Estratégias de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no contexto do atendimento educacional especializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Neta, Adelaide de Sousa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gomes, Adriana Leite Limaverde
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43203
Resumo: Este texto objetiva discutir sobre a importância da promoção de estratégias de aprendizagens no trabalho junto aos alunos que apresentam deficiência intelectual no contexto do Atendimento Educacional Especializado. A atuação do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) consiste em propor situações-problema que suscitem a necessidade de os alunos que apresentam deficiência intelectual desenvolverem estratégias de aprendizagem, para que possam acessar o conhecimento. Estudos que se dedicam aos processos cognitivos implicados para aprender destacam a importância de se conhecer como o aluno apreende, distingue, analisa e transforma a informação (PFROMM NETO, 1987; POZO, 1996 apud BORUCHOVITCH, 1999). Na Sala de Recursos Multifuncionais, a promoção do uso de estratégias de aprendizagem contribui para que os alunos, sob a mediação do professor do AEE, reflitam sobre seu próprio processo de aprendizagem e exercitem a capacidade de controlar suas estratégias no decorrer de uma situação de resolução de problema. A eficácia quanto ao uso e à seleção de estratégias colabora para o monitoramento da compreensão e a autorregulação, favorecendo a aprendizagem do aluno. Souza (2010) evidencia que o uso das estratégias de aprendizagem pelos indivíduos contribui para a capacidade de exercer a autorregulação. A capacidade de pensar sobre os seus próprios processos de aprendizagem relaciona-se à utilização de estratégias metacognitivas, que implicam a capacidade de controlar e autorregular o próprio conhecimento. Desse modo, favorecer o desenvolvimento e a utilização das capacidades autorregulatórias deveria ser objetivo da educação, uma vez que esta não se resume à transferência de informações ao aluno (BOEKAERTS, 2006). Este texto foi organizado em dois tópicos: no primeiro apresentamos as especificidades da prática pedagógica do professor da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), evidenciando a importância da emergência das estratégias de aprendizagem. No segundo tópico, discorremos acerca da prática pedagógica do professor da Sala de Recursos Multifuncionais por meio da proposição de sequências didáticas que suscitem a emergência de estratégias de aprendizagem por alunos que apresentam deficiência intelectual.
id UFC-7_d3dfd0eed0cafd0a53167fe8763ab7de
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43203
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estratégias de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no contexto do atendimento educacional especializadoAtendimento Educacional Especializado (AEE) - Atuação DocenteSala de Recursos Multifuncionais - Recursos multifuncionaisEste texto objetiva discutir sobre a importância da promoção de estratégias de aprendizagens no trabalho junto aos alunos que apresentam deficiência intelectual no contexto do Atendimento Educacional Especializado. A atuação do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) consiste em propor situações-problema que suscitem a necessidade de os alunos que apresentam deficiência intelectual desenvolverem estratégias de aprendizagem, para que possam acessar o conhecimento. Estudos que se dedicam aos processos cognitivos implicados para aprender destacam a importância de se conhecer como o aluno apreende, distingue, analisa e transforma a informação (PFROMM NETO, 1987; POZO, 1996 apud BORUCHOVITCH, 1999). Na Sala de Recursos Multifuncionais, a promoção do uso de estratégias de aprendizagem contribui para que os alunos, sob a mediação do professor do AEE, reflitam sobre seu próprio processo de aprendizagem e exercitem a capacidade de controlar suas estratégias no decorrer de uma situação de resolução de problema. A eficácia quanto ao uso e à seleção de estratégias colabora para o monitoramento da compreensão e a autorregulação, favorecendo a aprendizagem do aluno. Souza (2010) evidencia que o uso das estratégias de aprendizagem pelos indivíduos contribui para a capacidade de exercer a autorregulação. A capacidade de pensar sobre os seus próprios processos de aprendizagem relaciona-se à utilização de estratégias metacognitivas, que implicam a capacidade de controlar e autorregular o próprio conhecimento. Desse modo, favorecer o desenvolvimento e a utilização das capacidades autorregulatórias deveria ser objetivo da educação, uma vez que esta não se resume à transferência de informações ao aluno (BOEKAERTS, 2006). Este texto foi organizado em dois tópicos: no primeiro apresentamos as especificidades da prática pedagógica do professor da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), evidenciando a importância da emergência das estratégias de aprendizagem. No segundo tópico, discorremos acerca da prática pedagógica do professor da Sala de Recursos Multifuncionais por meio da proposição de sequências didáticas que suscitem a emergência de estratégias de aprendizagem por alunos que apresentam deficiência intelectual.UFCE; MC&C2019-06-28T11:48:34Z2019-06-28T11:48:34Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfOLIVEIRA NETA, Adelaide de Sousa; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Estratégias de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no contexto do atendimento educacional especializado. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 47-61.978 85 67589 49 7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43203Oliveira Neta, Adelaide de SousaGomes, Adriana Leite Limaverdeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-28T11:48:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43203Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:47.917230Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no contexto do atendimento educacional especializado
title Estratégias de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no contexto do atendimento educacional especializado
spellingShingle Estratégias de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no contexto do atendimento educacional especializado
Oliveira Neta, Adelaide de Sousa
Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Atuação Docente
Sala de Recursos Multifuncionais - Recursos multifuncionais
title_short Estratégias de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no contexto do atendimento educacional especializado
title_full Estratégias de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no contexto do atendimento educacional especializado
title_fullStr Estratégias de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no contexto do atendimento educacional especializado
title_full_unstemmed Estratégias de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no contexto do atendimento educacional especializado
title_sort Estratégias de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no contexto do atendimento educacional especializado
author Oliveira Neta, Adelaide de Sousa
author_facet Oliveira Neta, Adelaide de Sousa
Gomes, Adriana Leite Limaverde
author_role author
author2 Gomes, Adriana Leite Limaverde
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Neta, Adelaide de Sousa
Gomes, Adriana Leite Limaverde
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Atuação Docente
Sala de Recursos Multifuncionais - Recursos multifuncionais
topic Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Atuação Docente
Sala de Recursos Multifuncionais - Recursos multifuncionais
description Este texto objetiva discutir sobre a importância da promoção de estratégias de aprendizagens no trabalho junto aos alunos que apresentam deficiência intelectual no contexto do Atendimento Educacional Especializado. A atuação do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) consiste em propor situações-problema que suscitem a necessidade de os alunos que apresentam deficiência intelectual desenvolverem estratégias de aprendizagem, para que possam acessar o conhecimento. Estudos que se dedicam aos processos cognitivos implicados para aprender destacam a importância de se conhecer como o aluno apreende, distingue, analisa e transforma a informação (PFROMM NETO, 1987; POZO, 1996 apud BORUCHOVITCH, 1999). Na Sala de Recursos Multifuncionais, a promoção do uso de estratégias de aprendizagem contribui para que os alunos, sob a mediação do professor do AEE, reflitam sobre seu próprio processo de aprendizagem e exercitem a capacidade de controlar suas estratégias no decorrer de uma situação de resolução de problema. A eficácia quanto ao uso e à seleção de estratégias colabora para o monitoramento da compreensão e a autorregulação, favorecendo a aprendizagem do aluno. Souza (2010) evidencia que o uso das estratégias de aprendizagem pelos indivíduos contribui para a capacidade de exercer a autorregulação. A capacidade de pensar sobre os seus próprios processos de aprendizagem relaciona-se à utilização de estratégias metacognitivas, que implicam a capacidade de controlar e autorregular o próprio conhecimento. Desse modo, favorecer o desenvolvimento e a utilização das capacidades autorregulatórias deveria ser objetivo da educação, uma vez que esta não se resume à transferência de informações ao aluno (BOEKAERTS, 2006). Este texto foi organizado em dois tópicos: no primeiro apresentamos as especificidades da prática pedagógica do professor da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), evidenciando a importância da emergência das estratégias de aprendizagem. No segundo tópico, discorremos acerca da prática pedagógica do professor da Sala de Recursos Multifuncionais por meio da proposição de sequências didáticas que suscitem a emergência de estratégias de aprendizagem por alunos que apresentam deficiência intelectual.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-28T11:48:34Z
2019-06-28T11:48:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA NETA, Adelaide de Sousa; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Estratégias de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no contexto do atendimento educacional especializado. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 47-61.
978 85 67589 49 7
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43203
identifier_str_mv OLIVEIRA NETA, Adelaide de Sousa; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Estratégias de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no contexto do atendimento educacional especializado. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 47-61.
978 85 67589 49 7
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE; MC&C
publisher.none.fl_str_mv UFCE; MC&C
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028757394423808