Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Thalis Jordy Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Monte, Gabriel de Oliveira, Carvalho, Janice Leal de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44955
Resumo: O presente artigo traz uma abordagem sobre o primeiro episódio da terceira temporada da série Black Mirror, Nosedive, sob a ótica da sociedade moderna das avaliações e como esta possui o ímpeto de classificar os indivíduos pertencentes a uma determinada comunidade. O embasamento teórico do artigo apoiou-se em paradigmas utilizados por autores como Anthony Giddens e o conceito modernidade, Guy Debord e a sociedade do espetáculo, Jean Baudrillard e Pierre Bourdieu e a sociedade do consumo e Solomon e o comportamento do consumidor. Através dessa base teórica, a metodologia foi a de um estudo de caso do Uber, aplicativo de corridas particulares, comparando a temática do episódio à forma como os passageiros avaliam os motoristas no sistema do aplicativo.
id UFC-7_0f6d4cb959eca9fb595a2e467a2b7656
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44955
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo UberTelevisão - MinissériesSociedadeConsumoO presente artigo traz uma abordagem sobre o primeiro episódio da terceira temporada da série Black Mirror, Nosedive, sob a ótica da sociedade moderna das avaliações e como esta possui o ímpeto de classificar os indivíduos pertencentes a uma determinada comunidade. O embasamento teórico do artigo apoiou-se em paradigmas utilizados por autores como Anthony Giddens e o conceito modernidade, Guy Debord e a sociedade do espetáculo, Jean Baudrillard e Pierre Bourdieu e a sociedade do consumo e Solomon e o comportamento do consumidor. Através dessa base teórica, a metodologia foi a de um estudo de caso do Uber, aplicativo de corridas particulares, comparando a temática do episódio à forma como os passageiros avaliam os motoristas no sistema do aplicativo.Intercom2019-08-21T14:17:43Z2019-08-21T14:17:43Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBRAZ, Thalis Jordy Gonçalves; MONTE, Gabriel de Oliveira; CARVALHO, Janice Leal de. Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 40., 4-9 set. 2017, Curitiba (PR). Anais... São Paulo: Intercom, 2017. Tema: Intercom 40 anos: comunicação, memórias e historicidades.2175 4683http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44955Braz, Thalis Jordy GonçalvesMonte, Gabriel de OliveiraCarvalho, Janice Leal deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T18:00:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44955Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:36.170588Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber
title Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber
spellingShingle Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber
Braz, Thalis Jordy Gonçalves
Televisão - Minisséries
Sociedade
Consumo
title_short Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber
title_full Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber
title_fullStr Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber
title_full_unstemmed Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber
title_sort Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber
author Braz, Thalis Jordy Gonçalves
author_facet Braz, Thalis Jordy Gonçalves
Monte, Gabriel de Oliveira
Carvalho, Janice Leal de
author_role author
author2 Monte, Gabriel de Oliveira
Carvalho, Janice Leal de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Thalis Jordy Gonçalves
Monte, Gabriel de Oliveira
Carvalho, Janice Leal de
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão - Minisséries
Sociedade
Consumo
topic Televisão - Minisséries
Sociedade
Consumo
description O presente artigo traz uma abordagem sobre o primeiro episódio da terceira temporada da série Black Mirror, Nosedive, sob a ótica da sociedade moderna das avaliações e como esta possui o ímpeto de classificar os indivíduos pertencentes a uma determinada comunidade. O embasamento teórico do artigo apoiou-se em paradigmas utilizados por autores como Anthony Giddens e o conceito modernidade, Guy Debord e a sociedade do espetáculo, Jean Baudrillard e Pierre Bourdieu e a sociedade do consumo e Solomon e o comportamento do consumidor. Através dessa base teórica, a metodologia foi a de um estudo de caso do Uber, aplicativo de corridas particulares, comparando a temática do episódio à forma como os passageiros avaliam os motoristas no sistema do aplicativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-08-21T14:17:43Z
2019-08-21T14:17:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAZ, Thalis Jordy Gonçalves; MONTE, Gabriel de Oliveira; CARVALHO, Janice Leal de. Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 40., 4-9 set. 2017, Curitiba (PR). Anais... São Paulo: Intercom, 2017. Tema: Intercom 40 anos: comunicação, memórias e historicidades.
2175 4683
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44955
identifier_str_mv BRAZ, Thalis Jordy Gonçalves; MONTE, Gabriel de Oliveira; CARVALHO, Janice Leal de. Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 40., 4-9 set. 2017, Curitiba (PR). Anais... São Paulo: Intercom, 2017. Tema: Intercom 40 anos: comunicação, memórias e historicidades.
2175 4683
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Intercom
publisher.none.fl_str_mv Intercom
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028812765528064