Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44955 |
Resumo: | O presente artigo traz uma abordagem sobre o primeiro episódio da terceira temporada da série Black Mirror, Nosedive, sob a ótica da sociedade moderna das avaliações e como esta possui o ímpeto de classificar os indivíduos pertencentes a uma determinada comunidade. O embasamento teórico do artigo apoiou-se em paradigmas utilizados por autores como Anthony Giddens e o conceito modernidade, Guy Debord e a sociedade do espetáculo, Jean Baudrillard e Pierre Bourdieu e a sociedade do consumo e Solomon e o comportamento do consumidor. Através dessa base teórica, a metodologia foi a de um estudo de caso do Uber, aplicativo de corridas particulares, comparando a temática do episódio à forma como os passageiros avaliam os motoristas no sistema do aplicativo. |
id |
UFC-7_0f6d4cb959eca9fb595a2e467a2b7656 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44955 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo UberTelevisão - MinissériesSociedadeConsumoO presente artigo traz uma abordagem sobre o primeiro episódio da terceira temporada da série Black Mirror, Nosedive, sob a ótica da sociedade moderna das avaliações e como esta possui o ímpeto de classificar os indivíduos pertencentes a uma determinada comunidade. O embasamento teórico do artigo apoiou-se em paradigmas utilizados por autores como Anthony Giddens e o conceito modernidade, Guy Debord e a sociedade do espetáculo, Jean Baudrillard e Pierre Bourdieu e a sociedade do consumo e Solomon e o comportamento do consumidor. Através dessa base teórica, a metodologia foi a de um estudo de caso do Uber, aplicativo de corridas particulares, comparando a temática do episódio à forma como os passageiros avaliam os motoristas no sistema do aplicativo.Intercom2019-08-21T14:17:43Z2019-08-21T14:17:43Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBRAZ, Thalis Jordy Gonçalves; MONTE, Gabriel de Oliveira; CARVALHO, Janice Leal de. Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 40., 4-9 set. 2017, Curitiba (PR). Anais... São Paulo: Intercom, 2017. Tema: Intercom 40 anos: comunicação, memórias e historicidades.2175 4683http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44955Braz, Thalis Jordy GonçalvesMonte, Gabriel de OliveiraCarvalho, Janice Leal deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T18:00:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44955Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:36.170588Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber |
title |
Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber |
spellingShingle |
Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber Braz, Thalis Jordy Gonçalves Televisão - Minisséries Sociedade Consumo |
title_short |
Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber |
title_full |
Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber |
title_fullStr |
Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber |
title_full_unstemmed |
Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber |
title_sort |
Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber |
author |
Braz, Thalis Jordy Gonçalves |
author_facet |
Braz, Thalis Jordy Gonçalves Monte, Gabriel de Oliveira Carvalho, Janice Leal de |
author_role |
author |
author2 |
Monte, Gabriel de Oliveira Carvalho, Janice Leal de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braz, Thalis Jordy Gonçalves Monte, Gabriel de Oliveira Carvalho, Janice Leal de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão - Minisséries Sociedade Consumo |
topic |
Televisão - Minisséries Sociedade Consumo |
description |
O presente artigo traz uma abordagem sobre o primeiro episódio da terceira temporada da série Black Mirror, Nosedive, sob a ótica da sociedade moderna das avaliações e como esta possui o ímpeto de classificar os indivíduos pertencentes a uma determinada comunidade. O embasamento teórico do artigo apoiou-se em paradigmas utilizados por autores como Anthony Giddens e o conceito modernidade, Guy Debord e a sociedade do espetáculo, Jean Baudrillard e Pierre Bourdieu e a sociedade do consumo e Solomon e o comportamento do consumidor. Através dessa base teórica, a metodologia foi a de um estudo de caso do Uber, aplicativo de corridas particulares, comparando a temática do episódio à forma como os passageiros avaliam os motoristas no sistema do aplicativo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-08-21T14:17:43Z 2019-08-21T14:17:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRAZ, Thalis Jordy Gonçalves; MONTE, Gabriel de Oliveira; CARVALHO, Janice Leal de. Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 40., 4-9 set. 2017, Curitiba (PR). Anais... São Paulo: Intercom, 2017. Tema: Intercom 40 anos: comunicação, memórias e historicidades. 2175 4683 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44955 |
identifier_str_mv |
BRAZ, Thalis Jordy Gonçalves; MONTE, Gabriel de Oliveira; CARVALHO, Janice Leal de. Black Mirror e a sociedade das avaliações: um estudo de caso do aplicativo Uber. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 40., 4-9 set. 2017, Curitiba (PR). Anais... São Paulo: Intercom, 2017. Tema: Intercom 40 anos: comunicação, memórias e historicidades. 2175 4683 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Intercom |
publisher.none.fl_str_mv |
Intercom |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028812765528064 |