Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, Maria Nobre
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32502
Resumo: DAMASCENO, Maria Nobre; BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.1, p. 73-89, jan./abr. 2004
id UFC-7_562edd2f84b5dc95c29a04cdac7aead2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/32502
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivasEstado da arteEducação ruralEducação rural no BrasilDAMASCENO, Maria Nobre; BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.1, p. 73-89, jan./abr. 2004O presente estudo mapeia e discute o conhecimento produzido na área da Educação Rural, nas décadas de 1980 e 1990, com o objetivo de esboçar o “estado da arte” neste campo de investigação. Entre outros aspectos, apresenta e discute as temáticas de estudo mais recorrentes, a organização regional dessa produção e, ao final, as tendências atuais e as temáticas ainda não suficientemente exploradas. Caracterizadamente bibliográfico, e restrito à produção acadêmica na área de Educação, este estudo baseou-se nas seguintes fontes: 1. a produção discente de mestrado e doutorado do banco de resumos de dissertações e teses da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd; 2. os periódicos acadêmicos nacionais; e 3. os principais livros enfocando a temática da Educação Rural publicados no período. Uma das conclusões é que é cada vez maior o número de trabalhos que discutem o problema da educação rural da perspectiva da população a que se destina, ou seja, os trabalhadores rurais. Tal tendência, porém, não nasce da clarividência ou excessiva sensibilidade dos estudiosos do tema, mas das próprias circunstâncias da realidade sob estudo, já que são os próprios trabalhadores rurais que, por meio da sua organização política, tornam-se suficientemente visíveis para chamarem sobre si a atenção dos estudiososEducação e Pesquisa2018-06-04T15:05:56Z2018-06-04T15:05:56Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDamasceno, M. N.; Beserra, B. L. R. (2004)1517-9702 (impressa)1678-4634 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32502Damasceno, Maria NobreBeserra, Bernadete de Lourdes Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:19:24Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32502Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:08.279919Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas
title Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas
spellingShingle Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas
Damasceno, Maria Nobre
Estado da arte
Educação rural
Educação rural no Brasil
title_short Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas
title_full Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas
title_fullStr Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas
title_full_unstemmed Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas
title_sort Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas
author Damasceno, Maria Nobre
author_facet Damasceno, Maria Nobre
Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
author_role author
author2 Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno, Maria Nobre
Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Estado da arte
Educação rural
Educação rural no Brasil
topic Estado da arte
Educação rural
Educação rural no Brasil
description DAMASCENO, Maria Nobre; BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n.1, p. 73-89, jan./abr. 2004
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2018-06-04T15:05:56Z
2018-06-04T15:05:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Damasceno, M. N.; Beserra, B. L. R. (2004)
1517-9702 (impressa)
1678-4634 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32502
identifier_str_mv Damasceno, M. N.; Beserra, B. L. R. (2004)
1517-9702 (impressa)
1678-4634 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa
publisher.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028774879428608