As concepções de professoras da pré-escola sobre a brincadeira de faz de conta das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria do Carmo Santiago
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37307
Resumo: SILVA, Maria do Carmo Santiago. As concepções de professoras da pré-escola sobre a brincadeira de faz de conta das crianças. 2012. 41f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2012.
id UFC-7_55860d9d7b92a71b2bc89d6ac82e631c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37307
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling As concepções de professoras da pré-escola sobre a brincadeira de faz de conta das criançasBrincadeira de faz de contaOpiniões de professorasSILVA, Maria do Carmo Santiago. As concepções de professoras da pré-escola sobre a brincadeira de faz de conta das crianças. 2012. 41f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2012.Este trabalho teve como objetivo geral analisar a compreensão de professoras da pré-escola sobre a brincadeira de faz-de-conta das crianças. Para que isso pudesse acontecer, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras que trabalham com crianças de quatro e cinco anos numa escola pública municipal de Fortaleza. Nesse processo, elas expressaram o que pensavam sobre a brincadeira de faz-de-conta na etapa da educação básica, sobre qual papel exerciam nessas brincadeiras e sobre qual sua importância na Educação Infantil. A pesquisa foi apoiada nas contribuições de Vigotski (1998) sobre o papel da brincadeira no desenvolvimento da criança. Tais contribuições constituíram sua principal fonte de fundamentação teórica. Os dados obtidos neste estudo indicaram que as professoras têm pensamentos bem diferentes sobre o brincar de faz de conta na Educação Infantil. Vale destacar que, por mais que externem de modo divergente o que pensam sobre a atividade de brincar das crianças, não podemos julgar a sua dedicação à Educação Infantil por suas falas. Essas ideias podem ser fruto do pouco aprofundamento teórico a respeito dessa importante atividade, o que sinaliza a necessidade de formação continuada sobre esse tema.Cruz, Sílvia Helena VieiraSilva, Maria do Carmo Santiago2018-11-13T17:42:48Z2018-11-13T17:42:48Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva, M. C. S.; Cruz, S. H. V. (2012)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37307porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-13T17:42:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37307Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:25.826096Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv As concepções de professoras da pré-escola sobre a brincadeira de faz de conta das crianças
title As concepções de professoras da pré-escola sobre a brincadeira de faz de conta das crianças
spellingShingle As concepções de professoras da pré-escola sobre a brincadeira de faz de conta das crianças
Silva, Maria do Carmo Santiago
Brincadeira de faz de conta
Opiniões de professoras
title_short As concepções de professoras da pré-escola sobre a brincadeira de faz de conta das crianças
title_full As concepções de professoras da pré-escola sobre a brincadeira de faz de conta das crianças
title_fullStr As concepções de professoras da pré-escola sobre a brincadeira de faz de conta das crianças
title_full_unstemmed As concepções de professoras da pré-escola sobre a brincadeira de faz de conta das crianças
title_sort As concepções de professoras da pré-escola sobre a brincadeira de faz de conta das crianças
author Silva, Maria do Carmo Santiago
author_facet Silva, Maria do Carmo Santiago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Sílvia Helena Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria do Carmo Santiago
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeira de faz de conta
Opiniões de professoras
topic Brincadeira de faz de conta
Opiniões de professoras
description SILVA, Maria do Carmo Santiago. As concepções de professoras da pré-escola sobre a brincadeira de faz de conta das crianças. 2012. 41f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-11-13T17:42:48Z
2018-11-13T17:42:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, M. C. S.; Cruz, S. H. V. (2012)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37307
identifier_str_mv Silva, M. C. S.; Cruz, S. H. V. (2012)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028839965589504