Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Júlia de Fátima Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Andrade, Francisco Ari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27945
Resumo: O presente artigo versa sobre o significado da docência e da alfabetização para professoras aposentadas, que atuaram na segunda metade do século XX, na região metropolitana de Fortaleza. O referencial teórico-metodológico se norteia pela intersecção memória-velhice de Ecléa Bosi (2012), pelo conceito de memória de Jacques Le Goff (2013), pela perspectiva narrativa de Jerome Bruner (2001) e Delory-Momberger (2008), e pela concepção de António Nóvoa (2007) acerca das abordagens autobiográficas. O referido trabalho, de abordagem qualitativa, desenvolveu-se em três etapas, que consistem no estudo teórico-metodológico acerca dos temas de narrativa docente, memória, (auto)biografia, escrita de si e História da Educação; em entrevistas narrativas com quatro professoras aposentadas; e, por fim, na elaboração do texto narrativo sobre a história de cada uma das protagonistas, a partir da análise, identificação, revisão e catalogação das suas memórias. Com todo o exposto, foi possível produzir um quadro analítico com destaque às representações que as docentes apontaram sobre a docência e a construção, identificação e reflexão do significado histórico da profissão, da mesma forma que se desvelaram as práticas pedagógicas de alfabetização utilizadas no século anterior, tomando as reminiscências como elemento de reflexão. 
id VERACRUZ-0_95982e3a404731c85fc338784953a2aa
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27945
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachersMemóriaNarrativaDocênciaHistória da Educação.O presente artigo versa sobre o significado da docência e da alfabetização para professoras aposentadas, que atuaram na segunda metade do século XX, na região metropolitana de Fortaleza. O referencial teórico-metodológico se norteia pela intersecção memória-velhice de Ecléa Bosi (2012), pelo conceito de memória de Jacques Le Goff (2013), pela perspectiva narrativa de Jerome Bruner (2001) e Delory-Momberger (2008), e pela concepção de António Nóvoa (2007) acerca das abordagens autobiográficas. O referido trabalho, de abordagem qualitativa, desenvolveu-se em três etapas, que consistem no estudo teórico-metodológico acerca dos temas de narrativa docente, memória, (auto)biografia, escrita de si e História da Educação; em entrevistas narrativas com quatro professoras aposentadas; e, por fim, na elaboração do texto narrativo sobre a história de cada uma das protagonistas, a partir da análise, identificação, revisão e catalogação das suas memórias. Com todo o exposto, foi possível produzir um quadro analítico com destaque às representações que as docentes apontaram sobre a docência e a construção, identificação e reflexão do significado histórico da profissão, da mesma forma que se desvelaram as práticas pedagógicas de alfabetização utilizadas no século anterior, tomando as reminiscências como elemento de reflexão. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2794510.34117/bjdv7n4-230Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 36642-36661Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 36642-36661Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 36642-366612525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27945/22113Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Júlia de Fátima Santosde Andrade, Francisco Ari2021-07-28T18:56:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27945Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:01.424763Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers
title Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers
spellingShingle Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers
da Silva, Júlia de Fátima Santos
Memória
Narrativa
Docência
História da Educação.
title_short Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers
title_full Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers
title_fullStr Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers
title_full_unstemmed Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers
title_sort Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers
author da Silva, Júlia de Fátima Santos
author_facet da Silva, Júlia de Fátima Santos
de Andrade, Francisco Ari
author_role author
author2 de Andrade, Francisco Ari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Júlia de Fátima Santos
de Andrade, Francisco Ari
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Narrativa
Docência
História da Educação.
topic Memória
Narrativa
Docência
História da Educação.
description O presente artigo versa sobre o significado da docência e da alfabetização para professoras aposentadas, que atuaram na segunda metade do século XX, na região metropolitana de Fortaleza. O referencial teórico-metodológico se norteia pela intersecção memória-velhice de Ecléa Bosi (2012), pelo conceito de memória de Jacques Le Goff (2013), pela perspectiva narrativa de Jerome Bruner (2001) e Delory-Momberger (2008), e pela concepção de António Nóvoa (2007) acerca das abordagens autobiográficas. O referido trabalho, de abordagem qualitativa, desenvolveu-se em três etapas, que consistem no estudo teórico-metodológico acerca dos temas de narrativa docente, memória, (auto)biografia, escrita de si e História da Educação; em entrevistas narrativas com quatro professoras aposentadas; e, por fim, na elaboração do texto narrativo sobre a história de cada uma das protagonistas, a partir da análise, identificação, revisão e catalogação das suas memórias. Com todo o exposto, foi possível produzir um quadro analítico com destaque às representações que as docentes apontaram sobre a docência e a construção, identificação e reflexão do significado histórico da profissão, da mesma forma que se desvelaram as práticas pedagógicas de alfabetização utilizadas no século anterior, tomando as reminiscências como elemento de reflexão. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27945
10.34117/bjdv7n4-230
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27945
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27945/22113
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 36642-36661
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 36642-36661
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 36642-36661
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645524487634944