Matrizes da leitura: a expressão xilográfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41841 |
Resumo: | Seis xilógrafos populares nordestinos representaram, por meio de uma série de trabalhos, as várias modalidades de leitura no contexto sertanejo. Uma primeira questão se coloca: por detrás das gravuras havia uma encomenda e eles não teriam atuado de modo espontâneo. Poderíamos até duvidar se fariam estas xilos por conta própria, já que não seriam utilizadas como capas de folhetos nem como peças de álbuns, as duas vertentes em que geralmente atuam no contexto da editoração popular.[...] Um ponto a ser enfatizado é que todos os artistas são radicados e atuam em Juazeiro do Norte, o que, ressalvadas peculiaridades individuais, lhes dá um lastro de vivências e inserções em um universo mítico, marcado por uma forte religiosidade popular.[...] |
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