Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5199 |
Resumo: | Este estudo trata do tema da inclusão escolar mais especificadamente dos desafios da “Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola regular. Tem como objetivo investigar quais as dificuldades que o professor encontra ao incluir os alunos autistas na escola. Sabe-se que o Transtorno do Espectro Autista é um transtorno ainda pouco conhecido pelos professores, mas que vem nos últimos anos sendo uma constante nas matrículas das crianças na educação infantil. Hoje existem leis que garantem o direito da matrícula em todos os níveis da escolarização, bem como a inclusão social destes indivíduos. As políticas nacionais da educação especial têm amparado as famílias e a criança que apresenta o transtorno. Como consta nas leis todas as crianças têm o direito de frequentar à escola, porém muitas vezes se deparam com escolas com uma infraestrutura inadequada isso acaba prejudicando o seu desenvolvimento. Para a realização deste trabalho realizei pesquisa bibliográfica e de campo. Na elaboração e produção de dados utilizei a entrevista semi-estruturada com duas professoras, uma de escola pública e outra privada, mas ambas de educação infantil e que tem aluno com autismo, matriculados em suas turmas. Considero que seja urgente e necessária uma mudança no currículo das escolas, promovendo alterações na estrutura física, formação de professores e organização política pedagógica para garantir uma escola que busca de fato pela inclusão com um ensino de qualidade. |
id |
UNIJ_a0a2609b4ec53172526500768b7f81fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5199 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDesafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular2018-08-2720172018-08-27T18:17:30Z2018-08-27T18:17:30ZEste estudo trata do tema da inclusão escolar mais especificadamente dos desafios da “Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola regular. Tem como objetivo investigar quais as dificuldades que o professor encontra ao incluir os alunos autistas na escola. Sabe-se que o Transtorno do Espectro Autista é um transtorno ainda pouco conhecido pelos professores, mas que vem nos últimos anos sendo uma constante nas matrículas das crianças na educação infantil. Hoje existem leis que garantem o direito da matrícula em todos os níveis da escolarização, bem como a inclusão social destes indivíduos. As políticas nacionais da educação especial têm amparado as famílias e a criança que apresenta o transtorno. Como consta nas leis todas as crianças têm o direito de frequentar à escola, porém muitas vezes se deparam com escolas com uma infraestrutura inadequada isso acaba prejudicando o seu desenvolvimento. Para a realização deste trabalho realizei pesquisa bibliográfica e de campo. Na elaboração e produção de dados utilizei a entrevista semi-estruturada com duas professoras, uma de escola pública e outra privada, mas ambas de educação infantil e que tem aluno com autismo, matriculados em suas turmas. Considero que seja urgente e necessária uma mudança no currículo das escolas, promovendo alterações na estrutura física, formação de professores e organização política pedagógica para garantir uma escola que busca de fato pela inclusão com um ensino de qualidade.32 f.Ciências humanas.Pedagogia.Escola.Professor.Transtorno do Espectro Autista.Inclusão.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5199DMD_hdl_123456789/5199Donel, Camila Elisporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamila%20Elis%20Donel.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5199/1/Camila%20Elis%20Donel.pdfapplication/pdf342433http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5199/1/Camila%20Elis%20Donel.pdf424ed89bc690e90f4d47b4370ca82bd5MD5123456789_5199_12019-01-21T12:45:52Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular |
title |
Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular |
spellingShingle |
Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular Donel, Camila Elis Ciências humanas. Pedagogia. Escola. Professor. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão. |
title_short |
Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular |
title_full |
Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular |
title_fullStr |
Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular |
title_full_unstemmed |
Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular |
title_sort |
Desafio da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista(tea) na escola regular |
author |
Donel, Camila Elis |
author_facet |
Donel, Camila Elis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Donel, Camila Elis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Pedagogia. Escola. Professor. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão. |
topic |
Ciências humanas. Pedagogia. Escola. Professor. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este estudo trata do tema da inclusão escolar mais especificadamente dos desafios da “Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola regular. Tem como objetivo investigar quais as dificuldades que o professor encontra ao incluir os alunos autistas na escola. Sabe-se que o Transtorno do Espectro Autista é um transtorno ainda pouco conhecido pelos professores, mas que vem nos últimos anos sendo uma constante nas matrículas das crianças na educação infantil. Hoje existem leis que garantem o direito da matrícula em todos os níveis da escolarização, bem como a inclusão social destes indivíduos. As políticas nacionais da educação especial têm amparado as famílias e a criança que apresenta o transtorno. Como consta nas leis todas as crianças têm o direito de frequentar à escola, porém muitas vezes se deparam com escolas com uma infraestrutura inadequada isso acaba prejudicando o seu desenvolvimento. Para a realização deste trabalho realizei pesquisa bibliográfica e de campo. Na elaboração e produção de dados utilizei a entrevista semi-estruturada com duas professoras, uma de escola pública e outra privada, mas ambas de educação infantil e que tem aluno com autismo, matriculados em suas turmas. Considero que seja urgente e necessária uma mudança no currículo das escolas, promovendo alterações na estrutura física, formação de professores e organização política pedagógica para garantir uma escola que busca de fato pela inclusão com um ensino de qualidade. 32 f. |
description |
Este estudo trata do tema da inclusão escolar mais especificadamente dos desafios da “Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na escola regular. Tem como objetivo investigar quais as dificuldades que o professor encontra ao incluir os alunos autistas na escola. Sabe-se que o Transtorno do Espectro Autista é um transtorno ainda pouco conhecido pelos professores, mas que vem nos últimos anos sendo uma constante nas matrículas das crianças na educação infantil. Hoje existem leis que garantem o direito da matrícula em todos os níveis da escolarização, bem como a inclusão social destes indivíduos. As políticas nacionais da educação especial têm amparado as famílias e a criança que apresenta o transtorno. Como consta nas leis todas as crianças têm o direito de frequentar à escola, porém muitas vezes se deparam com escolas com uma infraestrutura inadequada isso acaba prejudicando o seu desenvolvimento. Para a realização deste trabalho realizei pesquisa bibliográfica e de campo. Na elaboração e produção de dados utilizei a entrevista semi-estruturada com duas professoras, uma de escola pública e outra privada, mas ambas de educação infantil e que tem aluno com autismo, matriculados em suas turmas. Considero que seja urgente e necessária uma mudança no currículo das escolas, promovendo alterações na estrutura física, formação de professores e organização política pedagógica para garantir uma escola que busca de fato pela inclusão com um ensino de qualidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2018-08-27T18:17:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-27T18:17:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5199 DMD_hdl_123456789/5199 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5199 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416817779212288 |