Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11232 |
Resumo: | This article discusses the relationships between the scholarly performance and the practices of reading at the university. It comes to the conclusion that the material of the student's reading are often photocopies of originals what means a lack of context for this reading. This reality is an obstacle for the development of a dialogue between reader and author. The present work suggests possibilities of changing the docent's and the student's attitude in order to form readers that are not only decodificators. These suggestions are based upon metacognitive studies about the act of reading. |
id |
UFC-7_47b7cb35799f5bbf05a4baf8eed1fe19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/11232 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leituraDesempenho escolarSuporte de leituraMetacogniçãoEducação do LeitorThis article discusses the relationships between the scholarly performance and the practices of reading at the university. It comes to the conclusion that the material of the student's reading are often photocopies of originals what means a lack of context for this reading. This reality is an obstacle for the development of a dialogue between reader and author. The present work suggests possibilities of changing the docent's and the student's attitude in order to form readers that are not only decodificators. These suggestions are based upon metacognitive studies about the act of reading.Este artigo discute as relações entre o desempenho escolar e as práticas de leitura na universidade. Constata-se que os conteúdos das leituras são apresentados frequentemente aos alunos sob a forma de fotocópias. Essas práticas transformam, às vezes, os textos em leituras sem contexto, o que dificulta o diálogo entre leitor e autor do texto. Apoiado em estudos metacognitivos sobre a leitura, este trabalho propõe mudanças na atitude de professores e de alunos, no sentido de formar leitores, superando o aspecto apenas decodificador do leitor.http://www.revistapsicologia.ufc.br2015-04-07T17:29:06Z2015-04-07T17:29:06Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPASCUAL, Jesus Garcia. Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 9-21.2179-1740 (online)0102-1222 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11232Pascual, Jesus Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T12:31:47Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11232Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:50.649467Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura |
title |
Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura |
spellingShingle |
Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura Pascual, Jesus Garcia Desempenho escolar Suporte de leitura Metacognição Educação do Leitor |
title_short |
Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura |
title_full |
Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura |
title_fullStr |
Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura |
title_full_unstemmed |
Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura |
title_sort |
Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura |
author |
Pascual, Jesus Garcia |
author_facet |
Pascual, Jesus Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pascual, Jesus Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho escolar Suporte de leitura Metacognição Educação do Leitor |
topic |
Desempenho escolar Suporte de leitura Metacognição Educação do Leitor |
description |
This article discusses the relationships between the scholarly performance and the practices of reading at the university. It comes to the conclusion that the material of the student's reading are often photocopies of originals what means a lack of context for this reading. This reality is an obstacle for the development of a dialogue between reader and author. The present work suggests possibilities of changing the docent's and the student's attitude in order to form readers that are not only decodificators. These suggestions are based upon metacognitive studies about the act of reading. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2015-04-07T17:29:06Z 2015-04-07T17:29:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PASCUAL, Jesus Garcia. Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 9-21. 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11232 |
identifier_str_mv |
PASCUAL, Jesus Garcia. Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 9-21. 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
http://www.revistapsicologia.ufc.br |
publisher.none.fl_str_mv |
http://www.revistapsicologia.ufc.br |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028751215165440 |