Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pascual, Jesus Garcia
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11232
Resumo: This article discusses the relationships between the scholarly performance and the practices of reading at the university. It comes to the conclusion that the material of the student's reading are often photocopies of originals what means a lack of context for this reading. This reality is an obstacle for the development of a dialogue between reader and author. The present work suggests possibilities of changing the docent's and the student's attitude in order to form readers that are not only decodificators. These suggestions are based upon metacognitive studies about the act of reading.
id UFC-7_47b7cb35799f5bbf05a4baf8eed1fe19
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/11232
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leituraDesempenho escolarSuporte de leituraMetacogniçãoEducação do LeitorThis article discusses the relationships between the scholarly performance and the practices of reading at the university. It comes to the conclusion that the material of the student's reading are often photocopies of originals what means a lack of context for this reading. This reality is an obstacle for the development of a dialogue between reader and author. The present work suggests possibilities of changing the docent's and the student's attitude in order to form readers that are not only decodificators. These suggestions are based upon metacognitive studies about the act of reading.Este artigo discute as relações entre o desempenho escolar e as práticas de leitura na universidade. Constata-se que os conteúdos das leituras são apresentados frequentemente aos alunos sob a forma de fotocópias. Essas práticas transformam, às vezes, os textos em leituras sem contexto, o que dificulta o diálogo entre leitor e autor do texto. Apoiado em estudos metacognitivos sobre a leitura, este trabalho propõe mudanças na atitude de professores e de alunos, no sentido de formar leitores, superando o aspecto apenas decodificador do leitor.http://www.revistapsicologia.ufc.br2015-04-07T17:29:06Z2015-04-07T17:29:06Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPASCUAL, Jesus Garcia. Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 9-21.2179-1740 (online)0102-1222 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11232Pascual, Jesus Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T12:31:47Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11232Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:50.649467Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura
title Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura
spellingShingle Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura
Pascual, Jesus Garcia
Desempenho escolar
Suporte de leitura
Metacognição
Educação do Leitor
title_short Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura
title_full Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura
title_fullStr Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura
title_full_unstemmed Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura
title_sort Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura
author Pascual, Jesus Garcia
author_facet Pascual, Jesus Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pascual, Jesus Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho escolar
Suporte de leitura
Metacognição
Educação do Leitor
topic Desempenho escolar
Suporte de leitura
Metacognição
Educação do Leitor
description This article discusses the relationships between the scholarly performance and the practices of reading at the university. It comes to the conclusion that the material of the student's reading are often photocopies of originals what means a lack of context for this reading. This reality is an obstacle for the development of a dialogue between reader and author. The present work suggests possibilities of changing the docent's and the student's attitude in order to form readers that are not only decodificators. These suggestions are based upon metacognitive studies about the act of reading.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2015-04-07T17:29:06Z
2015-04-07T17:29:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASCUAL, Jesus Garcia. Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 9-21.
2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11232
identifier_str_mv PASCUAL, Jesus Garcia. Desempenho escolar do estudante universitário e aspectos metacognitivos da leitura. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 19, n.1/2, 2001, p. 9-21.
2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv http://www.revistapsicologia.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv http://www.revistapsicologia.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028751215165440