Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14744 |
Resumo: | SABOIA, Fátima. Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 1, n. 43, p. 61-68, 2002. |
id |
UFC-7_2e6b4d37ad79b08f4336276f6c651d22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/14744 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua práticaPrática PedagógicaProfessorasSalas de pré-escolaSABOIA, Fátima. Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 1, n. 43, p. 61-68, 2002.This study presents the results of research into teachers pedagogical practices in pre-school classrooms in Fortaleza. The research aimed at analyzing how teachers develop their practices, which theoretical framework lies behind them, and what support they receive. This case study used the methodological approach to research and focused on one classroom and one specific teacher in the municipality. The analysis shows that the at teacher practice is characterized by oral transmission which is repeated several times, by the lack of affective and cognitive exchanges, and by the fact that the municipality gives little support to pre-school education.O presente texto apresenta algumas constatações resultantes de uma pesquisa sobre a prática pedagógica de professoras de salas de pré-escolas municipais de Fortaleza. Tal pesquisa objetivou analisar como essas professoras desenvolvem seu trabalho, a que concepções recorrem e que apoios recebem para concretizar seu lazer em sala de aula. Utilizou um estudo de caso como opção metodológica e centrou a atenção em uma turma e uma professora de pré-escola em uma escola da rede municipal. As análises dos dados revelaram que a professora desenvolve uma prática cuja rotina é marcada pela transmissão oral e repetitiva dos conteúdos, pela ausência de trocas afetivas e cognitivas e pela falta dos apoios perspectivados. Essa situação é resultante da falta de um real compromisso com a educação da criança no âmbito dessa Prefeitura.Revista Educação em Debate2016-01-14T14:25:12Z2016-01-14T14:25:12Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSaboia, F. (2002)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14744Saboia, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:39:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14744Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:41.927596Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática |
title |
Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática |
spellingShingle |
Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática Saboia, Fátima Prática Pedagógica Professoras Salas de pré-escola |
title_short |
Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática |
title_full |
Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática |
title_fullStr |
Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática |
title_full_unstemmed |
Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática |
title_sort |
Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática |
author |
Saboia, Fátima |
author_facet |
Saboia, Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saboia, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática Pedagógica Professoras Salas de pré-escola |
topic |
Prática Pedagógica Professoras Salas de pré-escola |
description |
SABOIA, Fátima. Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 1, n. 43, p. 61-68, 2002. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2016-01-14T14:25:12Z 2016-01-14T14:25:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Saboia, F. (2002) 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14744 |
identifier_str_mv |
Saboia, F. (2002) 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028778571464704 |