Significado da docência à luz das narrativas de professoras aposentadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300000ffpm |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45156 |
Resumo: | Este estudo é uma análise das narrativas de professoras aposentadas da rede pública de ensino de diferentes municípios do Estado do Ceará, buscando entender todo um contexto de pensamento, comportamentos, valores e concepções no que diz respeito ao significado da docência. A problemática consiste na preocupação em pesquisar elementos importantes que preservem a história e a memória da educação brasileira, em particular cearense. Desse modo, a fim de dar suporte e nortear à nossa prática em campo, empregamos as contribuições de Bosi (2012) ao refletir sobre a utilização da memória como ferramenta metodológica na pesquisa em ciências humanas, assim como a concepção de António Nóvoa (2007) acerca das abordagens (auto) biográficas, essa perspectiva se fez oportuna e de grande valor. Para melhor organização, o estudo se desenvolveu em três etapas: estudo teórico-metodológico investigação para localização das docentes aposentadas; e as entrevistas propriamente ditas, que tiveram como lócus a própria residência das entrevistadas. Diante disso, foi possível analisar as narrativas e concluir que a escolha da profissão era condicionada à perspectiva de uma vocação inata que se atrelava a necessidade de se firmar no mercado de trabalho. Logo, o “bom professor” era aquele que amava seus alunos e sua profissão. Tomado, muitas vezes como um apóstolo do saber, esse profissional se dedicava integralmente, não medindo esforços. Por fim, esse passado histórico amplia a compreensão da educação e do significado de docência, aproximando as gerações para uma melhor compreensão da constituição e instituição da profissão docente. |
id |
UFC-7_13b321dac48ae1c41abca9677640507c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45156 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Significado da docência à luz das narrativas de professoras aposentadasDocênciaAutobiografiaHistóriaEste estudo é uma análise das narrativas de professoras aposentadas da rede pública de ensino de diferentes municípios do Estado do Ceará, buscando entender todo um contexto de pensamento, comportamentos, valores e concepções no que diz respeito ao significado da docência. A problemática consiste na preocupação em pesquisar elementos importantes que preservem a história e a memória da educação brasileira, em particular cearense. Desse modo, a fim de dar suporte e nortear à nossa prática em campo, empregamos as contribuições de Bosi (2012) ao refletir sobre a utilização da memória como ferramenta metodológica na pesquisa em ciências humanas, assim como a concepção de António Nóvoa (2007) acerca das abordagens (auto) biográficas, essa perspectiva se fez oportuna e de grande valor. Para melhor organização, o estudo se desenvolveu em três etapas: estudo teórico-metodológico investigação para localização das docentes aposentadas; e as entrevistas propriamente ditas, que tiveram como lócus a própria residência das entrevistadas. Diante disso, foi possível analisar as narrativas e concluir que a escolha da profissão era condicionada à perspectiva de uma vocação inata que se atrelava a necessidade de se firmar no mercado de trabalho. Logo, o “bom professor” era aquele que amava seus alunos e sua profissão. Tomado, muitas vezes como um apóstolo do saber, esse profissional se dedicava integralmente, não medindo esforços. Por fim, esse passado histórico amplia a compreensão da educação e do significado de docência, aproximando as gerações para uma melhor compreensão da constituição e instituição da profissão docente.Edições UFC2019-08-26T18:29:50Z2019-08-26T18:29:50Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPAIXÃO, Erinelda da Costa; SILVA, Júlia de Fátima Santos da; SILVA, Luzia Márjorie Ferreira da. Significado da docência à luz das narrativas de professoras aposentadas. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 427-435.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45156ark:/83112/001300000ffpmPaixão, Erinelda da CostaSilva, Júlia de Fátima Santos daSilva, Luzia Márjorie Ferreira daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45156Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:00.971747Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Significado da docência à luz das narrativas de professoras aposentadas |
title |
Significado da docência à luz das narrativas de professoras aposentadas |
spellingShingle |
Significado da docência à luz das narrativas de professoras aposentadas Paixão, Erinelda da Costa Docência Autobiografia História |
title_short |
Significado da docência à luz das narrativas de professoras aposentadas |
title_full |
Significado da docência à luz das narrativas de professoras aposentadas |
title_fullStr |
Significado da docência à luz das narrativas de professoras aposentadas |
title_full_unstemmed |
Significado da docência à luz das narrativas de professoras aposentadas |
title_sort |
Significado da docência à luz das narrativas de professoras aposentadas |
author |
Paixão, Erinelda da Costa |
author_facet |
Paixão, Erinelda da Costa Silva, Júlia de Fátima Santos da Silva, Luzia Márjorie Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Júlia de Fátima Santos da Silva, Luzia Márjorie Ferreira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Erinelda da Costa Silva, Júlia de Fátima Santos da Silva, Luzia Márjorie Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Autobiografia História |
topic |
Docência Autobiografia História |
description |
Este estudo é uma análise das narrativas de professoras aposentadas da rede pública de ensino de diferentes municípios do Estado do Ceará, buscando entender todo um contexto de pensamento, comportamentos, valores e concepções no que diz respeito ao significado da docência. A problemática consiste na preocupação em pesquisar elementos importantes que preservem a história e a memória da educação brasileira, em particular cearense. Desse modo, a fim de dar suporte e nortear à nossa prática em campo, empregamos as contribuições de Bosi (2012) ao refletir sobre a utilização da memória como ferramenta metodológica na pesquisa em ciências humanas, assim como a concepção de António Nóvoa (2007) acerca das abordagens (auto) biográficas, essa perspectiva se fez oportuna e de grande valor. Para melhor organização, o estudo se desenvolveu em três etapas: estudo teórico-metodológico investigação para localização das docentes aposentadas; e as entrevistas propriamente ditas, que tiveram como lócus a própria residência das entrevistadas. Diante disso, foi possível analisar as narrativas e concluir que a escolha da profissão era condicionada à perspectiva de uma vocação inata que se atrelava a necessidade de se firmar no mercado de trabalho. Logo, o “bom professor” era aquele que amava seus alunos e sua profissão. Tomado, muitas vezes como um apóstolo do saber, esse profissional se dedicava integralmente, não medindo esforços. Por fim, esse passado histórico amplia a compreensão da educação e do significado de docência, aproximando as gerações para uma melhor compreensão da constituição e instituição da profissão docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-26T18:29:50Z 2019-08-26T18:29:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAIXÃO, Erinelda da Costa; SILVA, Júlia de Fátima Santos da; SILVA, Luzia Márjorie Ferreira da. Significado da docência à luz das narrativas de professoras aposentadas. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 427-435. 2447 2085 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45156 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300000ffpm |
identifier_str_mv |
PAIXÃO, Erinelda da Costa; SILVA, Júlia de Fátima Santos da; SILVA, Luzia Márjorie Ferreira da. Significado da docência à luz das narrativas de professoras aposentadas. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 427-435. 2447 2085 ark:/83112/001300000ffpm |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373763558801408 |