Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bisol,Claudia Alquati
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Valentini,Carla Beatris
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200012
Resumo: As universidades são historicamente conhecidas por serem instituições elitistas e meritocráticas. Porém, nos anos 90, políticas de expansão do Ensino Superior brasileiro modificaram o perfil dos estudantes, tornando premente a questão da qualificação dos docentes. Este artigo relata a construção de um objeto digital de aprendizagem concebido com o objetivo de promover reflexão sobre a inclusão, contribuir para uma mudança na forma como os docentes percebem a diversidade e para a ressignificação da prática docente. Foi desenvolvido inicialmente com foco na inclusão de estudantes surdos. O objeto de aprendizagem, intitulado Incluir, procura conciliar aspectos técnicos e pedagógicos a fim de concretizar uma metodologia reflexiva e problematizadora, de base interacionista.
id RCAP_a196e9db2748682167b2a82f5ce8b718
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872012000200012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitaisObjeto de aprendizagemInclusãoEnsino SuperiorSurdezAs universidades são historicamente conhecidas por serem instituições elitistas e meritocráticas. Porém, nos anos 90, políticas de expansão do Ensino Superior brasileiro modificaram o perfil dos estudantes, tornando premente a questão da qualificação dos docentes. Este artigo relata a construção de um objeto digital de aprendizagem concebido com o objetivo de promover reflexão sobre a inclusão, contribuir para uma mudança na forma como os docentes percebem a diversidade e para a ressignificação da prática docente. Foi desenvolvido inicialmente com foco na inclusão de estudantes surdos. O objeto de aprendizagem, intitulado Incluir, procura conciliar aspectos técnicos e pedagógicos a fim de concretizar uma metodologia reflexiva e problematizadora, de base interacionista.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200012Revista Portuguesa de Educação v.25 n.2 2012reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200012Bisol,Claudia AlquatiValentini,Carla Beatrisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:51Zoai:scielo:S0871-91872012000200012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:20.369929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
title Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
spellingShingle Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
Bisol,Claudia Alquati
Objeto de aprendizagem
Inclusão
Ensino Superior
Surdez
title_short Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
title_full Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
title_fullStr Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
title_full_unstemmed Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
title_sort Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
author Bisol,Claudia Alquati
author_facet Bisol,Claudia Alquati
Valentini,Carla Beatris
author_role author
author2 Valentini,Carla Beatris
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bisol,Claudia Alquati
Valentini,Carla Beatris
dc.subject.por.fl_str_mv Objeto de aprendizagem
Inclusão
Ensino Superior
Surdez
topic Objeto de aprendizagem
Inclusão
Ensino Superior
Surdez
description As universidades são historicamente conhecidas por serem instituições elitistas e meritocráticas. Porém, nos anos 90, políticas de expansão do Ensino Superior brasileiro modificaram o perfil dos estudantes, tornando premente a questão da qualificação dos docentes. Este artigo relata a construção de um objeto digital de aprendizagem concebido com o objetivo de promover reflexão sobre a inclusão, contribuir para uma mudança na forma como os docentes percebem a diversidade e para a ressignificação da prática docente. Foi desenvolvido inicialmente com foco na inclusão de estudantes surdos. O objeto de aprendizagem, intitulado Incluir, procura conciliar aspectos técnicos e pedagógicos a fim de concretizar uma metodologia reflexiva e problematizadora, de base interacionista.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200012
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.25 n.2 2012
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137274563133440