O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Luiz Carlos Souza
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39909
Resumo: No momento em que lidamos com sujeitos que apresentam necessidades educativas especiais, somos levados a refletir sobre o planejamento educacional para esses alunos, uma vez que as ações educacionais precisam garantir o acesso e a permanência desses alunos na escola. Dessa forma, a escola precisa refletir sobre o modelo que sempre apresentou no qual o aluno deveria adaptar-se às suas exigências. Por outro lado, o movimento inclusivista vem propiciando grandes reflexões, no entorno das ações educativas, buscando educar na diversidade, atendendo a singularidade de cada educando, devendo colocar ainda as condições necessárias para que esse aluno participe integralmente da vida na sociedade. Por isso, a escola precisa conhecer seus alunos, a fim para que possa realizar um planejamento educacional de acordo com seus interesses e necessidades. [...]
id UFC-7_27f5caed308fab4737b30e5d16a5e57d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39909
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivistaNecessidades educativasProcesso de Ensino-AprendizagemAvaliação EducacionalNo momento em que lidamos com sujeitos que apresentam necessidades educativas especiais, somos levados a refletir sobre o planejamento educacional para esses alunos, uma vez que as ações educacionais precisam garantir o acesso e a permanência desses alunos na escola. Dessa forma, a escola precisa refletir sobre o modelo que sempre apresentou no qual o aluno deveria adaptar-se às suas exigências. Por outro lado, o movimento inclusivista vem propiciando grandes reflexões, no entorno das ações educativas, buscando educar na diversidade, atendendo a singularidade de cada educando, devendo colocar ainda as condições necessárias para que esse aluno participe integralmente da vida na sociedade. Por isso, a escola precisa conhecer seus alunos, a fim para que possa realizar um planejamento educacional de acordo com seus interesses e necessidades. [...]2019-02-25T11:14:52Z2019-02-25T11:14:52Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBEZERRA, Luiz Carlos Souza; CAVALCANTI, Wanilda Maria Alves. O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1429-1444.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39909Bezerra, Luiz Carlos SouzaCavalcanti, Wanilda Maria Alvesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39909Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:53.708512Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista
title O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista
spellingShingle O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista
Bezerra, Luiz Carlos Souza
Necessidades educativas
Processo de Ensino-Aprendizagem
Avaliação Educacional
title_short O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista
title_full O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista
title_fullStr O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista
title_full_unstemmed O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista
title_sort O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista
author Bezerra, Luiz Carlos Souza
author_facet Bezerra, Luiz Carlos Souza
Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
author_role author
author2 Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Luiz Carlos Souza
Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades educativas
Processo de Ensino-Aprendizagem
Avaliação Educacional
topic Necessidades educativas
Processo de Ensino-Aprendizagem
Avaliação Educacional
description No momento em que lidamos com sujeitos que apresentam necessidades educativas especiais, somos levados a refletir sobre o planejamento educacional para esses alunos, uma vez que as ações educacionais precisam garantir o acesso e a permanência desses alunos na escola. Dessa forma, a escola precisa refletir sobre o modelo que sempre apresentou no qual o aluno deveria adaptar-se às suas exigências. Por outro lado, o movimento inclusivista vem propiciando grandes reflexões, no entorno das ações educativas, buscando educar na diversidade, atendendo a singularidade de cada educando, devendo colocar ainda as condições necessárias para que esse aluno participe integralmente da vida na sociedade. Por isso, a escola precisa conhecer seus alunos, a fim para que possa realizar um planejamento educacional de acordo com seus interesses e necessidades. [...]
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-02-25T11:14:52Z
2019-02-25T11:14:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEZERRA, Luiz Carlos Souza; CAVALCANTI, Wanilda Maria Alves. O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1429-1444.
9788589872423
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39909
identifier_str_mv BEZERRA, Luiz Carlos Souza; CAVALCANTI, Wanilda Maria Alves. O atendimento educacional ao aluno surdocego em Pernambuco: desafios para o movimento inclusivista. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1429-1444.
9788589872423
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028765671882752