Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saboia, Fátima
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14744
Resumo: SABOIA, Fátima. Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 1, n. 43, p. 61-68, 2002.
id UFC-7_2e6b4d37ad79b08f4336276f6c651d22
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14744
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua práticaPrática PedagógicaProfessorasSalas de pré-escolaSABOIA, Fátima. Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 1, n. 43, p. 61-68, 2002.This study presents the results of research into teachers pedagogical practices in pre-school classrooms in Fortaleza. The research aimed at analyzing how teachers develop their practices, which theoretical framework lies behind them, and what support they receive. This case study used the methodological approach to research and focused on one classroom and one specific teacher in the municipality. The analysis shows that the at teacher practice is characterized by oral transmission which is repeated several times, by the lack of affective and cognitive exchanges, and by the fact that the municipality gives little support to pre-school education.O presente texto apresenta algumas constatações resultantes de uma pesquisa sobre a prática pedagógica de professoras de salas de pré-escolas municipais de Fortaleza. Tal pesquisa objetivou analisar como essas professoras desenvolvem seu trabalho, a que concepções recorrem e que apoios recebem para concretizar seu lazer em sala de aula. Utilizou um estudo de caso como opção metodológica e centrou a atenção em uma turma e uma professora de pré-escola em uma escola da rede municipal. As análises dos dados revelaram que a professora desenvolve uma prática cuja rotina é marcada pela transmissão oral e repetitiva dos conteúdos, pela ausência de trocas afetivas e cognitivas e pela falta dos apoios perspectivados. Essa situação é resultante da falta de um real compromisso com a educação da criança no âmbito dessa Prefeitura.Revista Educação em Debate2016-01-14T14:25:12Z2016-01-14T14:25:12Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSaboia, F. (2002)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14744Saboia, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:39:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14744Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:41.927596Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática
title Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática
spellingShingle Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática
Saboia, Fátima
Prática Pedagógica
Professoras
Salas de pré-escola
title_short Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática
title_full Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática
title_fullStr Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática
title_full_unstemmed Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática
title_sort Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática
author Saboia, Fátima
author_facet Saboia, Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saboia, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Pedagógica
Professoras
Salas de pré-escola
topic Prática Pedagógica
Professoras
Salas de pré-escola
description SABOIA, Fátima. Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 1, n. 43, p. 61-68, 2002.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2016-01-14T14:25:12Z
2016-01-14T14:25:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Saboia, F. (2002)
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14744
identifier_str_mv Saboia, F. (2002)
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028778571464704