As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Sara Façanha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27024
Resumo: This study discusses some ideas that teachers of adult and youth education have about the construction of writing performed by their students. It is a qualitative and descriptive research. Besides of the field study, the research makes a bibliography study to get a historic rescue about the youth and adult education and get the conceptions that literacy had in history, in order to elaborate theoretical chapters and o get support to the analyses. This study used the questionnaire and the interview to get data from nine teachers of a private non-profit institution, besides of some classes observations. The analyses allowed to understand that some conceptions are related to the valorization of the preview knowledge, among others findings.
id UFC-7_1524ef153e14c164ca49ca33f9e31935
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/27024
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramentoEducação de Jovens e AdultosAlfabetizaçãoAprendizagemAdult and youth educationThis study discusses some ideas that teachers of adult and youth education have about the construction of writing performed by their students. It is a qualitative and descriptive research. Besides of the field study, the research makes a bibliography study to get a historic rescue about the youth and adult education and get the conceptions that literacy had in history, in order to elaborate theoretical chapters and o get support to the analyses. This study used the questionnaire and the interview to get data from nine teachers of a private non-profit institution, besides of some classes observations. The analyses allowed to understand that some conceptions are related to the valorization of the preview knowledge, among others findings.Esse estudo aborda algumas concepções que as professoras de educação de jovens e adultos têm sobre a construção da escrita realizada por seus alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e do tipo descritivo. Além do estudo de campo, a pesquisa realizou um estudo bibliográfico buscando fazer um resgate histórico a respeito da educação de jovens e adultos no Brasil, bem como apurar as concepções que a alfabetização teve ao longo da história, a fim de elaborar os capítulos teóricos e fundamentar as análises dos dados. Essa pesquisa utilizou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista aplicados a nove professoras de uma instituição de caráter privado sem fins lucrativos, além das observações realizadas em algumas aulas, com relatos de situações reais vivenciadas. A partir da análise realizada, pôde-se perceber que estas concepções estão relacionadas à valorização dos conhecimentos prévios dos educandos e da realidade deles como ponto de partida para a aprendizagem da palavra. Desse modo, infere-se que as professoras demonstraram cuidado com a valorização extraescolar, dentre outros achados.Ribeiro, Ana Paula de MedeirosBessa, Sara Façanha2017-10-30T18:34:49Z2017-10-30T18:34:49Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBESSA, Sara Façanha. As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento. 2013. 66f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27024porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-20T19:17:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/27024Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:36.220896Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento
title As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento
spellingShingle As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento
Bessa, Sara Façanha
Educação de Jovens e Adultos
Alfabetização
Aprendizagem
Adult and youth education
title_short As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento
title_full As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento
title_fullStr As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento
title_full_unstemmed As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento
title_sort As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento
author Bessa, Sara Façanha
author_facet Bessa, Sara Façanha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
dc.contributor.author.fl_str_mv Bessa, Sara Façanha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Alfabetização
Aprendizagem
Adult and youth education
topic Educação de Jovens e Adultos
Alfabetização
Aprendizagem
Adult and youth education
description This study discusses some ideas that teachers of adult and youth education have about the construction of writing performed by their students. It is a qualitative and descriptive research. Besides of the field study, the research makes a bibliography study to get a historic rescue about the youth and adult education and get the conceptions that literacy had in history, in order to elaborate theoretical chapters and o get support to the analyses. This study used the questionnaire and the interview to get data from nine teachers of a private non-profit institution, besides of some classes observations. The analyses allowed to understand that some conceptions are related to the valorization of the preview knowledge, among others findings.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-10-30T18:34:49Z
2017-10-30T18:34:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BESSA, Sara Façanha. As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento. 2013. 66f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27024
identifier_str_mv BESSA, Sara Façanha. As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento. 2013. 66f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028902534119424