A importância do uso de estratégias de mediação pedagógica para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38420 |
Resumo: | O artigo tem o objetivo de analisar o papel da estratégia de mediação pedagógica na inclusão da criança com autismo. Busca-se, assim, mostrar a importância de estratégias relevantes para a inclusão do aluno com autismo nas classes regulares. Pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) geralmente apresentam dificuldades de aprendizagem e não têm, à disposição, profissionais que reconheçam o grau de seu distúrbio. Elas apresentam ainda inúmeras desordens em seu comportamento, sendo necessário, portanto, o desenvolvimento de estratégias eficazes, a fim de auxiliá-las a lidar com suas limitações. As estratégias de mediação pedagógica devem ser orientadas para criar zonas de desenvolvimento proximal. Dessa forma, possibilitam-se futuras aprendizagens. Concluiu-se que o trabalho não se encerra aqui, mas requer continuidade para um melhor aprofundamento. Por outro lado, já aponta que se deve compreender e conhecer o comportamento daqueles que apresentam o transtorno do espectro autista para traçar objetivos e estimular a aprendizagem. É importante que se produzam propostas eficientes no processo da escola comum e que se alcance, de forma prática e eficiente, o fazer pedagógico. |
id |
UFC-7_33f68219a4e87f62e4d499d632e9ad4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38420 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do uso de estratégias de mediação pedagógica para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA)Transtorno do espectro autistaInclusãoMediação pedagógicaO artigo tem o objetivo de analisar o papel da estratégia de mediação pedagógica na inclusão da criança com autismo. Busca-se, assim, mostrar a importância de estratégias relevantes para a inclusão do aluno com autismo nas classes regulares. Pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) geralmente apresentam dificuldades de aprendizagem e não têm, à disposição, profissionais que reconheçam o grau de seu distúrbio. Elas apresentam ainda inúmeras desordens em seu comportamento, sendo necessário, portanto, o desenvolvimento de estratégias eficazes, a fim de auxiliá-las a lidar com suas limitações. As estratégias de mediação pedagógica devem ser orientadas para criar zonas de desenvolvimento proximal. Dessa forma, possibilitam-se futuras aprendizagens. Concluiu-se que o trabalho não se encerra aqui, mas requer continuidade para um melhor aprofundamento. Por outro lado, já aponta que se deve compreender e conhecer o comportamento daqueles que apresentam o transtorno do espectro autista para traçar objetivos e estimular a aprendizagem. É importante que se produzam propostas eficientes no processo da escola comum e que se alcance, de forma prática e eficiente, o fazer pedagógico.Revista Educação em Debate2018-12-26T14:48:00Z2018-12-26T14:48:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, Carla Patrícia da Silva Guedes; OLIVEIRA, Rubenil da Silva. A importância do uso de estratégias de mediação pedagógica para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 43-57, jan./abr. 2018.0102-1117 (impresso)2526-0847 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38420Costa, Carla Patrícia da Silva GuedesOliveira, Rubenil da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:44:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38420Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:03.258005Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do uso de estratégias de mediação pedagógica para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title |
A importância do uso de estratégias de mediação pedagógica para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
spellingShingle |
A importância do uso de estratégias de mediação pedagógica para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) Costa, Carla Patrícia da Silva Guedes Transtorno do espectro autista Inclusão Mediação pedagógica |
title_short |
A importância do uso de estratégias de mediação pedagógica para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_full |
A importância do uso de estratégias de mediação pedagógica para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_fullStr |
A importância do uso de estratégias de mediação pedagógica para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_full_unstemmed |
A importância do uso de estratégias de mediação pedagógica para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_sort |
A importância do uso de estratégias de mediação pedagógica para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
author |
Costa, Carla Patrícia da Silva Guedes |
author_facet |
Costa, Carla Patrícia da Silva Guedes Oliveira, Rubenil da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Rubenil da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Carla Patrícia da Silva Guedes Oliveira, Rubenil da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do espectro autista Inclusão Mediação pedagógica |
topic |
Transtorno do espectro autista Inclusão Mediação pedagógica |
description |
O artigo tem o objetivo de analisar o papel da estratégia de mediação pedagógica na inclusão da criança com autismo. Busca-se, assim, mostrar a importância de estratégias relevantes para a inclusão do aluno com autismo nas classes regulares. Pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) geralmente apresentam dificuldades de aprendizagem e não têm, à disposição, profissionais que reconheçam o grau de seu distúrbio. Elas apresentam ainda inúmeras desordens em seu comportamento, sendo necessário, portanto, o desenvolvimento de estratégias eficazes, a fim de auxiliá-las a lidar com suas limitações. As estratégias de mediação pedagógica devem ser orientadas para criar zonas de desenvolvimento proximal. Dessa forma, possibilitam-se futuras aprendizagens. Concluiu-se que o trabalho não se encerra aqui, mas requer continuidade para um melhor aprofundamento. Por outro lado, já aponta que se deve compreender e conhecer o comportamento daqueles que apresentam o transtorno do espectro autista para traçar objetivos e estimular a aprendizagem. É importante que se produzam propostas eficientes no processo da escola comum e que se alcance, de forma prática e eficiente, o fazer pedagógico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26T14:48:00Z 2018-12-26T14:48:00Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Carla Patrícia da Silva Guedes; OLIVEIRA, Rubenil da Silva. A importância do uso de estratégias de mediação pedagógica para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 43-57, jan./abr. 2018. 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38420 |
identifier_str_mv |
COSTA, Carla Patrícia da Silva Guedes; OLIVEIRA, Rubenil da Silva. A importância do uso de estratégias de mediação pedagógica para a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 43-57, jan./abr. 2018. 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028976907517952 |