Ervas e especiarias como alternativa para uma alimentação saudável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57543 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de um projeto em fase de execução da Ação de Extensão “Serviço Consultorial ao Restaurante Universitário” da Universidade Federal do Ceará, que tem como objetivo promover a educação alimentar e a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos comensais por meio da conscientização dos benefícios do uso de ervas e especiarias em substituição ao consumo exacerbado do sódio em preparações culinárias. Estes aromáticos possuem propriedades sensoriais, químicas (presença de óleos essenciais) e outros benefícios, pois podem ser digestivos, calmantes, anti-inflamatórios, antibacterianos, antioxidantes, etc. O trabalho será executado no Restaurante Universitário - Refeitório II do Campus do Pici e contará com a exposição de cartazes e quadros informativos acerca da ingestão diária de sódio recomendada pelo “Guia Alimentar Para a População Brasileira” em comparação com a quantidade comumente consumida. Além disso, os cartazes contarão, também, com instruções para a preparação de sais de ervas e especiarias como uma forma de substituir o sal de cozinha comum e, favorecer ainda, as características sensoriais dos pratos. Elegeremos um dia da semana para expor para os comensais várias especiarias e mudas ou ramos frescos de ervas para facilitar o seu reconhecimento, aguçar a curiosidade dos frequentadores do local e chamar a sua atenção para o trabalho. Durante esta atividade, solicitaremos aos comensais que participem da pesquisa por meio de questionário acerca do tema, principalmente sobre a frequência do consumo de ervas e especiarias e sobre o conhecimento da relevância destas para a saúde. Portanto, esta ação será executada entre os meses de setembro e outubro do corrente ano a fim de obter resultados e, consequentemente, apresentá-los a comunidade acadêmica. |
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