías Batista deHippolyto, Luzia de Queiroz2013-04-04T15:45:58Z2013-04-04T15:45:58Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHIPPOLYTO, Luzia de Queiroz. Avaliação dos resultados do 3º ano do ensino médio em matemática no Ceará e sua repercussão na prática pedagógica dos professores: um estudo descritivo a partir dos testes do SPAECE nos anos 2008, 2009 e 2010. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4744porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-03T11:45:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/4744Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:25:53.840304Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos resultados do 3º ano do ensino médio em matemática no Ceará e sua repercussão na prática pedagógica dos professores: um estudo descritivo a partir dos testes do SPAECE nos anos 2008,2009 e 2010
Evaluation of the results of the 3rd year of high school math in Ceará and its impact on teachers' pedagogical practice: a descriptive study from the tests in the years 2008, 2009 and 2010 SPAECE
title Avaliação dos resultados do 3º ano do ensino médio em matemática no Ceará e sua repercussão na prática pedagógica dos professores: um estudo descritivo a partir dos testes do SPAECE nos anos 2008,2009 e 2010
spellingShingle Avaliação dos resultados do 3º ano do ensino médio em matemática no Ceará e sua repercussão na prática pedagógica dos professores: um estudo descritivo a partir dos testes do SPAECE nos anos 2008,2009 e 2010
Hippolyto, Luzia de Queiroz
Ensino médio - Avaliação
Avaliação educacional
Matemática
title_short Avaliação dos resultados do 3º ano do ensino médio em matemática no Ceará e sua repercussão na prática pedagógica dos professores: um estudo descritivo a partir dos testes do SPAECE nos anos 2008,2009 e 2010
title_full Avaliação dos resultados do 3º ano do ensino médio em matemática no Ceará e sua repercussão na prática pedagógica dos professores: um estudo descritivo a partir dos testes do SPAECE nos anos 2008,2009 e 2010
title_fullStr Avaliação dos resultados do 3º ano do ensino médio em matemática no Ceará e sua repercussão na prática pedagógica dos professores: um estudo descritivo a partir dos testes do SPAECE nos anos 2008,2009 e 2010
title_full_unstemmed Avaliação dos resultados do 3º ano do ensino médio em matemática no Ceará e sua repercussão na prática pedagógica dos professores: um estudo descritivo a partir dos testes do SPAECE nos anos 2008,2009 e 2010
title_sort Avaliação dos resultados do 3º ano do ensino médio em matemática no Ceará e sua repercussão na prática pedagógica dos professores: um estudo descritivo a partir dos testes do SPAECE nos anos 2008,2009 e 2010
author Hippolyto, Luzia de Queiroz
author_facet Hippolyto, Luzia de Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Isaías Batista de
dc.contributor.author.fl_str_mv Hippolyto, Luzia de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio - Avaliação
Avaliação educacional
Matemática
topic Ensino médio - Avaliação
Avaliação educacional
Matemática
description This paper analyzes the results of testing the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE), regarding the average participation and proficiency of students in the 3rd grade of high school, in Mathematics, in the years 2008, 2009 and 2010 and the impact on teaching practice teacher. Seven schools participated in this survey of state schools in the state of Ceará, located in Fortaleza, with higher and lower average results of proficiency. The method used was deductive in those described and analyzed data. Made use of bibliographic and documentary research, as well as the application of a questionnaire to understand what are the main differences between these schools, especially with regard to the teaching practice regarding the use of the test results, noting, for example such as schools behave by the high error rates in some of the descriptors reference matrix math. It was found that schools with better proficiency averages know those results and make use of them at various times of the teaching process, while schools with lower average proficiency partially know the results and do not use them properly.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-04T15:45:58Z
2013-04-04T15:45:58Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HIPPOLYTO, Luzia de Queiroz. Avaliação dos resultados do 3º ano do ensino médio em matemática no Ceará e sua repercussão na prática pedagógica dos professores: um estudo descritivo a partir dos testes do SPAECE nos anos 2008, 2009 e 2010. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4744
identifier_str_mv HIPPOLYTO, Luzia de Queiroz. Avaliação dos resultados do 3º ano do ensino médio em matemática no Ceará e sua repercussão na prática pedagógica dos professores: um estudo descritivo a partir dos testes do SPAECE nos anos 2008, 2009 e 2010. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028800651329536