Adolescente em liberdade assistida e a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ivani Ruela de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000300007
http://hdl.handle.net/11449/29066
Resumo: Este estudo objetivou investigar as representações e as imagens de profissionais da educação e discentes sobre os adolescentes autores de ato infracional que se encontravam cumprindo medida socioeducativa de liberdade assistida, e sua relação com a escola, bem como as representações e imagens destes últimos sobre a instituição escolar. Para tanto, foram entrevistados alunos matriculados em escolas do município de Americana (SP) em 2007. Foram ouvidos também professores, colegas de classe, funcionários e gestores. Nas entrevistas com os adolescentes, procurou-se perceber os sentidos e os significados que a escola tem para eles e identificar suas representações e imagens sobre ela. Nos demais depoimentos, buscou-se compreender as concepções construídas a respeito daqueles alunos, como as instituições escolares têm atuado no sentido de incluí-los ou excluí-los nos processos formais de escolarização, e como essas representações e imagens se integram nas relações cotidianas e determinam formas de ação.
id UNSP_06f0fc911949f3cbeb67be2571761f7b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29066
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Adolescente em liberdade assistida e a escolaAdolescent in assisted freedom and the schoolAdolescenteAto infracionalEscolaLiberdade assistidaMedida socioeducativaAdolescentAdolescent in conflict with the lawSchoolAssisted freedomSocio-educative measureEste estudo objetivou investigar as representações e as imagens de profissionais da educação e discentes sobre os adolescentes autores de ato infracional que se encontravam cumprindo medida socioeducativa de liberdade assistida, e sua relação com a escola, bem como as representações e imagens destes últimos sobre a instituição escolar. Para tanto, foram entrevistados alunos matriculados em escolas do município de Americana (SP) em 2007. Foram ouvidos também professores, colegas de classe, funcionários e gestores. Nas entrevistas com os adolescentes, procurou-se perceber os sentidos e os significados que a escola tem para eles e identificar suas representações e imagens sobre ela. Nos demais depoimentos, buscou-se compreender as concepções construídas a respeito daqueles alunos, como as instituições escolares têm atuado no sentido de incluí-los ou excluí-los nos processos formais de escolarização, e como essas representações e imagens se integram nas relações cotidianas e determinam formas de ação.This study aimed to investigate the portrayals and images of education professionals and students with regard to adolescents who have committed offenses and were serving socio-educational measure of assisted freedom, as well as their relationships with the school and the portrayals and images they have about school as an institution. To this end, we interviewed students from schools in the city of Americana, in the state of São Paulo, in 2007. Teachers, classmates, employees and managers were also given the opportunity to be heard. In interviews with the teenagers, we attempted to find out what the school represents to them and to identify their portrayals and images. In other statements, we sought to understand the conceptions built around these students, how the schools have worked to include or exclude them in the formal processes of schooling and how these portrayals and images fit into daily relationships and determine the form of action.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaPPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de CampinasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ivani Ruela de Oliveira [UNESP]Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]2014-05-20T15:14:08Z2014-05-20T15:14:08Z2011-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article353-362application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000300007Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 28, n. 3, p. 353-362, 2011.0103-166Xhttp://hdl.handle.net/11449/2906610.1590/S0103-166X2011000300007S0103-166X2011000300007S0103-166X2011000300007.pdf7864828747687778SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEstudos de Psicologia (Campinas)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-03T06:18:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29066Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:25:54.951809Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolescente em liberdade assistida e a escola
Adolescent in assisted freedom and the school
title Adolescente em liberdade assistida e a escola
spellingShingle Adolescente em liberdade assistida e a escola
Silva, Ivani Ruela de Oliveira [UNESP]
Adolescente
Ato infracional
Escola
Liberdade assistida
Medida socioeducativa
Adolescent
Adolescent in conflict with the law
School
Assisted freedom
Socio-educative measure
title_short Adolescente em liberdade assistida e a escola
title_full Adolescente em liberdade assistida e a escola
title_fullStr Adolescente em liberdade assistida e a escola
title_full_unstemmed Adolescente em liberdade assistida e a escola
title_sort Adolescente em liberdade assistida e a escola
author Silva, Ivani Ruela de Oliveira [UNESP]
author_facet Silva, Ivani Ruela de Oliveira [UNESP]
Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]
author_role author
author2 Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ivani Ruela de Oliveira [UNESP]
Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Ato infracional
Escola
Liberdade assistida
Medida socioeducativa
Adolescent
Adolescent in conflict with the law
School
Assisted freedom
Socio-educative measure
topic Adolescente
Ato infracional
Escola
Liberdade assistida
Medida socioeducativa
Adolescent
Adolescent in conflict with the law
School
Assisted freedom
Socio-educative measure
description Este estudo objetivou investigar as representações e as imagens de profissionais da educação e discentes sobre os adolescentes autores de ato infracional que se encontravam cumprindo medida socioeducativa de liberdade assistida, e sua relação com a escola, bem como as representações e imagens destes últimos sobre a instituição escolar. Para tanto, foram entrevistados alunos matriculados em escolas do município de Americana (SP) em 2007. Foram ouvidos também professores, colegas de classe, funcionários e gestores. Nas entrevistas com os adolescentes, procurou-se perceber os sentidos e os significados que a escola tem para eles e identificar suas representações e imagens sobre ela. Nos demais depoimentos, buscou-se compreender as concepções construídas a respeito daqueles alunos, como as instituições escolares têm atuado no sentido de incluí-los ou excluí-los nos processos formais de escolarização, e como essas representações e imagens se integram nas relações cotidianas e determinam formas de ação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
2014-05-20T15:14:08Z
2014-05-20T15:14:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000300007
Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 28, n. 3, p. 353-362, 2011.
0103-166X
http://hdl.handle.net/11449/29066
10.1590/S0103-166X2011000300007
S0103-166X2011000300007
S0103-166X2011000300007.pdf
7864828747687778
url http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000300007
http://hdl.handle.net/11449/29066
identifier_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 28, n. 3, p. 353-362, 2011.
0103-166X
10.1590/S0103-166X2011000300007
S0103-166X2011000300007
S0103-166X2011000300007.pdf
7864828747687778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 353-362
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129066983751680