A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Borges Neto, Hermínio, Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça, Pedrosa, Virlane Nogueira Melo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47747
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar como metodologia de ensino Sequência Fedathi tem sido utilizada no ensino de matemática superior, de modo a verificar suas contribuições e perspectivas para pesquisas futuras. Através de estudo bibliográfico, analisamos dissertações e teses que utilizaram a SF. Os resultados indicaram a utilização da mesma na formação matemática do pedagogo, na mediação de aulas sobre diferentes conteúdos de CDI e Álgebra Linear, bem como na produção de material didático para licenciatura em matemática à distância. As contribuições se referem, principalmente, a mudança de paradigmas no ensino superior vivenciada em sala de aula. Como investigações futuras vislumbramos a necessidade de estudos que contemplem: os reflexos da SF na formação de estudantes de Pedagogia e Licenciatura em Matemática; a influência no desenvolvimento do pensamento matemático avançado discente; e, a elaboração de material didático para diferentes disciplinas matemáticas. São possíveis caminhos que de nenhum modo esgotam as possibilidades
id UFC-7_2b8bf43e4894f8c584eded57e644657b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47747
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futurasMetodologia- ensinoMatemática-EnsinoSequência FedathiO objetivo deste trabalho foi verificar como metodologia de ensino Sequência Fedathi tem sido utilizada no ensino de matemática superior, de modo a verificar suas contribuições e perspectivas para pesquisas futuras. Através de estudo bibliográfico, analisamos dissertações e teses que utilizaram a SF. Os resultados indicaram a utilização da mesma na formação matemática do pedagogo, na mediação de aulas sobre diferentes conteúdos de CDI e Álgebra Linear, bem como na produção de material didático para licenciatura em matemática à distância. As contribuições se referem, principalmente, a mudança de paradigmas no ensino superior vivenciada em sala de aula. Como investigações futuras vislumbramos a necessidade de estudos que contemplem: os reflexos da SF na formação de estudantes de Pedagogia e Licenciatura em Matemática; a influência no desenvolvimento do pensamento matemático avançado discente; e, a elaboração de material didático para diferentes disciplinas matemáticas. São possíveis caminhos que de nenhum modo esgotam as possibilidadesSBEM2019-11-14T13:50:30Z2019-11-14T13:50:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PEDROSA, Virlane Nogueira Melo. A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 13-16 jul. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo (SP): SBEM. 2016.2178-034Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47747Fontenele, Francisca Cláudia FernandesBorges Neto, HermínioPinheiro, Ana Cláudia MendonçaPedrosa, Virlane Nogueira Meloporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-14T13:50:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47747Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:07.027168Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras
title A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras
spellingShingle A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras
Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes
Metodologia- ensino
Matemática-Ensino
Sequência Fedathi
title_short A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras
title_full A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras
title_fullStr A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras
title_full_unstemmed A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras
title_sort A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras
author Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes
author_facet Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes
Borges Neto, Hermínio
Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Pedrosa, Virlane Nogueira Melo
author_role author
author2 Borges Neto, Hermínio
Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Pedrosa, Virlane Nogueira Melo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes
Borges Neto, Hermínio
Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Pedrosa, Virlane Nogueira Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia- ensino
Matemática-Ensino
Sequência Fedathi
topic Metodologia- ensino
Matemática-Ensino
Sequência Fedathi
description O objetivo deste trabalho foi verificar como metodologia de ensino Sequência Fedathi tem sido utilizada no ensino de matemática superior, de modo a verificar suas contribuições e perspectivas para pesquisas futuras. Através de estudo bibliográfico, analisamos dissertações e teses que utilizaram a SF. Os resultados indicaram a utilização da mesma na formação matemática do pedagogo, na mediação de aulas sobre diferentes conteúdos de CDI e Álgebra Linear, bem como na produção de material didático para licenciatura em matemática à distância. As contribuições se referem, principalmente, a mudança de paradigmas no ensino superior vivenciada em sala de aula. Como investigações futuras vislumbramos a necessidade de estudos que contemplem: os reflexos da SF na formação de estudantes de Pedagogia e Licenciatura em Matemática; a influência no desenvolvimento do pensamento matemático avançado discente; e, a elaboração de material didático para diferentes disciplinas matemáticas. São possíveis caminhos que de nenhum modo esgotam as possibilidades
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-11-14T13:50:30Z
2019-11-14T13:50:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PEDROSA, Virlane Nogueira Melo. A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 13-16 jul. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo (SP): SBEM. 2016.
2178-034X
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47747
identifier_str_mv FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PEDROSA, Virlane Nogueira Melo. A Sequência Fedathi no ensino de matemática superior: caminhos percorridos e investigações futuras. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 13-16 jul. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo (SP): SBEM. 2016.
2178-034X
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SBEM
publisher.none.fl_str_mv SBEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028938763468800