Sequência Fedathi no ensino da matemática: metodologia de um projeto de extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maiara Lopes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Meneses, Francisca Márcia Coelho de, Farias, Gilmar Alves de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59687
Resumo: O presente resumo é uma descrição da metodologia de ensino utilizada nas oficinas do Projeto de extensão intitulada: Formação Inicial e Continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais Ensino fundamental, ofertada pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (PREX/UFC), tendo por objetivo reforçar a capacitação dos alunos da graduação do curso de Pedagogia e professores da rede pública Municipal e Estadual do Ceará na área da Matemática. A Sequência Fedathi tem a finalidade de proporcionar melhor compreensão dos conteúdos matemáticos, assim, as oficinas foram planejadas como sessões didáticas, explicitando como se dá o processo dos instrumentos utilizados durante os encontros presenciais, o uso da tecnologia digital aliada a aula convencional, e também da utilização de materiais analógicos, partindo da avaliação do conhecimento da metodologia Sequência Fedathi, e fundamentado no texto de Santos (2016). Sendo esta dividida em quatro etapas: tomada de posição, maturação, solução e prova; assim levando os participantes a refletir em suas resoluções e respostas, esta é a finalidade de todas as etapas juntas. Os palestrantes são estudantes da área da Matemática e também conhecedores da metodologia em questão. Consideramos que essa metodologia, traz uma proposta inovadora no ensino, não somente na área da matemática, mas pode ser implementada em outras disciplinas, visando não somente os resultados, mas como se dão os processos de aprendizagem.
id UFC-7_14968c91008219099562c16ae9b50b4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/59687
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Sequência Fedathi no ensino da matemática: metodologia de um projeto de extensãoMatemática - Metodologia de ensinoProfessores - CapacitaçãoProfessores - Educação (Educação permanente)Sequência FedathiO presente resumo é uma descrição da metodologia de ensino utilizada nas oficinas do Projeto de extensão intitulada: Formação Inicial e Continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais Ensino fundamental, ofertada pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (PREX/UFC), tendo por objetivo reforçar a capacitação dos alunos da graduação do curso de Pedagogia e professores da rede pública Municipal e Estadual do Ceará na área da Matemática. A Sequência Fedathi tem a finalidade de proporcionar melhor compreensão dos conteúdos matemáticos, assim, as oficinas foram planejadas como sessões didáticas, explicitando como se dá o processo dos instrumentos utilizados durante os encontros presenciais, o uso da tecnologia digital aliada a aula convencional, e também da utilização de materiais analógicos, partindo da avaliação do conhecimento da metodologia Sequência Fedathi, e fundamentado no texto de Santos (2016). Sendo esta dividida em quatro etapas: tomada de posição, maturação, solução e prova; assim levando os participantes a refletir em suas resoluções e respostas, esta é a finalidade de todas as etapas juntas. Os palestrantes são estudantes da área da Matemática e também conhecedores da metodologia em questão. Consideramos que essa metodologia, traz uma proposta inovadora no ensino, não somente na área da matemática, mas pode ser implementada em outras disciplinas, visando não somente os resultados, mas como se dão os processos de aprendizagem.Universidade Federal do Ceará2021-07-21T21:31:18Z2021-07-21T21:31:18Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfOLIVEIRA, Maiara Lopes; MENESES, Francisca Márcia Coelho de; FARIAS, Gilmar Alves de. Sequência Fedathi no ensino da matemática: metodologia de um projeto de extensão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59687Oliveira, Maiara LopesMeneses, Francisca Márcia Coelho deFarias, Gilmar Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:44:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/59687Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:44.219312Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência Fedathi no ensino da matemática: metodologia de um projeto de extensão
title Sequência Fedathi no ensino da matemática: metodologia de um projeto de extensão
spellingShingle Sequência Fedathi no ensino da matemática: metodologia de um projeto de extensão
Oliveira, Maiara Lopes
Matemática - Metodologia de ensino
Professores - Capacitação
Professores - Educação (Educação permanente)
Sequência Fedathi
title_short Sequência Fedathi no ensino da matemática: metodologia de um projeto de extensão
title_full Sequência Fedathi no ensino da matemática: metodologia de um projeto de extensão
title_fullStr Sequência Fedathi no ensino da matemática: metodologia de um projeto de extensão
title_full_unstemmed Sequência Fedathi no ensino da matemática: metodologia de um projeto de extensão
title_sort Sequência Fedathi no ensino da matemática: metodologia de um projeto de extensão
author Oliveira, Maiara Lopes
author_facet Oliveira, Maiara Lopes
Meneses, Francisca Márcia Coelho de
Farias, Gilmar Alves de
author_role author
author2 Meneses, Francisca Márcia Coelho de
Farias, Gilmar Alves de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maiara Lopes
Meneses, Francisca Márcia Coelho de
Farias, Gilmar Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Metodologia de ensino
Professores - Capacitação
Professores - Educação (Educação permanente)
Sequência Fedathi
topic Matemática - Metodologia de ensino
Professores - Capacitação
Professores - Educação (Educação permanente)
Sequência Fedathi
description O presente resumo é uma descrição da metodologia de ensino utilizada nas oficinas do Projeto de extensão intitulada: Formação Inicial e Continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais Ensino fundamental, ofertada pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (PREX/UFC), tendo por objetivo reforçar a capacitação dos alunos da graduação do curso de Pedagogia e professores da rede pública Municipal e Estadual do Ceará na área da Matemática. A Sequência Fedathi tem a finalidade de proporcionar melhor compreensão dos conteúdos matemáticos, assim, as oficinas foram planejadas como sessões didáticas, explicitando como se dá o processo dos instrumentos utilizados durante os encontros presenciais, o uso da tecnologia digital aliada a aula convencional, e também da utilização de materiais analógicos, partindo da avaliação do conhecimento da metodologia Sequência Fedathi, e fundamentado no texto de Santos (2016). Sendo esta dividida em quatro etapas: tomada de posição, maturação, solução e prova; assim levando os participantes a refletir em suas resoluções e respostas, esta é a finalidade de todas as etapas juntas. Os palestrantes são estudantes da área da Matemática e também conhecedores da metodologia em questão. Consideramos que essa metodologia, traz uma proposta inovadora no ensino, não somente na área da matemática, mas pode ser implementada em outras disciplinas, visando não somente os resultados, mas como se dão os processos de aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-07-21T21:31:18Z
2021-07-21T21:31:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Maiara Lopes; MENESES, Francisca Márcia Coelho de; FARIAS, Gilmar Alves de. Sequência Fedathi no ensino da matemática: metodologia de um projeto de extensão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59687
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maiara Lopes; MENESES, Francisca Márcia Coelho de; FARIAS, Gilmar Alves de. Sequência Fedathi no ensino da matemática: metodologia de um projeto de extensão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028889717374976