Segmentação geodemográfica: modelos mentais dos profissionais do ramo imobiliário de Presidente Prudente/SP e seus fatores influenciadores versus modelo com dados oficiais gerado a partir do geomarketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias, Wanda Luquine
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-24072009-175508/
Resumo: Atualmente, para obter um melhor desempenho na tomada de decisão, as empresas estão utilizando a informação geográfica, considerada essencial na resolução de problemas, e algumas ferramentas, como o geomarketing, que auxiliam neste processo e minimizam as possibilidades de erros. Mesmo que não utilizem ferramentas computacionais de georreferenciamento, os tomadores de decisão formam uma representação mental da distribuição geográfica de seus clientes e mercados, as quais são utilizadas no processo decisório, principalmente nas empresas cujas decisões estão intimamente relacionadas ao fator geográfico como as que atuam no ramo imobiliário. Assim, o objetivo deste estudo foi confrontar o modelo mental de profissionais do ramo imobiliário acerca da distribuição geodemográfica dos moradores urbanos de Presidente Prudente/SP com um mapa de distribuição, construído a partir do geomarketing, utilizando dados oficiais de escolaridade, renda e local de residência e verificar se existem fatores que expliquem diferenças entre essas representações mentais. Esta pesquisa teve caráter quantitativo descritivo e foi realizada por entrevistas com profissionais que atuam no ramo imobiliário de Presidente Prudente/SP. O mapa com a distribuição geodemográfica foi confeccionado a partir de dados do IBGE e dos softwares AutoCAD Map e ArcGIS e mediu-se o quanto a representação mental dos entrevistados se assemelha a esse mapa de dados oficiais. Por fim avaliou-se a relação entre esse nível de semelhança ou acerto e variáveis de perfil teoricamente relevantes na formação de modelos mentais, constatando-se que a experiência e a formação do indivíduo têm relação significativa com a precisão dos mapas mentais da população pesquisada.
id USP_d56e95e5648737211bc23a7bf8869793
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24072009-175508
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Segmentação geodemográfica: modelos mentais dos profissionais do ramo imobiliário de Presidente Prudente/SP e seus fatores influenciadores versus modelo com dados oficiais gerado a partir do geomarketingGeodemographic segmentation: real estate professionals mental models in Presidente Prudente/SP and their influence factors versus official data model generated with geomarketingDecision makingGeomarketingGeomarketingMapas mentaisMental mapsTomada de decisãoAtualmente, para obter um melhor desempenho na tomada de decisão, as empresas estão utilizando a informação geográfica, considerada essencial na resolução de problemas, e algumas ferramentas, como o geomarketing, que auxiliam neste processo e minimizam as possibilidades de erros. Mesmo que não utilizem ferramentas computacionais de georreferenciamento, os tomadores de decisão formam uma representação mental da distribuição geográfica de seus clientes e mercados, as quais são utilizadas no processo decisório, principalmente nas empresas cujas decisões estão intimamente relacionadas ao fator geográfico como as que atuam no ramo imobiliário. Assim, o objetivo deste estudo foi confrontar o modelo mental de profissionais do ramo imobiliário acerca da distribuição geodemográfica dos moradores urbanos de Presidente Prudente/SP com um mapa de distribuição, construído a partir do geomarketing, utilizando dados oficiais de escolaridade, renda e local de residência e verificar se existem fatores que expliquem diferenças entre essas representações mentais. Esta pesquisa teve caráter quantitativo descritivo e foi realizada por entrevistas com profissionais que atuam no ramo imobiliário de Presidente Prudente/SP. O mapa com a distribuição geodemográfica foi confeccionado a partir de dados do IBGE e dos softwares AutoCAD Map e ArcGIS e mediu-se o quanto a representação mental dos entrevistados se assemelha a esse mapa de dados oficiais. Por fim avaliou-se a relação entre esse nível de semelhança ou acerto e variáveis de perfil teoricamente relevantes na formação de modelos mentais, constatando-se que a experiência e a formação do indivíduo têm relação significativa com a precisão dos mapas mentais da população pesquisada.Nowadays, in order to have a better performance in decision making, companies are using geographic information, considered essential in problem solution, as well as some tools, such as geomarketing, which can help in this process and minimize error possibilities. Even if they do not use georreferencing computational tools, the decision makers form a mental representation of the geographic distribution of their clients and markets, which are used in the decision process, especially in companies where decisions are intimately related to the geographic factor, such as real estate agencies. Considering this, the objective of this study was to confront the mental model of real estate agents concerning the geodemographic distribution of the urban population of the city of Presidente Prudente Sao Paulo State (Brazil) and a distribution map, elaborated through geomarketing, using official data about education background, income and place of residence, in order to verify if there are any factors that explain the differences of these mental representations. This research had described quantitative approach and was performed through interviews with professionals that work in the area of real estate agencies in the city of Presidente Prudente/SP. The map with the geodemographic distribution was elaborated using data from IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics) and the software AutoCAD Map and ArcGIS in order to measure how much of the mental representations of the interviewees and this official data map are alike. Finally, the relation between this level of similitude or correction and the profile variables theoretically relevant in the formation of mental models was analyzed. It was verified that the individual experience and level of instruction have significant relation with the precision of the mental maps of the researched population.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Dirceu Tornavoi deElias, Wanda Luquine2009-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-24072009-175508/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-24072009-175508Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Segmentação geodemográfica: modelos mentais dos profissionais do ramo imobiliário de Presidente Prudente/SP e seus fatores influenciadores versus modelo com dados oficiais gerado a partir do geomarketing
Geodemographic segmentation: real estate professionals mental models in Presidente Prudente/SP and their influence factors versus official data model generated with geomarketing
title Segmentação geodemográfica: modelos mentais dos profissionais do ramo imobiliário de Presidente Prudente/SP e seus fatores influenciadores versus modelo com dados oficiais gerado a partir do geomarketing
spellingShingle Segmentação geodemográfica: modelos mentais dos profissionais do ramo imobiliário de Presidente Prudente/SP e seus fatores influenciadores versus modelo com dados oficiais gerado a partir do geomarketing
Elias, Wanda Luquine
Decision making
Geomarketing
Geomarketing
Mapas mentais
Mental maps
Tomada de decisão
title_short Segmentação geodemográfica: modelos mentais dos profissionais do ramo imobiliário de Presidente Prudente/SP e seus fatores influenciadores versus modelo com dados oficiais gerado a partir do geomarketing
title_full Segmentação geodemográfica: modelos mentais dos profissionais do ramo imobiliário de Presidente Prudente/SP e seus fatores influenciadores versus modelo com dados oficiais gerado a partir do geomarketing
title_fullStr Segmentação geodemográfica: modelos mentais dos profissionais do ramo imobiliário de Presidente Prudente/SP e seus fatores influenciadores versus modelo com dados oficiais gerado a partir do geomarketing
title_full_unstemmed Segmentação geodemográfica: modelos mentais dos profissionais do ramo imobiliário de Presidente Prudente/SP e seus fatores influenciadores versus modelo com dados oficiais gerado a partir do geomarketing
title_sort Segmentação geodemográfica: modelos mentais dos profissionais do ramo imobiliário de Presidente Prudente/SP e seus fatores influenciadores versus modelo com dados oficiais gerado a partir do geomarketing
author Elias, Wanda Luquine
author_facet Elias, Wanda Luquine
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Dirceu Tornavoi de
dc.contributor.author.fl_str_mv Elias, Wanda Luquine
dc.subject.por.fl_str_mv Decision making
Geomarketing
Geomarketing
Mapas mentais
Mental maps
Tomada de decisão
topic Decision making
Geomarketing
Geomarketing
Mapas mentais
Mental maps
Tomada de decisão
description Atualmente, para obter um melhor desempenho na tomada de decisão, as empresas estão utilizando a informação geográfica, considerada essencial na resolução de problemas, e algumas ferramentas, como o geomarketing, que auxiliam neste processo e minimizam as possibilidades de erros. Mesmo que não utilizem ferramentas computacionais de georreferenciamento, os tomadores de decisão formam uma representação mental da distribuição geográfica de seus clientes e mercados, as quais são utilizadas no processo decisório, principalmente nas empresas cujas decisões estão intimamente relacionadas ao fator geográfico como as que atuam no ramo imobiliário. Assim, o objetivo deste estudo foi confrontar o modelo mental de profissionais do ramo imobiliário acerca da distribuição geodemográfica dos moradores urbanos de Presidente Prudente/SP com um mapa de distribuição, construído a partir do geomarketing, utilizando dados oficiais de escolaridade, renda e local de residência e verificar se existem fatores que expliquem diferenças entre essas representações mentais. Esta pesquisa teve caráter quantitativo descritivo e foi realizada por entrevistas com profissionais que atuam no ramo imobiliário de Presidente Prudente/SP. O mapa com a distribuição geodemográfica foi confeccionado a partir de dados do IBGE e dos softwares AutoCAD Map e ArcGIS e mediu-se o quanto a representação mental dos entrevistados se assemelha a esse mapa de dados oficiais. Por fim avaliou-se a relação entre esse nível de semelhança ou acerto e variáveis de perfil teoricamente relevantes na formação de modelos mentais, constatando-se que a experiência e a formação do indivíduo têm relação significativa com a precisão dos mapas mentais da população pesquisada.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-24072009-175508/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-24072009-175508/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257308323643392