Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43202 |
Resumo: | Os professores que realizam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais devem atribuir uma atenção especial ao funcionamento cognitivo dos alunos que apresentam deficiência intelectual. A mediação pedagógica voltada para o desenvolvimento cognitivo desses alunos deve ser o centro das ações propostas pelo professor do AEE (PAOUR; BAILLEUX; PERRET; 2009) visando à aprendizagem e à autonomia dos alunos com deficiência na sala comum e em outros espaços sociais. Os professores do AEE podem orientar suas intervenções pedagógicas se respaldando em diferentes bases teóricas referentes ao desenvolvimento intelectual e ao funcionamento cognitivo das pessoas com deficiência intelectual. O modelo ‘piagetiano’ do desenvolvimento estrutural do pensamento, assim como modelos cognitivistas relativos ao tratamento da informação subsidiam muitas intervenções pedagógicas voltadas para essas pessoas. A primeira parte deste texto analisa o desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. A segunda apresenta alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas na Sala de Recursos em uma perspectiva de mediação enfatizando os processos cognitivos do aluno com deficiência intelectual. [...] |
id |
UFC-7_20905a6920a1e10b6abfaf3f4a05b494 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/43202 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncionalAtendimento Educacional Especializado (AEE) - mediação pedagógica (AEE)Salas de Recursos MultifuncionaisAprendizagem e à autonomia dos alunos com deficiênciaOs professores que realizam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais devem atribuir uma atenção especial ao funcionamento cognitivo dos alunos que apresentam deficiência intelectual. A mediação pedagógica voltada para o desenvolvimento cognitivo desses alunos deve ser o centro das ações propostas pelo professor do AEE (PAOUR; BAILLEUX; PERRET; 2009) visando à aprendizagem e à autonomia dos alunos com deficiência na sala comum e em outros espaços sociais. Os professores do AEE podem orientar suas intervenções pedagógicas se respaldando em diferentes bases teóricas referentes ao desenvolvimento intelectual e ao funcionamento cognitivo das pessoas com deficiência intelectual. O modelo ‘piagetiano’ do desenvolvimento estrutural do pensamento, assim como modelos cognitivistas relativos ao tratamento da informação subsidiam muitas intervenções pedagógicas voltadas para essas pessoas. A primeira parte deste texto analisa o desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. A segunda apresenta alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas na Sala de Recursos em uma perspectiva de mediação enfatizando os processos cognitivos do aluno com deficiência intelectual. [...]UFCE; MC&C2019-06-28T11:39:41Z2019-06-28T11:39:41Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfFIGUEIREDO, Rita Vieira de; POULIN, Jean-Robert; ARARUNA, Maria Rejane. Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 31-45.978 85 67589 49 7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43202Figueiredo, Rita Vieira dePoulin, Jean-RobertAraruna, Maria Rejaneporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-28T11:39:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43202Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:24.515270Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional |
title |
Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional |
spellingShingle |
Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional Figueiredo, Rita Vieira de Atendimento Educacional Especializado (AEE) - mediação pedagógica (AEE) Salas de Recursos Multifuncionais Aprendizagem e à autonomia dos alunos com deficiência |
title_short |
Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional |
title_full |
Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional |
title_fullStr |
Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional |
title_full_unstemmed |
Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional |
title_sort |
Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional |
author |
Figueiredo, Rita Vieira de |
author_facet |
Figueiredo, Rita Vieira de Poulin, Jean-Robert Araruna, Maria Rejane |
author_role |
author |
author2 |
Poulin, Jean-Robert Araruna, Maria Rejane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Rita Vieira de Poulin, Jean-Robert Araruna, Maria Rejane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atendimento Educacional Especializado (AEE) - mediação pedagógica (AEE) Salas de Recursos Multifuncionais Aprendizagem e à autonomia dos alunos com deficiência |
topic |
Atendimento Educacional Especializado (AEE) - mediação pedagógica (AEE) Salas de Recursos Multifuncionais Aprendizagem e à autonomia dos alunos com deficiência |
description |
Os professores que realizam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais devem atribuir uma atenção especial ao funcionamento cognitivo dos alunos que apresentam deficiência intelectual. A mediação pedagógica voltada para o desenvolvimento cognitivo desses alunos deve ser o centro das ações propostas pelo professor do AEE (PAOUR; BAILLEUX; PERRET; 2009) visando à aprendizagem e à autonomia dos alunos com deficiência na sala comum e em outros espaços sociais. Os professores do AEE podem orientar suas intervenções pedagógicas se respaldando em diferentes bases teóricas referentes ao desenvolvimento intelectual e ao funcionamento cognitivo das pessoas com deficiência intelectual. O modelo ‘piagetiano’ do desenvolvimento estrutural do pensamento, assim como modelos cognitivistas relativos ao tratamento da informação subsidiam muitas intervenções pedagógicas voltadas para essas pessoas. A primeira parte deste texto analisa o desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. A segunda apresenta alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas na Sala de Recursos em uma perspectiva de mediação enfatizando os processos cognitivos do aluno com deficiência intelectual. [...] |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-28T11:39:41Z 2019-06-28T11:39:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, Rita Vieira de; POULIN, Jean-Robert; ARARUNA, Maria Rejane. Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 31-45. 978 85 67589 49 7 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43202 |
identifier_str_mv |
FIGUEIREDO, Rita Vieira de; POULIN, Jean-Robert; ARARUNA, Maria Rejane. Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 31-45. 978 85 67589 49 7 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFCE; MC&C |
publisher.none.fl_str_mv |
UFCE; MC&C |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029018203586560 |