A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47747 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi verificar como metodologia de ensino Sequência Fedathi tem sido utilizada no ensino de matemática superior, de modo a verificar suas contribuições e perspectivas para pesquisas futuras. Através de estudo bibliográfico, analisamos dissertações e teses que utilizaram a SF. Os resultados indicaram a utilização da mesma na formação matemática do pedagogo, na mediação de aulas sobre diferentes conteúdos de CDI e Álgebra Linear, bem como na produção de material didático para licenciatura em matemática à distância. As contribuições se referem, principalmente, a mudança de paradigmas no ensino superior vivenciada em sala de aula. Como investigações futuras vislumbramos a necessidade de estudos que contemplem: os reflexos da SF na formação de estudantes de Pedagogia e Licenciatura em Matemática; a influência no desenvolvimento do pensamento matemático avançado discente; e, a elaboração de material didático para diferentes disciplinas matemáticas. São possíveis caminhos que de nenhum modo esgotam as possibilidades |
id |
UFC-7_2b8bf43e4894f8c584eded57e644657b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47747 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futurasMetodologia- ensinoMatemática-EnsinoSequência FedathiO objetivo deste trabalho foi verificar como metodologia de ensino Sequência Fedathi tem sido utilizada no ensino de matemática superior, de modo a verificar suas contribuições e perspectivas para pesquisas futuras. Através de estudo bibliográfico, analisamos dissertações e teses que utilizaram a SF. Os resultados indicaram a utilização da mesma na formação matemática do pedagogo, na mediação de aulas sobre diferentes conteúdos de CDI e Álgebra Linear, bem como na produção de material didático para licenciatura em matemática à distância. As contribuições se referem, principalmente, a mudança de paradigmas no ensino superior vivenciada em sala de aula. Como investigações futuras vislumbramos a necessidade de estudos que contemplem: os reflexos da SF na formação de estudantes de Pedagogia e Licenciatura em Matemática; a influência no desenvolvimento do pensamento matemático avançado discente; e, a elaboração de material didático para diferentes disciplinas matemáticas. São possíveis caminhos que de nenhum modo esgotam as possibilidadesSBEM2019-11-14T13:50:30Z2019-11-14T13:50:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PEDROSA, Virlane Nogueira Melo. A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 13-16 jul. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo (SP): SBEM. 2016.2178-034Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47747Fontenele, Francisca Cláudia FernandesBorges Neto, HermínioPinheiro, Ana Cláudia MendonçaPedrosa, Virlane Nogueira Meloporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-14T13:50:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47747Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:07.027168Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras |
title |
A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras |
spellingShingle |
A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes Metodologia- ensino Matemática-Ensino Sequência Fedathi |
title_short |
A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras |
title_full |
A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras |
title_fullStr |
A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras |
title_full_unstemmed |
A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras |
title_sort |
A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras |
author |
Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes |
author_facet |
Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes Borges Neto, Hermínio Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça Pedrosa, Virlane Nogueira Melo |
author_role |
author |
author2 |
Borges Neto, Hermínio Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça Pedrosa, Virlane Nogueira Melo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes Borges Neto, Hermínio Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça Pedrosa, Virlane Nogueira Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia- ensino Matemática-Ensino Sequência Fedathi |
topic |
Metodologia- ensino Matemática-Ensino Sequência Fedathi |
description |
O objetivo deste trabalho foi verificar como metodologia de ensino Sequência Fedathi tem sido utilizada no ensino de matemática superior, de modo a verificar suas contribuições e perspectivas para pesquisas futuras. Através de estudo bibliográfico, analisamos dissertações e teses que utilizaram a SF. Os resultados indicaram a utilização da mesma na formação matemática do pedagogo, na mediação de aulas sobre diferentes conteúdos de CDI e Álgebra Linear, bem como na produção de material didático para licenciatura em matemática à distância. As contribuições se referem, principalmente, a mudança de paradigmas no ensino superior vivenciada em sala de aula. Como investigações futuras vislumbramos a necessidade de estudos que contemplem: os reflexos da SF na formação de estudantes de Pedagogia e Licenciatura em Matemática; a influência no desenvolvimento do pensamento matemático avançado discente; e, a elaboração de material didático para diferentes disciplinas matemáticas. São possíveis caminhos que de nenhum modo esgotam as possibilidades |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-11-14T13:50:30Z 2019-11-14T13:50:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PEDROSA, Virlane Nogueira Melo. A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 13-16 jul. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo (SP): SBEM. 2016. 2178-034X http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47747 |
identifier_str_mv |
FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PEDROSA, Virlane Nogueira Melo. A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 13-16 jul. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo (SP): SBEM. 2016. 2178-034X |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SBEM |
publisher.none.fl_str_mv |
SBEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028938763468800 |