Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27945 |
Resumo: | O presente artigo versa sobre o significado da docência e da alfabetização para professoras aposentadas, que atuaram na segunda metade do século XX, na região metropolitana de Fortaleza. O referencial teórico-metodológico se norteia pela intersecção memória-velhice de Ecléa Bosi (2012), pelo conceito de memória de Jacques Le Goff (2013), pela perspectiva narrativa de Jerome Bruner (2001) e Delory-Momberger (2008), e pela concepção de António Nóvoa (2007) acerca das abordagens autobiográficas. O referido trabalho, de abordagem qualitativa, desenvolveu-se em três etapas, que consistem no estudo teórico-metodológico acerca dos temas de narrativa docente, memória, (auto)biografia, escrita de si e História da Educação; em entrevistas narrativas com quatro professoras aposentadas; e, por fim, na elaboração do texto narrativo sobre a história de cada uma das protagonistas, a partir da análise, identificação, revisão e catalogação das suas memórias. Com todo o exposto, foi possível produzir um quadro analítico com destaque às representações que as docentes apontaram sobre a docência e a construção, identificação e reflexão do significado histórico da profissão, da mesma forma que se desvelaram as práticas pedagógicas de alfabetização utilizadas no século anterior, tomando as reminiscências como elemento de reflexão. |
id |
VERACRUZ-0_95982e3a404731c85fc338784953a2aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27945 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachersMemóriaNarrativaDocênciaHistória da Educação.O presente artigo versa sobre o significado da docência e da alfabetização para professoras aposentadas, que atuaram na segunda metade do século XX, na região metropolitana de Fortaleza. O referencial teórico-metodológico se norteia pela intersecção memória-velhice de Ecléa Bosi (2012), pelo conceito de memória de Jacques Le Goff (2013), pela perspectiva narrativa de Jerome Bruner (2001) e Delory-Momberger (2008), e pela concepção de António Nóvoa (2007) acerca das abordagens autobiográficas. O referido trabalho, de abordagem qualitativa, desenvolveu-se em três etapas, que consistem no estudo teórico-metodológico acerca dos temas de narrativa docente, memória, (auto)biografia, escrita de si e História da Educação; em entrevistas narrativas com quatro professoras aposentadas; e, por fim, na elaboração do texto narrativo sobre a história de cada uma das protagonistas, a partir da análise, identificação, revisão e catalogação das suas memórias. Com todo o exposto, foi possível produzir um quadro analítico com destaque às representações que as docentes apontaram sobre a docência e a construção, identificação e reflexão do significado histórico da profissão, da mesma forma que se desvelaram as práticas pedagógicas de alfabetização utilizadas no século anterior, tomando as reminiscências como elemento de reflexão. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2794510.34117/bjdv7n4-230Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 36642-36661Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 36642-36661Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 36642-366612525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27945/22113Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Júlia de Fátima Santosde Andrade, Francisco Ari2021-07-28T18:56:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27945Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:01.424763Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers |
title |
Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers |
spellingShingle |
Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers da Silva, Júlia de Fátima Santos Memória Narrativa Docência História da Educação. |
title_short |
Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers |
title_full |
Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers |
title_fullStr |
Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers |
title_full_unstemmed |
Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers |
title_sort |
Docência e alfabetização em destaque: narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas / Featured teaching and literacy: narratives of retired literacy teachers |
author |
da Silva, Júlia de Fátima Santos |
author_facet |
da Silva, Júlia de Fátima Santos de Andrade, Francisco Ari |
author_role |
author |
author2 |
de Andrade, Francisco Ari |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Júlia de Fátima Santos de Andrade, Francisco Ari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Narrativa Docência História da Educação. |
topic |
Memória Narrativa Docência História da Educação. |
description |
O presente artigo versa sobre o significado da docência e da alfabetização para professoras aposentadas, que atuaram na segunda metade do século XX, na região metropolitana de Fortaleza. O referencial teórico-metodológico se norteia pela intersecção memória-velhice de Ecléa Bosi (2012), pelo conceito de memória de Jacques Le Goff (2013), pela perspectiva narrativa de Jerome Bruner (2001) e Delory-Momberger (2008), e pela concepção de António Nóvoa (2007) acerca das abordagens autobiográficas. O referido trabalho, de abordagem qualitativa, desenvolveu-se em três etapas, que consistem no estudo teórico-metodológico acerca dos temas de narrativa docente, memória, (auto)biografia, escrita de si e História da Educação; em entrevistas narrativas com quatro professoras aposentadas; e, por fim, na elaboração do texto narrativo sobre a história de cada uma das protagonistas, a partir da análise, identificação, revisão e catalogação das suas memórias. Com todo o exposto, foi possível produzir um quadro analítico com destaque às representações que as docentes apontaram sobre a docência e a construção, identificação e reflexão do significado histórico da profissão, da mesma forma que se desvelaram as práticas pedagógicas de alfabetização utilizadas no século anterior, tomando as reminiscências como elemento de reflexão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27945 10.34117/bjdv7n4-230 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27945 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27945/22113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 36642-36661 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 36642-36661 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 36642-36661 2525-8761 10.34117/bjd.v7i4 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645524487634944 |