O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39909 |
Resumo: | No momento em que lidamos com sujeitos que apresentam necessidades educativas especiais, somos levados a refletir sobre o planejamento educacional para esses alunos, uma vez que as ações educacionais precisam garantir o acesso e a permanência desses alunos na escola. Dessa forma, a escola precisa refletir sobre o modelo que sempre apresentou no qual o aluno deveria adaptar-se às suas exigências. Por outro lado, o movimento inclusivista vem propiciando grandes reflexões, no entorno das ações educativas, buscando educar na diversidade, atendendo a singularidade de cada educando, devendo colocar ainda as condições necessárias para que esse aluno participe integralmente da vida na sociedade. Por isso, a escola precisa conhecer seus alunos, a fim para que possa realizar um planejamento educacional de acordo com seus interesses e necessidades. [...] |
id |
UFC-7_27f5caed308fab4737b30e5d16a5e57d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39909 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivistaNecessidades educativasProcesso de Ensino-AprendizagemAvaliação EducacionalNo momento em que lidamos com sujeitos que apresentam necessidades educativas especiais, somos levados a refletir sobre o planejamento educacional para esses alunos, uma vez que as ações educacionais precisam garantir o acesso e a permanência desses alunos na escola. Dessa forma, a escola precisa refletir sobre o modelo que sempre apresentou no qual o aluno deveria adaptar-se às suas exigências. Por outro lado, o movimento inclusivista vem propiciando grandes reflexões, no entorno das ações educativas, buscando educar na diversidade, atendendo a singularidade de cada educando, devendo colocar ainda as condições necessárias para que esse aluno participe integralmente da vida na sociedade. Por isso, a escola precisa conhecer seus alunos, a fim para que possa realizar um planejamento educacional de acordo com seus interesses e necessidades. [...]2019-02-25T11:14:52Z2019-02-25T11:14:52Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBEZERRA, Luiz Carlos Souza; CAVALCANTI, Wanilda Maria Alves. O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1429-1444.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39909Bezerra, Luiz Carlos SouzaCavalcanti, Wanilda Maria Alvesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39909Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:53.708512Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista |
title |
O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista |
spellingShingle |
O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista Bezerra, Luiz Carlos Souza Necessidades educativas Processo de Ensino-Aprendizagem Avaliação Educacional |
title_short |
O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista |
title_full |
O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista |
title_fullStr |
O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista |
title_full_unstemmed |
O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista |
title_sort |
O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista |
author |
Bezerra, Luiz Carlos Souza |
author_facet |
Bezerra, Luiz Carlos Souza Cavalcanti, Wanilda Maria Alves |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcanti, Wanilda Maria Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Luiz Carlos Souza Cavalcanti, Wanilda Maria Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades educativas Processo de Ensino-Aprendizagem Avaliação Educacional |
topic |
Necessidades educativas Processo de Ensino-Aprendizagem Avaliação Educacional |
description |
No momento em que lidamos com sujeitos que apresentam necessidades educativas especiais, somos levados a refletir sobre o planejamento educacional para esses alunos, uma vez que as ações educacionais precisam garantir o acesso e a permanência desses alunos na escola. Dessa forma, a escola precisa refletir sobre o modelo que sempre apresentou no qual o aluno deveria adaptar-se às suas exigências. Por outro lado, o movimento inclusivista vem propiciando grandes reflexões, no entorno das ações educativas, buscando educar na diversidade, atendendo a singularidade de cada educando, devendo colocar ainda as condições necessárias para que esse aluno participe integralmente da vida na sociedade. Por isso, a escola precisa conhecer seus alunos, a fim para que possa realizar um planejamento educacional de acordo com seus interesses e necessidades. [...] |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2019-02-25T11:14:52Z 2019-02-25T11:14:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BEZERRA, Luiz Carlos Souza; CAVALCANTI, Wanilda Maria Alves. O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1429-1444. 9788589872423 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39909 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Luiz Carlos Souza; CAVALCANTI, Wanilda Maria Alves. O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1429-1444. 9788589872423 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028765671882752 |