Educação de casa vai à praça? Concepções de professores e estudantes de pedagogia da Universidade Federal do Ceará sobre a educação domiciliar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Amanda de Sousa Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41426
Resumo: Nesta pesquisa sobre Educação Domiciliar, buscou-se investigar, diante do significativo aumento do índice de famílias que optam por tal formato de educação e dos embates teóricos e jurídicos travados até agora no Brasil, quais as concepções que professores e estudantes do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará – UFC, mais especificamente da Faculdade de Educação – Faced, possuem em relação à demanda da educação domiciliar no atual contexto educacional, bem como se objetivou avaliar a relevância que consideram ter o tema para a comunidade acadêmica, qual acreditam ser o papel da Faced e que posicionamento assumem. A fundamentação teórica fez referência à história da educação obrigatória e não obrigatória, bem como da educação domiciliar no Brasil e no mundo, a fim de promover uma reflexão mais aprofundada sobre a temática. A abordagem metodológica se baseou no enfoque qualitativo, utilizando entrevistas e questionários abertos e semi- estruturados na realização de um estudo de caso mais detalhado. A amostra da pesquisa foi constituída por 30 alunos concludentes e 10 professores. Para a análise dos dados coletados utilizou-se o método da Análise de Conteúdo com base em Bardin (1977), o que demonstrou, principalmente, a necessidade de ampliar discussões sobre o tema. Esse trabalho é relevante por contribuir para o desenvolvimento de práticas refletidas a partir desse estudo e para a tomada de decisões mais acertadas, inclusive, para promover discussões acadêmicas em torno desse assunto relativamente novo, polêmico e que divide muitas opiniões.
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