Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donel, Camila Elis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5199
Resumo: Este estudo trata do tema da inclusão escolar mais especificadamente dos desafios da “Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola regular. Tem como objetivo investigar quais as dificuldades que o professor encontra ao incluir os alunos autistas na escola. Sabe-se que o Transtorno do Espectro Autista é um transtorno ainda pouco conhecido pelos professores, mas que vem nos últimos anos sendo uma constante nas matrículas das crianças na educação infantil. Hoje existem leis que garantem o direito da matrícula em todos os níveis da escolarização, bem como a inclusão social destes indivíduos. As políticas nacionais da educação especial têm amparado as famílias e a criança que apresenta o transtorno. Como consta nas leis todas as crianças têm o direito de frequentar à escola, porém muitas vezes se deparam com escolas com uma infraestrutura inadequada isso acaba prejudicando o seu desenvolvimento. Para a realização deste trabalho realizei pesquisa bibliográfica e de campo. Na elaboração e produção de dados utilizei a entrevista semi-estruturada com duas professoras, uma de escola pública e outra privada, mas ambas de educação infantil e que tem aluno com autismo, matriculados em suas turmas. Considero que seja urgente e necessária uma mudança no currículo das escolas, promovendo alterações na estrutura física, formação de professores e organização política pedagógica para garantir uma escola que busca de fato pela inclusão com um ensino de qualidade.
id UNIJ_a0a2609b4ec53172526500768b7f81fb
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5199
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDesafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular2018-08-2720172018-08-27T18:17:30Z2018-08-27T18:17:30ZEste estudo trata do tema da inclusão escolar mais especificadamente dos desafios da “Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola regular. Tem como objetivo investigar quais as dificuldades que o professor encontra ao incluir os alunos autistas na escola. Sabe-se que o Transtorno do Espectro Autista é um transtorno ainda pouco conhecido pelos professores, mas que vem nos últimos anos sendo uma constante nas matrículas das crianças na educação infantil. Hoje existem leis que garantem o direito da matrícula em todos os níveis da escolarização, bem como a inclusão social destes indivíduos. As políticas nacionais da educação especial têm amparado as famílias e a criança que apresenta o transtorno. Como consta nas leis todas as crianças têm o direito de frequentar à escola, porém muitas vezes se deparam com escolas com uma infraestrutura inadequada isso acaba prejudicando o seu desenvolvimento. Para a realização deste trabalho realizei pesquisa bibliográfica e de campo. Na elaboração e produção de dados utilizei a entrevista semi-estruturada com duas professoras, uma de escola pública e outra privada, mas ambas de educação infantil e que tem aluno com autismo, matriculados em suas turmas. Considero que seja urgente e necessária uma mudança no currículo das escolas, promovendo alterações na estrutura física, formação de professores e organização política pedagógica para garantir uma escola que busca de fato pela inclusão com um ensino de qualidade.32 f.Ciências humanas.Pedagogia.Escola.Professor.Transtorno do Espectro Autista.Inclusão.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5199DMD_hdl_123456789/5199Donel, Camila Elisporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamila%20Elis%20Donel.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5199/1/Camila%20Elis%20Donel.pdfapplication/pdf342433http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5199/1/Camila%20Elis%20Donel.pdf424ed89bc690e90f4d47b4370ca82bd5MD5123456789_5199_12019-01-21T12:45:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular
title Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular
spellingShingle Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular
Donel, Camila Elis
Ciências humanas.
Pedagogia.
Escola.
Professor.
Transtorno do Espectro Autista.
Inclusão.
title_short Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular
title_full Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular
title_fullStr Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular
title_full_unstemmed Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular
title_sort Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular
author Donel, Camila Elis
author_facet Donel, Camila Elis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Donel, Camila Elis
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Pedagogia.
Escola.
Professor.
Transtorno do Espectro Autista.
Inclusão.
topic Ciências humanas.
Pedagogia.
Escola.
Professor.
Transtorno do Espectro Autista.
Inclusão.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este estudo trata do tema da inclusão escolar mais especificadamente dos desafios da “Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola regular. Tem como objetivo investigar quais as dificuldades que o professor encontra ao incluir os alunos autistas na escola. Sabe-se que o Transtorno do Espectro Autista é um transtorno ainda pouco conhecido pelos professores, mas que vem nos últimos anos sendo uma constante nas matrículas das crianças na educação infantil. Hoje existem leis que garantem o direito da matrícula em todos os níveis da escolarização, bem como a inclusão social destes indivíduos. As políticas nacionais da educação especial têm amparado as famílias e a criança que apresenta o transtorno. Como consta nas leis todas as crianças têm o direito de frequentar à escola, porém muitas vezes se deparam com escolas com uma infraestrutura inadequada isso acaba prejudicando o seu desenvolvimento. Para a realização deste trabalho realizei pesquisa bibliográfica e de campo. Na elaboração e produção de dados utilizei a entrevista semi-estruturada com duas professoras, uma de escola pública e outra privada, mas ambas de educação infantil e que tem aluno com autismo, matriculados em suas turmas. Considero que seja urgente e necessária uma mudança no currículo das escolas, promovendo alterações na estrutura física, formação de professores e organização política pedagógica para garantir uma escola que busca de fato pela inclusão com um ensino de qualidade.
32 f.
description Este estudo trata do tema da inclusão escolar mais especificadamente dos desafios da “Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola regular. Tem como objetivo investigar quais as dificuldades que o professor encontra ao incluir os alunos autistas na escola. Sabe-se que o Transtorno do Espectro Autista é um transtorno ainda pouco conhecido pelos professores, mas que vem nos últimos anos sendo uma constante nas matrículas das crianças na educação infantil. Hoje existem leis que garantem o direito da matrícula em todos os níveis da escolarização, bem como a inclusão social destes indivíduos. As políticas nacionais da educação especial têm amparado as famílias e a criança que apresenta o transtorno. Como consta nas leis todas as crianças têm o direito de frequentar à escola, porém muitas vezes se deparam com escolas com uma infraestrutura inadequada isso acaba prejudicando o seu desenvolvimento. Para a realização deste trabalho realizei pesquisa bibliográfica e de campo. Na elaboração e produção de dados utilizei a entrevista semi-estruturada com duas professoras, uma de escola pública e outra privada, mas ambas de educação infantil e que tem aluno com autismo, matriculados em suas turmas. Considero que seja urgente e necessária uma mudança no currículo das escolas, promovendo alterações na estrutura física, formação de professores e organização política pedagógica para garantir uma escola que busca de fato pela inclusão com um ensino de qualidade.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2018-08-27T18:17:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-27T18:17:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5199
DMD_hdl_123456789/5199
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5199
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416817779212288