Depreciação familiar como fator interferente na aprendizagem escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emanuela Matos da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41972
Resumo: As emoções estão presentes quando se busca conhecimento, quando se estabelece relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos. O afeto também implica em expressividade além de ser algo extremamente importante em uma relação familiar e é sobre esta ótica que abordaremos a afetividade que envolve a interação pais – filhos e professor - aluno, influenciando decisivamente no processo de aprendizagem. Nesta pesquisa, procurou-se enfocar a emoção de maneira ampla, na vida da criança em idade escolar, e a influência desta sobre a aprendizagem. Foi enfocado, a seguir, a construção da autonomia e a importância da auto-estima na vida de uma pessoa pois considera-se um fato relevante para um aprendizado satisfatório. Outro ponto considerado importante no estudo foi a adequação social e leitura do mundo do indivíduo que por influência cultural acaba tendo que se adequar a sistemas diferentes de ensino, causando alterações no processo ensino-aprendizagem. Auto-estima e afetividade foram apresentados neste trabalho como recursos que dão uma melhor demonstração das possibilidades de realização escolar por parte dos educandos.
id UFC-7_1529f92e15de200dd91a8154b8dd5b65
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41972
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Depreciação familiar como fator interferente na aprendizagem escolarAfetividadeAuto-estimaEnsinoAs emoções estão presentes quando se busca conhecimento, quando se estabelece relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos. O afeto também implica em expressividade além de ser algo extremamente importante em uma relação familiar e é sobre esta ótica que abordaremos a afetividade que envolve a interação pais – filhos e professor - aluno, influenciando decisivamente no processo de aprendizagem. Nesta pesquisa, procurou-se enfocar a emoção de maneira ampla, na vida da criança em idade escolar, e a influência desta sobre a aprendizagem. Foi enfocado, a seguir, a construção da autonomia e a importância da auto-estima na vida de uma pessoa pois considera-se um fato relevante para um aprendizado satisfatório. Outro ponto considerado importante no estudo foi a adequação social e leitura do mundo do indivíduo que por influência cultural acaba tendo que se adequar a sistemas diferentes de ensino, causando alterações no processo ensino-aprendizagem. Auto-estima e afetividade foram apresentados neste trabalho como recursos que dão uma melhor demonstração das possibilidades de realização escolar por parte dos educandos.2019-05-23T18:50:34Z2019-05-23T18:50:34Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Emanuela Matos da. Depreciação familiar como fator interferente na aprendizagem escolar. 2007. 44f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41972Silva, Emanuela Matos daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-23T18:50:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41972Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:30.488109Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Depreciação familiar como fator interferente na aprendizagem escolar
title Depreciação familiar como fator interferente na aprendizagem escolar
spellingShingle Depreciação familiar como fator interferente na aprendizagem escolar
Silva, Emanuela Matos da
Afetividade
Auto-estima
Ensino
title_short Depreciação familiar como fator interferente na aprendizagem escolar
title_full Depreciação familiar como fator interferente na aprendizagem escolar
title_fullStr Depreciação familiar como fator interferente na aprendizagem escolar
title_full_unstemmed Depreciação familiar como fator interferente na aprendizagem escolar
title_sort Depreciação familiar como fator interferente na aprendizagem escolar
author Silva, Emanuela Matos da
author_facet Silva, Emanuela Matos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Emanuela Matos da
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Auto-estima
Ensino
topic Afetividade
Auto-estima
Ensino
description As emoções estão presentes quando se busca conhecimento, quando se estabelece relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos. O afeto também implica em expressividade além de ser algo extremamente importante em uma relação familiar e é sobre esta ótica que abordaremos a afetividade que envolve a interação pais – filhos e professor - aluno, influenciando decisivamente no processo de aprendizagem. Nesta pesquisa, procurou-se enfocar a emoção de maneira ampla, na vida da criança em idade escolar, e a influência desta sobre a aprendizagem. Foi enfocado, a seguir, a construção da autonomia e a importância da auto-estima na vida de uma pessoa pois considera-se um fato relevante para um aprendizado satisfatório. Outro ponto considerado importante no estudo foi a adequação social e leitura do mundo do indivíduo que por influência cultural acaba tendo que se adequar a sistemas diferentes de ensino, causando alterações no processo ensino-aprendizagem. Auto-estima e afetividade foram apresentados neste trabalho como recursos que dão uma melhor demonstração das possibilidades de realização escolar por parte dos educandos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2019-05-23T18:50:34Z
2019-05-23T18:50:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Emanuela Matos da. Depreciação familiar como fator interferente na aprendizagem escolar. 2007. 44f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41972
identifier_str_mv SILVA, Emanuela Matos da. Depreciação familiar como fator interferente na aprendizagem escolar. 2007. 44f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028784148840448