Análise do mercado imobiliário a partir do geomarketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37660 |
Resumo: | VALENTE, Otávio Porto. Análise do mercado imobiliário a partir do geomarketing. 2016 58 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
id |
UFC-7_461e601c9e4b4291234e93a8873a2ff7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/37660 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do mercado imobiliário a partir do geomarketingMercado ImobiliárioPerfil ConsumidorGeomarketingVALENTE, Otávio Porto. Análise do mercado imobiliário a partir do geomarketing. 2016 58 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.Many scholars of the real state market determine the necessity of an accurate analysis of the market, whereupon is the desire to enter, to obtain competitive advantages. It is determined the necessity to select certain segments of the market in contrast to the usual multifamily offers from the residential developments, as a result, attending better the needs of the population. Therefore, after the acquisition of a terrain located in the city of Fortaleza, the study area of the project is defined. Then, using geomarketing techniques, many analysis are made of the real state market of this area, aiming the formulation of an ideal residential development. The family life cycle, the income distribution, the characteristics of the property surroundings and the characteristics of the competing properties are obtained to the study area. From all the data obtained, the consumer profile to be attended in this area is defined. Then, all the characteristics that the residential development must have to attend the needs of the consumer profile defined and, at the same time, differentiate from the competing properties, are determined. The regions of Fortaleza that must be considered for specific marketing actions are identified. In conclusion, the proposed development attends the needs of the consumer profile obtained in the area and differentiates from the competition by offering more attractive values. Finally, the defined product presents competitive advantages in the real state market of the study area.Vários estudiosos do mercado imobiliário determinam a necessidade de uma acurada análise do mercado em que se deseja atuar para obter-se vantagens competitivas. Observa-se a necessidade de selecionar determinados segmentos do mercado em contrapartida à usual multifamiliar oferta de empreendimentos, atendendo assim melhor às necessidades da população. Dessa forma, a partir da aquisição de um terreno localizado no Município de Fortaleza, define-se a área de estudo do projeto. Em seguida, a partir do uso de técnicas do geomarketing, realizam-se diversas análises do mercado imobiliário dessa área, visando à formulação de um empreendimento residencial ideal. Obtém-se o Ciclo de Vida Familiar (CVF), a distribuição de renda, as características do entorno do imóvel e as características dos imóveis concorrentes para a área em estudo. Com base em todas as informações obtidas, define-se o perfil consumidor a ser atendido naquela área. Em seguida, determinam-se todas as características que o empreendimento deve possuir para atender às necessidades do perfil consumidor definido e, ao mesmo tempo, diferenciar-se da concorrência. Identificam-se as regiões do Município de Fortaleza que devem ser consideradas para ações específicas de marketing. Conclui-se que o empreendimento proposto atende às necessidades do perfil consumidor obtido na região e diferencia-se da concorrência ao oferecer valores mais atrativos. Finalmente, observa-se que o produto definido apresenta vantagens competitivas no mercado imobiliário da área em análise.Barros Neto, José de PaulaValente, Otávio Porto2018-11-26T18:16:50Z2018-11-26T18:16:50Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVALENTE, O. P. (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37660porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-26T18:16:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37660Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:38.222811Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do mercado imobiliário a partir do geomarketing |
title |
Análise do mercado imobiliário a partir do geomarketing |
spellingShingle |
Análise do mercado imobiliário a partir do geomarketing Valente, Otávio Porto Mercado Imobiliário Perfil Consumidor Geomarketing |
title_short |
Análise do mercado imobiliário a partir do geomarketing |
title_full |
Análise do mercado imobiliário a partir do geomarketing |
title_fullStr |
Análise do mercado imobiliário a partir do geomarketing |
title_full_unstemmed |
Análise do mercado imobiliário a partir do geomarketing |
title_sort |
Análise do mercado imobiliário a partir do geomarketing |
author |
Valente, Otávio Porto |
author_facet |
Valente, Otávio Porto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros Neto, José de Paula |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Otávio Porto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado Imobiliário Perfil Consumidor Geomarketing |
topic |
Mercado Imobiliário Perfil Consumidor Geomarketing |
description |
VALENTE, Otávio Porto. Análise do mercado imobiliário a partir do geomarketing. 2016 58 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-11-26T18:16:50Z 2018-11-26T18:16:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALENTE, O. P. (2016) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37660 |
identifier_str_mv |
VALENTE, O. P. (2016) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028763714191360 |