As narrativas em cor de Henri Matisse
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43826 |
Resumo: | [...]A Tristeza do Rei (1952), (guaches recortados, 292 x 396 cm), pertencente atualmente ao Centre National d'Art et de Culture Georges Pompidou, em Paris, representa uma das últimas realizações criativas da longa carreira de Henri Matisse ((Le Cateau- Cambrésis, 1869 - Nice, 1954). Muitos críticos apontam este trabalho como obra-súmula de sua arte, pois a narratividade nele presente, apontada já no título, é traduzida pictoricamente na essencialidade da linha e da cor, de tal forma os elementos, descarnados como estruturas, volatilizam-se em puro movimento. A visão do quadro desperta no espectador a sensação de que está diante de um móbile, com os três elementos: a bailarina, o rei, e a figura escolhida mais à esquerda descrevendo evoluções nesta coreografia multicor. Na realidade, a alusão ao número de "personagens" nada mais é que um ponto de apoio no esforço descritivo, uma vez que nenhum deles pode ser seccionado do conjunto, sob pena de uma mutilação interpretativa. Este é um quadro singular dentro da criação de Matisse, que dificilmente reunia num só trabalho várias figuras humanas.[...] |
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As narrativas em cor de Henri MatisseMatisse, Henri, 1869-1954ColagemModernidadePintura francesa[...]A Tristeza do Rei (1952), (guaches recortados, 292 x 396 cm), pertencente atualmente ao Centre National d'Art et de Culture Georges Pompidou, em Paris, representa uma das últimas realizações criativas da longa carreira de Henri Matisse ((Le Cateau- Cambrésis, 1869 - Nice, 1954). Muitos críticos apontam este trabalho como obra-súmula de sua arte, pois a narratividade nele presente, apontada já no título, é traduzida pictoricamente na essencialidade da linha e da cor, de tal forma os elementos, descarnados como estruturas, volatilizam-se em puro movimento. A visão do quadro desperta no espectador a sensação de que está diante de um móbile, com os três elementos: a bailarina, o rei, e a figura escolhida mais à esquerda descrevendo evoluções nesta coreografia multicor. Na realidade, a alusão ao número de "personagens" nada mais é que um ponto de apoio no esforço descritivo, uma vez que nenhum deles pode ser seccionado do conjunto, sob pena de uma mutilação interpretativa. Este é um quadro singular dentro da criação de Matisse, que dificilmente reunia num só trabalho várias figuras humanas.[...]Expressão Gráfica e Editora2019-07-22T14:12:43Z2019-07-22T14:12:43Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfGUTIÉRREZ, Angela Maria Rossas Mota de; COUTINHO, Fernanda Maria Abreu. As narrativas em cor de Henri Matisse. In: GUTIÉRREZ, Angela Maria Rossas Mota de; FIÚZA, Regina Pamplona (orgs.). Literatura e outras artes. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p.111-124.978-85-420-0725-1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43826Coutinho, Fernanda Maria AbreuGutiérrez, Angela Maria Rossas Mota deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T18:46:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43826Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-09-02T18:46:44Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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