Formação de novos professores e políticas públicas: o descompasso do espanhol na Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, Andrea Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Murga, María Hortensia Blanco García
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54087
Resumo: A Licenciatura em Língua Espanhola da Universidade Federal da Paraíba tem trabalhado no sentido de alcançar os objetivos traçados em seu Projeto Político Pedagógico e oferecer a seus alunos uma formação sólida e consistente. Para tanto, o corpo docente tem investido esforços em projetos internos da universidade, que atuam em diferentes frentes e podem incrementar a formação do alunado. Tais projetos têm apresentado resultados bastante significativos, como é o caso da Monitoria e da Extensão. No entanto, ao sair da universidade, ainda durante o curso, os alunos se deparam com uma situação muito precária no ensino de espanhol, causada, principalmente, pela falta de políticas públicas que garantam o cumprimento da Lei 11.161/2005 no Estado da Paraíba. O presente texto procura mostrar como a falta de consonância entre formação inicial e políticas públicas pode ser altamente prejudicial para a formação de novos profissionais.
id UFC-7_3902c5b9e7387483c7f10ff6c3860d7b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54087
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Formação de novos professores e políticas públicas: o descompasso do espanhol na ParaíbaLicenciatura em Língua EspanholaEnsino de espanholMonitoriaA Licenciatura em Língua Espanhola da Universidade Federal da Paraíba tem trabalhado no sentido de alcançar os objetivos traçados em seu Projeto Político Pedagógico e oferecer a seus alunos uma formação sólida e consistente. Para tanto, o corpo docente tem investido esforços em projetos internos da universidade, que atuam em diferentes frentes e podem incrementar a formação do alunado. Tais projetos têm apresentado resultados bastante significativos, como é o caso da Monitoria e da Extensão. No entanto, ao sair da universidade, ainda durante o curso, os alunos se deparam com uma situação muito precária no ensino de espanhol, causada, principalmente, pela falta de políticas públicas que garantam o cumprimento da Lei 11.161/2005 no Estado da Paraíba. O presente texto procura mostrar como a falta de consonância entre formação inicial e políticas públicas pode ser altamente prejudicial para a formação de novos profissionais.Revista Eletrônica do GEPPELE2020-09-16T17:57:10Z2020-09-16T17:57:10Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPONTE, Andrea Silva; MURGA, María Hortensia Blanco García. Formação de novos professores e políticas públicas: o descompasso do espanhol na Paraíba. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 2, p. 33-47, nov. 2013/maio 2014.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54087Ponte, Andrea SilvaMurga, María Hortensia Blanco Garcíainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:25:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54087Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:19.885799Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de novos professores e políticas públicas: o descompasso do espanhol na Paraíba
title Formação de novos professores e políticas públicas: o descompasso do espanhol na Paraíba
spellingShingle Formação de novos professores e políticas públicas: o descompasso do espanhol na Paraíba
Ponte, Andrea Silva
Licenciatura em Língua Espanhola
Ensino de espanhol
Monitoria
title_short Formação de novos professores e políticas públicas: o descompasso do espanhol na Paraíba
title_full Formação de novos professores e políticas públicas: o descompasso do espanhol na Paraíba
title_fullStr Formação de novos professores e políticas públicas: o descompasso do espanhol na Paraíba
title_full_unstemmed Formação de novos professores e políticas públicas: o descompasso do espanhol na Paraíba
title_sort Formação de novos professores e políticas públicas: o descompasso do espanhol na Paraíba
author Ponte, Andrea Silva
author_facet Ponte, Andrea Silva
Murga, María Hortensia Blanco García
author_role author
author2 Murga, María Hortensia Blanco García
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, Andrea Silva
Murga, María Hortensia Blanco García
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em Língua Espanhola
Ensino de espanhol
Monitoria
topic Licenciatura em Língua Espanhola
Ensino de espanhol
Monitoria
description A Licenciatura em Língua Espanhola da Universidade Federal da Paraíba tem trabalhado no sentido de alcançar os objetivos traçados em seu Projeto Político Pedagógico e oferecer a seus alunos uma formação sólida e consistente. Para tanto, o corpo docente tem investido esforços em projetos internos da universidade, que atuam em diferentes frentes e podem incrementar a formação do alunado. Tais projetos têm apresentado resultados bastante significativos, como é o caso da Monitoria e da Extensão. No entanto, ao sair da universidade, ainda durante o curso, os alunos se deparam com uma situação muito precária no ensino de espanhol, causada, principalmente, pela falta de políticas públicas que garantam o cumprimento da Lei 11.161/2005 no Estado da Paraíba. O presente texto procura mostrar como a falta de consonância entre formação inicial e políticas públicas pode ser altamente prejudicial para a formação de novos profissionais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-09-16T17:57:10Z
2020-09-16T17:57:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PONTE, Andrea Silva; MURGA, María Hortensia Blanco García. Formação de novos professores e políticas públicas: o descompasso do espanhol na Paraíba. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 2, p. 33-47, nov. 2013/maio 2014.
2318-0099
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54087
identifier_str_mv PONTE, Andrea Silva; MURGA, María Hortensia Blanco García. Formação de novos professores e políticas públicas: o descompasso do espanhol na Paraíba. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 2, p. 33-47, nov. 2013/maio 2014.
2318-0099
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028926512955392