Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Rita Vieira de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Poulin, Jean-Robert, Araruna, Maria Rejane
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43202
Resumo: Os professores que realizam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais devem atribuir uma atenção especial ao funcionamento cognitivo dos alunos que apresentam deficiência intelectual. A mediação pedagógica voltada para o desenvolvimento cognitivo desses alunos deve ser o centro das ações propostas pelo professor do AEE (PAOUR; BAILLEUX; PERRET; 2009) visando à aprendizagem e à autonomia dos alunos com deficiência na sala comum e em outros espaços sociais. Os professores do AEE podem orientar suas intervenções pedagógicas se respaldando em diferentes bases teóricas referentes ao desenvolvimento intelectual e ao funcionamento cognitivo das pessoas com deficiência intelectual. O modelo ‘piagetiano’ do desenvolvimento estrutural do pensamento, assim como modelos cognitivistas relativos ao tratamento da informação subsidiam muitas intervenções pedagógicas voltadas para essas pessoas. A primeira parte deste texto analisa o desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. A segunda apresenta alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas na Sala de Recursos em uma perspectiva de mediação enfatizando os processos cognitivos do aluno com deficiência intelectual. [...]
id UFC-7_20905a6920a1e10b6abfaf3f4a05b494
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43202
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncionalAtendimento Educacional Especializado (AEE) - mediação pedagógica (AEE)Salas de Recursos MultifuncionaisAprendizagem e à autonomia dos alunos com deficiênciaOs professores que realizam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais devem atribuir uma atenção especial ao funcionamento cognitivo dos alunos que apresentam deficiência intelectual. A mediação pedagógica voltada para o desenvolvimento cognitivo desses alunos deve ser o centro das ações propostas pelo professor do AEE (PAOUR; BAILLEUX; PERRET; 2009) visando à aprendizagem e à autonomia dos alunos com deficiência na sala comum e em outros espaços sociais. Os professores do AEE podem orientar suas intervenções pedagógicas se respaldando em diferentes bases teóricas referentes ao desenvolvimento intelectual e ao funcionamento cognitivo das pessoas com deficiência intelectual. O modelo ‘piagetiano’ do desenvolvimento estrutural do pensamento, assim como modelos cognitivistas relativos ao tratamento da informação subsidiam muitas intervenções pedagógicas voltadas para essas pessoas. A primeira parte deste texto analisa o desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. A segunda apresenta alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas na Sala de Recursos em uma perspectiva de mediação enfatizando os processos cognitivos do aluno com deficiência intelectual. [...]UFCE; MC&C2019-06-28T11:39:41Z2019-06-28T11:39:41Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfFIGUEIREDO, Rita Vieira de; POULIN, Jean-Robert; ARARUNA, Maria Rejane. Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 31-45.978 85 67589 49 7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43202Figueiredo, Rita Vieira dePoulin, Jean-RobertAraruna, Maria Rejaneporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-28T11:39:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43202Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:24.515270Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional
title Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional
spellingShingle Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional
Figueiredo, Rita Vieira de
Atendimento Educacional Especializado (AEE) - mediação pedagógica (AEE)
Salas de Recursos Multifuncionais
Aprendizagem e à autonomia dos alunos com deficiência
title_short Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional
title_full Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional
title_fullStr Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional
title_full_unstemmed Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional
title_sort Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional
author Figueiredo, Rita Vieira de
author_facet Figueiredo, Rita Vieira de
Poulin, Jean-Robert
Araruna, Maria Rejane
author_role author
author2 Poulin, Jean-Robert
Araruna, Maria Rejane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Rita Vieira de
Poulin, Jean-Robert
Araruna, Maria Rejane
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento Educacional Especializado (AEE) - mediação pedagógica (AEE)
Salas de Recursos Multifuncionais
Aprendizagem e à autonomia dos alunos com deficiência
topic Atendimento Educacional Especializado (AEE) - mediação pedagógica (AEE)
Salas de Recursos Multifuncionais
Aprendizagem e à autonomia dos alunos com deficiência
description Os professores que realizam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais devem atribuir uma atenção especial ao funcionamento cognitivo dos alunos que apresentam deficiência intelectual. A mediação pedagógica voltada para o desenvolvimento cognitivo desses alunos deve ser o centro das ações propostas pelo professor do AEE (PAOUR; BAILLEUX; PERRET; 2009) visando à aprendizagem e à autonomia dos alunos com deficiência na sala comum e em outros espaços sociais. Os professores do AEE podem orientar suas intervenções pedagógicas se respaldando em diferentes bases teóricas referentes ao desenvolvimento intelectual e ao funcionamento cognitivo das pessoas com deficiência intelectual. O modelo ‘piagetiano’ do desenvolvimento estrutural do pensamento, assim como modelos cognitivistas relativos ao tratamento da informação subsidiam muitas intervenções pedagógicas voltadas para essas pessoas. A primeira parte deste texto analisa o desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. A segunda apresenta alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas na Sala de Recursos em uma perspectiva de mediação enfatizando os processos cognitivos do aluno com deficiência intelectual. [...]
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-28T11:39:41Z
2019-06-28T11:39:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIGUEIREDO, Rita Vieira de; POULIN, Jean-Robert; ARARUNA, Maria Rejane. Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 31-45.
978 85 67589 49 7
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43202
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Rita Vieira de; POULIN, Jean-Robert; ARARUNA, Maria Rejane. Intervenção pedagógica para alunos com deficiência intelectual na sala de recurso multifuncional. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 31-45.
978 85 67589 49 7
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE; MC&C
publisher.none.fl_str_mv UFCE; MC&C
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029018203586560